Há diferentes tipos de ações para realizar com a comunidade de seguidores por meio da estratégia de Marketing de Causa. Saiba o que é e detalhes do assunto!

Diversos fatores são capazes de influenciar a decisão de compra, relacionamento e fidelização com o cliente, entre eles: os valores da empresa relativos à consciência social e ambiental. Muitas pessoas refletem sobre formas de consumo e como isso tem gerado impacto ao meio ambiente e a sociedade e, a partir disso, optam por marcas que aderem ao Marketing de Causa.

As organizações buscam, por meio do Marketing de Causas, evidenciar o trabalho autêntico e colaborativo para a melhoria de questões que exigem atenção e afetam a sociedade. Saiba o que é Marketing de Causa, exemplos de ações para realizar com a comunidade de seguidores e cuidados com a transparência com o público.

 

O que é Marketing de Causa?

O Marketing de Causa diz respeito às ações adotadas pelas empresas que visam a promoção de causas relevantes para a sociedade. Inclui atuar e defender medidas que precisam de cuidados. São exemplos: preservação do meio ambiente, incentivo à educação, acesso à saúde, inclusão social, combate à desigualdade racial e entre outros.

Fica a critério das organizações defenderem e contribuírem com as demandas sociais relativas aos propósitos da marca e ao que ela representa. Empresas empenhadas em causas sociais tendem a atrair as pessoas, engajar consumidores e até fidelizá-los. Sem contar que o Marketing de Causa fortalece a postura responsável, comprometida e ética da organização perante ao público.

 

Que ações realizar com a comunidade de seguidores?

Muitos empresários que pretendem investir em Marketing de Causa podem ter dúvidas sobre que ações realizar com a comunidade para promover o engajamento de seguidores. O primeiro passo é definir a causa em concordância com os valores da empresa. Ao supor que a organização utiliza embalagens reutilizáveis e investe em tecnologias sustentáveis, a sua defesa pode ser a preservação do meio ambiente.

Existem diversas ações que podem ser realizadas com a comunidade de seguidores. Um exemplo: uma empresa de advocacia tem como valor a garantia de acesso à justiça. A partir de então, promove uma palestra, com compra de ingresso, e convoca o público para participar. O valor arrecadado é convertido para custear serviços jurídicos destinados às famílias carentes.

Outro exemplo são empresas que defendem a inclusão de jovens e adultos na educação. A partir disso, promovem iniciativas que visam oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional. A decisão de escolher qual ação adotar é da empresa, mas a iniciativa deve ser selecionada de forma estratégica e planejada para não transmitir a postura de autopromoção.

 

Canais de comunicação

Com a definição da causa social e/ou ambiental associada aos valores da empresa, uma das decisões importantes no Marketing de Causas é definir quais são os locais e meios para divulgação. Empresas que têm presença consistente nas redes sociais podem utilizar esses canais. O ideal é utilizar a rede social em que o público está centralizado.

 

Foco na transparência

Apresentar ao público o que a empresa tem realizado é essencial, mas cabe também prestar contas dos resultados das ações. Isso significa que é indispensável assumir uma postura de transparência com a população, o que inclui divulgar a quantia arrecadada, como será aplicada, de que forma vai trazer impactos às pessoas e entre outras informações.