ATL e BTL são siglas que sempre estão em discussão quando o assunto remete ações de publicidade e marketing. Esses formatos são essenciais para promover produtos ou serviços, potencializar uma marca, além de ser importante para o desenvolvimento de campanhas.
Esses termos, no entanto, ainda podem soar um pouco “estranhos” para o mundo de quem pensa em investir em ações de marketing, mas ainda não sabe por onde começar. Diante disso, nesse conteúdo abordamos o que são ATL e BTL e como escolher esses formatos de investimento para sua empresa.

Relembre o que são ATL e BTL

A ATL

A ATL é uma sigla do termo inglês “Above The Line” que traduzido quer dizer “acima da linha”. Esse tipo de ação de marketing e publicitária é caracterizada por ser direcionada para um público massivo. Nesse sentido, quem opta por esse formato visa atingir pessoas de diferentes perfis.


A BTL

A publicidade BTL, por outro lado, é uma abreviação de Below The Line” que traduzido quer dizer “abaixo da linha“. Esse formato é caracterizado por ter ações específicas, ou seja, o objetivo é segmentar o tipo de público que se espera alcançar. Além da segmentação, a publicidade BTL também é reconhecida pelo perfil memorável e direto.

BTL ou ATL: o que preciso fazer antes de escolher?

 

Antes de definir qual formato de investimento no marketing escolher para a empresa é importante refletir em alguns requisitos básicos como:

  • O objetivo que a empresa espera atingir;
  • Estudar o público;
  • Saber do valor de investimento disponível.

Se a empresa tem o objetivo de alcançar um público mais específico, o investimento em marketing BTL é a opção mais viável. Caso a intenção seja atingir uma grande quantidade de pessoas,  sem segmentação, ações publicitárias e de marketing ATL são as mais apropriadas. Por isso, refletir no propósito que a organização espera almejar a partir de determinada campanha, bem como estudar o público-alvo precisam ser os primeiros procedimentos antes de fechar um formato de publicidade.

Pensar também no valor de investimento disponível, antes de escolher ATL ou BTL, é um caminho que vai auxiliar na decisão. Em geral, as ações publicitárias e de marketing ATL utilizam mídias tradicionais como rádio, televisão e impressos. Por outro lado, a publicidade BTL usa o marketing de relacionamento, feiras, exposições e entre outros.

Como escolher o formato do investimento no marketing

É importante citar que ATL e BTL não são necessariamente opostas ou, muito menos, uma é superior a outra. A utilização de qualquer uma dessas ações requer um estudo de caso para definir qual delas tem a capacidade de gerar resultados mais assertivos para os negócios.

Após entender como funciona ações ATL e BTL, avaliar quais são os objetivos que a empresa espera atingir, estudar o público e saber qual o valor de investimento tem disponível, o próximo passo é procurar uma agência especializada no assunto. O profissional contratado fica responsável em tirar dúvidas e explicar, inclusive, se a empresa deve investir em uma ou em outra, ou até mesmo mesclar os dois formatos de ações.

Vale lembrar que é indispensável escolher agências competentes e com boa reputação no mercado, afinal está em jogo o investimento em marketing da sua empresa.