As campanhas de marketing são essenciais para alcançar efeitos positivos aos negócios da empresa. Esses recursos são utilizados para fins diversos como: lançar novos produtos ou serviços no mercado, fortalecer marcas, conquistar um relacionamento de qualidade com o público e entre outras finalidades. No entanto, é possível realizar campanhas de marketing focadas em determinados objetivos, entenda mais detalhes neste conteúdo.

 

O que é campanha de marketing

 

As campanhas de marketing podem ser definidas como ações criadas para alcançar determinado objetivo. Essas ações têm como característica, a limitação de tempo, ou seja, data para começar e data para finalizar. Definir uma meta específica é um dos pontos de partida do planejamento de campanha de marketing e é fundamental para os próximos passos da sua elaboração.

As campanhas de marketing são direcionadas a um determinado perfil de pessoa, que também deve ser definido na etapa do planejamento. Outro ponto importante diz respeito aos canais onde serão veiculadas, os meios podem ser online ou offline. Essa condição precisa ser determinada com base nas preferências do público-alvo. Para ajudar a escolher pergunte-se: “onde o público costuma estar concentrado?” ou “qual(is) canal(is) utiliza?”.

Uma série de ações, incluídas em um mesmo conceito, constituem a campanha de marketing. No Natal, por exemplo, empresas costumam promover campanhas específicas para esse período, com o objetivo de aumentar o número de vendas. Para isso, ações são planejadas e podem ser exibidas em diferentes canais, sem deixar de dar destaque ao período.

 

Diferença entre marketing e vendas

 

Antes de falar de campanhas de marketing focadas, é importante entender a diferença entre marketing e vendas, embora muitos os tratem como idênticos, não são a mesma coisa. Marketing tem a finalidade de ajudar a empresa a alcançar metas de negócio, a citar: vendas, geração de leads (potenciais consumidores), divulgação de produtos e serviços e entre outras finalidades.

O trabalho de marketing envolve a pesquisa do perfil de clientes, atrair leads, construir e manter um relacionamento com os potenciais consumidores. Por outro lado, o setor de vendas tem o objetivo converter os leads em clientes da empresa e, para isso, são utilizadas diferentes técnicas de vendas. Apesar de distintas, ambas atividades se completam em uma organização.

 

O que é campanhas de marketing focadas

 

Campanhas de marketing focadas são aquelas em que todos os detalhes do planejamento são pensados para atingir os objetivos específicos. Existem, por exemplo, campanhas de marketing focadas em vendas e campanhas de marketing de visibilidade.

  • Campanhas de marketing focadas em venda

As campanhas de marketing focadas em vendas dizem respeito a um conjunto de ações planejadas para promover determinado produto ou serviço com objetivo aumentar o número de vendas. Para isso, a equipe de marketing desenvolve uma série de estratégias que visam: atrair leads, promover conteúdos para estimular a ideia de compra e habilitar aqueles que estão mais inclinados para aquisição, para passar à equipe de vendas.

  • Campanhas de marketing de visibilidade

As campanhas de marketing de visibilidade, por outro lado, constituem uma série de ações que visam aumentar a visibilidade da empresa ou marca. Caso seja para o âmbito online, podem ser utilizadas estratégias como: uso de técnicas de SEO e campanhas de links patrocinados, enquanto para com o marketing offline, são exemplos: anúncios em outdoors, panfletos, publicações em jornais/revistas e entre outros.