Você sabe o que está por trás dos processos da agência de publicidade? Entenda como funciona e saiba o conceito da agência de publicidade 360º.

Você sabe o que está por trás dos processos da agência de publicidade? Entenda como funciona e saiba o conceito da agência de publicidade 360º.

A agência de publicidade e propaganda consiste em uma pessoa jurídica que atua na produção, execução e divulgação de projetos de propaganda e marketing de outras empresas. A atividade inclui elaborar campanhas que visam o alcance de melhores resultados para os negócios do contratante. Para isso, usam-se estratégias criativas para alcançar o público-alvo.

Mas o que faz uma agência de publicidade? Diversas atividades estão incluídas, entre elas estão: construção de identidade visual, criação de marcas criação de sites, campanhas para Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, desenvolvimento de aplicativos, ação de panfletagem, além das mais diferentes ações. Acompanhe nesse conteúdo departamentos envolvidos na agência de publicidade e marketing e o conceito de agência de publicidade 360º.

 

Processo envolvidos na agência de publicidade

Uma agência de publicidade executa diferentes serviços que visam a promoção de melhores resultados para os clientes a partir da publicidade e marketing. O trabalho introdutório conta com a equipe comercial que visa prospectar potenciais consumidores (leads). Quando o serviço é fechado, entra em ação o time de atendimento, responsável pela coleta de um conjunto de informações (briefing) que visam a elaboração dos trabalhos.

Com o briefing realizado, o gestor de tráfego atua no gerenciamento de anúncios, além de definir o cronograma para elaboração dos trabalhos. Outra etapa desenvolvida pela agência de publicidade diz respeito às pesquisas. O objetivo é reunir mais informações estratégicas que não estão no briefing para a criação dos materiais.

A partir das informações em mãos, a equipe de criação passa a desenvolver os conteúdos. A ideia é elaborar peças específicas e adequadas ao cliente que podem ser nos mais diferenciados formatos como: conteúdo digital, áudio, vídeos, panfletos, flyer e entre outros. De modo geral, fazem parte dessa etapa: designer gráfico, diretor de arte e redator.

Os trabalhos finais incluem a participação do setor de mídia, responsável por garantir que a campanha seja veiculada de acordo com o planejamento. O projeto pode ser executado, por exemplo, em: TV, rádio, outdoor e/ou em outros meios. O conteúdo finalizado deve passar pelo profissional de atendimento, que precisa apresentar o resultado ao cliente para aprovação. Vale ressaltar que esses processos podem variar de acordo com cada agência de publicidade.

 

O que é uma agência de publicidade 360º?

A agência de publicidade 360º diz respeito a uma empresa capacitada para realizar todos os serviços de marketing e publicidade de uma organização. Esses serviços podem incluir, por exemplo, criação de sites, gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdo, desenvolvimento de sistemas web, criação de lojas virtuais, elaboração de campanhas patrocinadas e entre outras atividades.

Ao supor que o cliente busca ter mais acessos no seu site, diferentes mecanismos podem ser usados para o alcance desse objetivo. Um exemplo disso é a aplicação de estratégias de SEO que visa a otimização da página online para alcançar melhores posições em resultados de motores de busca como o Google. Essa atividade tem, portanto, interesse específico.

A agência de publicidade 360º, por outro lado, é indicada para clientes que necessitam de um recurso completo de marketing. Nesse sentido, o foco não é direcionado apenas a um processo. Empresas com esse perfil inclui trabalhos desempenhados por diferentes profissionais da área de comunicação como: redator, diretor de arte, designer gráfico, social media, gestor de tráfego e entre outros.