O algoritmo de rede social está entre os principais responsáveis em fazer com que os posts sejam visualizados pelo público. Por meio dele, é possível direcionar o conteúdo que mais interessa ao usuário quando este verifica o feed de notícias. 

Entender como as redes sociais funcionam é necessário para adotar estratégias de marketing mais assertivas. Isso vai permitir, por exemplo, que o conteúdo produzido seja alcançado, em grande número, pelo público-alvo. Mas, afinal como os algoritmos são utilizados nas redes sociais? Entenda mais detalhes.


Como o algoritmo funciona em rede social

Cada rede social apresenta seu algoritmo que pode ter características similares a outras redes, mas não idênticas. Saiba como funciona o algoritmo para Instagram, Facebook e Twitter.

1. Algoritmo do Instagram 

Para quem não sabe, uma postagem no Instagram não é exibida apenas pela temporalidade, ou seja, os posts não são visualizados com base somente na ordem cronológica. O objetivo é favorecer a melhor experiência ao usuário e, por essa razão, o post será exibido no feed de notícias a partir de fatores como:

  • Engajamento do post: remete a interação do público com aquela publicação, ou seja, são considerados os comentários, as curtidas, os compartilhamentos e o post salvo. 

 

  • Relação do público com a página: esse fator consiste na interatividade que o usuário tem com a página. Nesse sentido, quanto mais uma pessoa interagir e visualizar mensagens de um determinado perfil, maior serão as chances dos conteúdos daquela página serem exibidos no feed dela.

     

2. E como funciona o algoritmo do Facebook?

O algoritmo do Facebook, por sua vez, é considerado ainda como uma incógnita para muitos especialistas em monitoramento dessa rede social. No entanto, o algoritmo leva em consideração alguns fatores especiais, a citar:

  • Engajamento: esse fator também está entre os responsáveis para uma publicação ter mais chances de ser visualizada pelo público. Portanto, quando mais interações o post receber, mais serão as possibilidades de ter alcance maior. 

 

  • Relação com a rede de amigos: o algoritmo do Facebook também leva em consideração a afinidade da rede de amigos. Isso quer dizer que quando um post tem interação com os amigos de um determinado usuário, mais chances haverá da publicação ser vista por ele.

 

  • O tipo de publicação: esse é ainda outro aspecto responsável por influenciar a performance de uma publicação no Facebook.  É possível experimentar imagens, vídeos, transmissões ao vivo para identificar qual chama mais atenção na sua página.

     

3. O algoritmo do Twitter

O Twitter está entre as redes sociais mais utilizadas no mundo e saber como funciona o seu algoritmo é indispensável para a estratégia de marketing.  O algoritmo no Twitter está baseado no aspecto cronológico, mas também é fundamentado no comportamento dos usuários a partir de pontos como: engajamento, relacionamento com o perfil e formato do conteúdo.

Para obter boa performance no Twitter é importante observar, por exemplo:

  • Quais tweets apresentaram mais interações com o público: a partir disso, o conteúdo pode ser explorado de novo, mas dessa vez, com outro formato. 
  • Uso de hashtags: estratégia fundamental para ganhar mais destaque na conta, o uso de hashtags é necessário porque por meio delas o público pode encontrar o seu conteúdo.
  • Interatividade: já que o algoritmo do Twitter também está baseado no comportamento do usuário, é indispensável investir na interação com o público. Ao perceber que sua conta teve menções é importante sempre respondê-las.