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5 Consequências de uma má gestão de redes sociais

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a importância das empresas estarem presentes nas redes sociais. Marcas concorrentes aparecem com frequência no seu feed de notícias e então é percebido o quanto é necessária a presença nas plataformas digitais. Porém, não é tão fácil o quanto parece. Uma gestão de redes sociais feita sem atenção e dedicação pode trazer sérios problemas para a sua campanha de marketing digital. 

 

A cada dia que passa, o marketing digital está se tornando uma ferramenta transformadora no mundo da mídia e dos negócios. Atualmente, a gestão de redes sociais têm sido procurada por diversas empresas.

Por conta do grande número de usuários, a maioria das marcas opta por estender seus negócios por meio de redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e TikTok. No entanto, o que muitas dessas empresas não percebem é que usar as redes sociais com um perfil pessoal é diferente de usar um profissional. 

Alguns empresários optam, por inúmeros motivos, realizarem a própria gestão de redes sociais da sua empresa. Talvez com a ideia de que podem lidar com um perfil comercial da mesma maneira que lidam com um pessoal. Essa atitude costuma acontecer devido ao receio de que um profissional seja muito caro ou, simplesmente, por acreditarem que é um serviço fácil.

A realidade é que, quando ocorre essa situação, não adianta aconselhar. A perceber, na prática, que fazer a própria gestão de redes sociais foi uma péssima decisão. Após experimentar essas 5 consequências de uma má gestão de redes sociais que trouxemos abaixo, faça as escolhas certas! 

 

Falta de foco no público-alvo 

Sabe aquela situação de amigo secreto de final de ano, onde você tira alguém que nunca conversou e acaba comprando um presente que não conversa com a personalidade da pessoa? Pois bem, na má gestão de redes sociais é mais ou menos assim, só que com consequências bem mais sérias.  

Quando falamos que você, que nunca trabalhou com gestão de redes sociais, poderá se deparar com um desconhecimento sobre a persona do seu produto, não estamos menosprezando seu esforço na área de marketing digital, mas alertando sobre a complexidade que esse trabalho apresenta.

E quando falamos sobre a importância do público-alvo, é porque é preciso entender quem é o seu potencial cliente, onde ele está, o que gosta, o que compartilha e o que segue nas redes sociais. Dessa forma, reforçamos a importância de se ter um profissional tomando as rédeas da situação.  

 

Má administração no fluxo de postagem 

Outra consequência de uma gestão ruim é a falta de organização do fluxo de postagens.

Administrar a quantidade de posts e outros conteúdos relevantes, sem esquecer a identidade visual da sua empresa, é um processo que exige tempo e conhecimento da área.

Se há falta de profissionalismo na área, o resultado é um perfil com um fluxo de postagens inconstantes, layout confuso e que não conversa com a identidade da empresa.

Quando se trata de realizar a gestão de redes sociais desconsiderando fatores como esses, a busca pelo alcance de público pode ser ineficiente.

 

Acúmulo de atividades 

Diferente dos outros pontos, esse irá te afetar diretamente. Pois, ser o “faz tudo” da sua empresa, ao contrário do que pode pensar, não vai te poupar gastos. Além do estresse, ainda terá que lidar com a consequência de trabalhos mal desenvolvidos… Afinal, ninguém é bom em tudo!  

A gestão de redes sociais vai além de postar conteúdos aleatórios quando lhe sobra tempo. Exige pesquisa, experiência e um planejamento adequado de marketing digital. Por mais que a pessoa tenha bastante eficiência, não será capaz de desenvolver 100% essas atividades múltiplas necessárias para um bom desempenho.

O gerenciamento de redes sociais da sua empresa merece uma dedicação por inteira, e não apenas alguns minutos do seu dia! É por isso que é importante contratar alguém experiente nesta área!

 

Desconhecimento da análise de dados 

Se tem um risco que você certamente correrá ao realizar a própria gestão de redes sociais da sua empresa, é esse!

O monitoramento constante é a única forma de conseguir dimensionar o que está dando errado e o que está dando certo e, assim, direcionar ainda mais a gestão de redes sociais. De outra forma, todo o esforço empenhado será reduzido a nada!

Não ter um controle claro sobre o que está fazendo é um dos pontos que mais afetam aqueles que decidem, por conta própria, gerenciar as redes sociais. Somente quando se entende a dimensão desse trabalho, que a ficha da dificuldade em executá-lo cai. 

 

Resultado insatisfatório 

Nessa lista de problemas não poderia faltar o que com certeza causará frustração para você: a ausência de resultados.

Quando uma empresa decide fazer a gestão de redes sociais, com toda a certeza ela deseja alcançar resultados. Seja na divulgação da sua marca ou na atração de potenciais clientes, existe a necessidade de de apoio no desenvolvimento da sua empresa no mercado.  Esse suporte necessário se chama: gestão de redes sociais.

A soma de todos os pontos que apresentamos ao longo do texto, resultam nesse último e que só confirma o quanto a gestão de redes sociais da sua empresa é um trabalho árduo. É preciso estar munido de conhecimento e experiência para realizá-lo. Buscar auxílio de uma agência de marketing digital é uma ótima ideia. 

Bem, agora que você entendeu isso, pode estar se perguntando sobre custo e orçamento, vamos lá:

Há duas possibilidades: ou você combina um pacote de postagens com um freelancer ou contrata uma agência de marketing digital e faz o serviço completo. Na primeira opção, você encomenda uma quantidade certa de postagens; normalmente 10, 20 ou 30 posts por mês. O valor desse modelo de gestão de redes sociais está na faixa de R$ 300 a R$ 600 reais.

A segunda opção possui um contrato efetivo com uma agência de marketing digital (como a Factor Comunicação) e custa em média R$ 1.200 a R$ 1.800 reais, o orçamento adequado para o planejamento das campanhas orgânicas e patrocinadas, com um planejamento estratégico (incluindo os objetivos preestabelecidos e as ações patrocinadas) vindos de uma organização que já tem um vasto portfólio no mercado!

Afinal, este é um valor necessário e adequado para atualizar e gerenciar as várias contas de mídia social pertencentes a uma marca e, além disso, supervisionar diariamente os insights.

Essa equipe especializada será capaz não só de criar as contas comerciais de sua empresa, mas também de mantê-las em meio ao mar de concorrentes do seu setor de mercado.

Por esta razão, esperamos que esse texto tenha contribuído para o seu conhecimento sobre gestão de redes sociais. Revelando, assim, que uma equipe especialista pode te ajudar a evoluir o seu negócio!