Marketing digital na retomada da economia é uma ferramenta indispensável para micro, pequenas e médias empresas afetadas pela crise. Saiba mais!

O marketing digital na retomada da economia é uma alternativa importante para pequenas e médias empresas (PMEs) que ainda sofrem com as consequências da crise econômica causada pelo novo coronavírus. Diante das medidas restritivas para evitar contaminação, como o isolamento social, muitos empreendedores buscaram alternativas no âmbito digital para obter retorno financeiro.

De acordo com os dados da CNDL/SPC Brasil, 91% dos internautas realizaram compras pela internet no último ano. A pesquisa, desenvolvida em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revelou um crescimento de 5 pontos percentuais em comparação a 2019. A presença online é um fator essencial para que as empresas superem os impactos das perdas econômicas e o marketing digital é uma ferramenta aliada.

Por Que Recorrer ao Marketing Digital na Retomada da Economia?

Diante do crescimento do número de compras online e em função ainda das consequências causadas pelo novo coronavírus, recorrer ao marketing digital permite que os empreendedores alcancem mais chances de retorno sobre os investimentos. Essa ferramenta é capaz de ajudar micro, pequenas e médias empresas que, em geral, possuem faturamentos menores comparados às organizações de grande porte.

Mas, para conquistar o público online, os pequenos negócios precisam adotar estratégias capazes de reforçar a presença online e até mesmo alavancar as vendas. Ações de marketing digital, quando bem elaboradas, podem ainda promover maior número de potenciais consumidores e aumento da interação entre o público com a empresa. Mas o que é marketing digital?

Marketing Digital

Para quem não sabe, o marketing digital engloba um grupo de tarefas que são executadas no âmbito online. As estratégias usadas levam em consideração o(s) objetivo(s) que a empresa espera atingir como: atrair potenciais consumidores (leads), gerar mais engajamento, conquistar ou reforçar autoridade para a marca e entre outras finalidades.

Benefícios do Marketing Digital

Existem diferentes benefícios que o marketing digital na retomada da economia pode gerar para a organização. Um deles deve-se ao fato desse recurso ter um ótimo custo-benefício comparado aos outros tipos de marketing. Outra vantagem, independente do cenário, está no fato da segmentação do público, ou seja, diferente dos meios tradicionais, a mensagem pode ser direcionada para um público em específico.

 

Entre as vantagens de investir em marketing digital estão ainda:

 

Mensuração de resultados;

Conquistar destaque da concorrência;

Chance de competir com empresas de grande porte;

Estratégias de marketing para curto, médio e longo prazo;

Realizar ajustes necessários de forma rápida.

 

Existem diferentes formas de aplicar o marketing digital, tudo vai depender das necessidades da organização, um exemplo é o marketing de conteúdo. Esse é um recurso que consiste na produção e publicação de conteúdos relevantes para atrair leads e convertê-los. A estratégia é importante ainda para quem busca alcançar mais acessos no blog ou site da empresa.

Outra estratégia de marketing digital bastante conhecida são as redes sociais. Tratam-se de ferramentas indispensáveis quando o assunto é comunicação, pois por meio dela é possível criar interações e, até mesmo, promover conteúdos que mostram particularidades da empresa que estão além da oferta de produtos ou serviços. É sempre importante diversificar as estratégias, mas para isso é necessário desenvolver um planejamento de marketing.