Flyer promocionar

Entre as estratégias de divulgação mais conhecidas, a ação de panfletagem é ainda adotada por muitas empresas que desejam promover sua marca, evento, divulgar ofertas e serviços e entre outros objetivos. Esse investimento pode até parecer simples, mas a verdade é que para obter bons resultados, o trabalho deve ser feito de maneira planejada. 

Conseguir efeitos positivos por meio desse trabalho é possível. Por isso, separamos nesse conteúdo 5 passos para ter uma ação de panfletagem com resultado eficaz.


5 passos para ter uma ação de panfletagem com resultado eficaz
1 – Elabore o planejamento

A ação de panfletagem não remete apenas ao ato de distribuir o material. Pelo contrário, essa é apenas uma das atividades inclusas no trabalho. Uma das primeiras tarefas para ter uma ação com resultado eficaz é a elaboração do planejamento que inclui a definição de aspectos como:

  • O que será divulgado;
  • Qual objetivo espera-se atingir;
  • Quem é o público-alvo;
  • Quando será realizado;
  • Onde ocorrerá a divulgação.

Vamos supor, por exemplo, que uma escola de idiomas quer divulgar o novo curso oferecido na instituição: a língua francesa. A escola quer alcançar a margem de 90 alunos, entre 18 a 40 anos, de qualquer gênero. Portanto:

O que será divulgado: curso de francês;

Objetivo: inscrição de 90 alunos;

Público-alvo: pessoas de todos os gêneros, entre 18 a 40 anos.

E quanto a data e o local de divulgação? A definição desses aspectos podem variar, mas uma dica que deve ser levada em consideração é pensar no público-alvo. Nesse sentido, é importante refletir: “em qual região e horário posso encontrar pessoas em potencial para a matrícula?”.


2 – Material de divulgação 

O segundo passo para a ter uma ação de panfletagem com resultado eficaz é a elaboração precisa do material de divulgação. O projeto gráfico e a impressão devem ser atraentes e informativas, afinal de nada adianta fazer um bom planejamento se o consumidor não consegue obter informações necessários a partir dos panfletos. 

As peças precisam ainda ter identidade visual e ser harmônicas, pois um design poluído e confuso também está propenso ao descarte do consumidor. Por essa razão, é indispensável contar com o serviço de um profissional especializado.


3 – Escolha dos profissionais 

Se você acredita que montar uma equipe de panfletagem não precisa de atenção porque basta apenas distribuir as peças, essa ideia pode comprometer seu resultado. É indispensável selecionar pessoas dedicadas e comprometidas para realizar o trabalho. Além disso, é importante preparar a equipe para responder perguntas básicas de potenciais clientes durante a ação.


4 – Abuse da criatividade

Além de uma equipe preparada, Já imaginou sair do “óbvio” e fazer uma ação de panfletagem personalizada? Sem dúvidas esse é um dos passos importantes para alcançar o resultado eficaz. Para isso, é importante pensar em adereços como: camisa, boné, mochila pirulito e entre recursos que representam a empresa e trazem a ideia de originalidade.


5 – Harmonização com a equipe interna 

No último passo para uma ação de panfletagem eficaz está a harmonização com a equipe interna. O que isso quer dizer? Ao receber o panfleto na rua, pessoas interessadas entram em contato para saber de mais detalhes. Por isso, é importante que a equipe interna saiba da ação de panfletagem, consiga tirar dúvidas e, principalmente, esteja preparada para reter o público. 

A ação de panfletagem é uma estratégia útil e bastante eficaz quando gerida de maneira precisa. Para ter mais chances de sucesso é sempre importante consultar uma empresa especializada.