Você já ouviu falar em automação para redes sociais? Talvez até tenha conhecido, mas não com esse nome. A automação de redes sociais é uma prática de “robotizar” o que em um gerenciamento de redes sociais comum seria realizado por uma pessoa e em um tempo mais longo. O que pode ser apresentado como um conjunto de vantagens, por muitos perfis nas redes sociais, atinge uma das práticas mais condenadas pelo Instagram. 

Tudo o que essa rede mais prioriza é a relação de pessoa para pessoa. O Instagram quer que a sua marca se esforce para apresentar um conteúdo de valor, que ganhe seguidores reais por mérito e não apenas para constar em números. Acontece que muitas empresas não sabem o que é automação, não a conhecem por esse nome e acabam contratando ferramentas que apresentam práticas condenadas pela rede social. Conheça agora os principais motivos que você deve levar em consideração para não optar por automação no  perfil do Instagram da sua empresa.

 

  • A rede social não aprova

Mas por que o Instagram não aprova? Bom, se o perfil utilizar um robô para agir de forma automática, seguindo, curtindo e comentando postagens, você concorda que ele está burlando regras? Não seria justo com um perfil que se esforça diariamente para conquistar as pessoas, com conteúdo de qualidade, por exemplo. Por isso, o melhor que a sua empresa pode fazer no gerenciamento de redes sociais é respeitar as políticas e algoritmos do Instagram. Até porque a rede social sabe muito bem recompensar perfis que possuem uma boa atividade.

 

  • Seguidores fictícios geram engajamento artificial

Que incrível uma rede social que começou há um mês, só segue 10 perfis, mas tem 10 mil seguidores, não é mesmo? Tão incrível que passa desconfiança! Pois, nenhum perfil que está começando do zero, consegue ter um retorno orgânico tão surpreendente assim, ainda que ele realize um excelente trabalho. Basta um clique para perceber que as interações nos posts são muito parecidas: um conjunto de emojis, desde palminhas até elogios em inglês. Além de seguidores de todos os estados e até mesmo fora do país. Por mais que os números possam impressionar no primeiro momento, eles não se sustentam por muito tempo. Os perfis deixarão de seguir a sua empresa, além de não se tratarem de um público verdadeiramente em potencial para adquirir seus produtos ou serviços.

 

  • Perigo de exposição da marca

Imagine contratar uma ferramenta que promete potencializar a gestão de rede social da sua empresa, aumentando a interatividade entre os seguidores. A ferramenta escolhe os perfis que considera “potenciais para o seu negócio”, curte as fotos das pessoas e deixa comentários calorosos. Parece bom, não é mesmo? Você não precisará gastar tempo fazendo isso manualmente e ainda terá um retorno rápido. Agora imagine essa ferramenta, comentando com o perfil da sua empresa, emojis sorridentes ou até mesmo com um “muito legal” a foto de um relato triste sobre a morte de um ente querido da pessoa? Não pega nada bem e pode expor a sua marca a uma série de situações constrangedoras. Não há nada melhor do que realizar uma interação realista, que se conecta com as pessoas. Não se engane, seguidores sabem muito bem quando algo é real. E o Instagram também!

 

  • Atingir um público que não é a persona da empresa 

A questão mais importante e que precisa ser levada em consideração no gerenciamento de rede social é sobre qual é a persona do seu negócio. Novamente pontuamos, as pessoas não irão se manter por muito tempo em um perfil que não “fala a língua delas”. Você precisa entender o que o seu público gosta, o que ele tem vontade de ler, saber. Por isso é tão importante não automatizar o ato de seguir perfis nas redes sociais. Ninguém melhor do que você ou a sua agência de publicidade e propaganda para saber quais perfis são relevantes para a sua empresa.

 

  • Números no perfil não significam números na conta

Aqui, retornamos novamente para a questão de altos números de seguidores de locais totalmente aleatórios. Qual a vantagem da sua pizzaria, localizada em Brasília, ter inúmeros seguidores de Salvador e São Paulo, se ela não possui filiais lá? Esse público, exceto em um caso raro de visita ao local, jamais comprará da sua empresa. Eles são apenas números no instagram, o que costuma ser chamado por especialistas de “métrica de vaidade”. A importância que uma empresa dá ao número de seguidores fala muito mais sobre vaidade do que estratégia, de fato. O que é melhor? Ter uma pizzaria com 700 seguidores, reais, que interagem, consomem e indicam o seu produto ou uma com 20 mil seguidores, fazendo comentários aleatórios e que, muito provavelmente, jamais trarão retorno a conta bancária da sua empresa? É sempre bom refletir no que realmente importa e traz resultados mensuráveis e importantes para a sua empresa.