Existem muitas vantagens em alcançar os primeiros resultados de busca. Confira dicas para assumir boas posições em motores de busca.

Alcançar os primeiros resultados de busca é capaz de trazer diferentes vantagens para o site da empresa. Mas para isso, é preciso adotar uma série de técnicas de otimização, chamadas de estratégias de SEO. É mais comum as pessoas utilizarem buscadores que recorrem às URLs para fazer pesquisas, apenas considerando isso já é possível entender a importância em aparecer neles.

O Google é exemplo de ferramentas de busca e está entre as mais utilizadas no mundo. Por isso, muitas pessoas recorrem às técnicas de SEO direcionadas para esse buscador, com o objetivo de alcançar resultados para o site da empresa. Confira ao longo do conteúdo o conceito

O que é SEO?

É possível que você pergunte: o que é SEO? Sigla oriunda do inglês “Search Engine Optimization”, o termo consiste em um conjunto de técnicas aplicadas para otimizar o posicionamento de sites. O objetivo é fazer com que as páginas da web alcancem bons rankings nos resultados de pesquisa de motores de busca. O SEO é focado no tráfego orgânico, ou seja, visitas conquistadas no site de forma espontânea.

No resultado orgânico a listagem de links é exibida ao usuário de acordo com a relevância do termo procurado. O orgânico, conhecido também como “resultado natural” diferencia-se do tráfego pago porque não requer o investimento direto em anúncios de plataformas específicas para conquistar visitas no site. No tráfego pago, os donos precisam pagar uma taxa para que sua página apareça nas primeiras posições.


E por que o SEO é importante?

A maioria dos usuários tende a não passar da primeira página da lista de resultados de pesquisa. Isso significa que quanto mais o seu site está distante da primeira página de resultados de motores de busca, mais são as chances de ter menor acesso comparado a outras páginas web em ótimo ranking. O SEO é importante por diversos motivos, um deles é porque permite levar maior tráfego para o site da sua empresa.

Como aumentar as chances de aparecer nos primeiros resultados de busca?

Pesquise por palavras-chave:

As pessoas recorrem aos buscadores com o objetivo de responder dúvidas e obter soluções para seus problemas. Ao considerar isso, é importante conhecer qual a necessidade do seu público-alvo e produzir conteúdos capazes de trazer soluções. Para isso, procure os termos ou palavras-chaves mais buscadas pelos usuários, relacionados ao nicho do seu negócio, e construa materiais relevantes.

 

Conteúdos relevantes:

Para aumentar as chances de aparecer nos primeiros resultados de busca, é importante não apenas ter uma boa palavra-chave, mas elaborar conteúdos relevantes. Afinal, do que adianta produzir materiais se estes não são aproveitados pela maioria do público? Por isso, o ideal é criar conteúdos significativos, pertinentes, originais e que acrescentem para quem acompanha.

 

Use a palavra-chave no título, meta tags e dos códigos HTML:

Outra dica para ajudar a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, é usar a palavra-chave no título da página, nas meta tags e nos códigos HTML. Os algoritmos dos motores de busca consideram isso para o processo de resultado. O intuito é apontar a página onde contém a resposta que o usuário buscou e, para facilitar isso, é importante descrever ao longo do conteúdo o assunto trabalhado.