Ter um conteúdo de qualidade, que resolva o problema do cliente é um dos fatores de sucesso de muitos sites e blogs. No entanto, como é possível criar conteúdo para site e atrair o lead certo? Ter um perfil nas principais redes sociais, postar fotos de serviços, produtos e das principais promoções. Esse é o ideal de produção de conteúdo de muitas empresas. No entanto, a dúvida que fica é se o conteúdo produzido tem qualidade para atrair o seu público alvo.

Boa parte das empresas já sabem a importância de ter uma presença online e constante. Seja através das redes sociais ou de um página, é fundamental que o assunto produzido seja direcionado ao cliente que deseja ter suas dores sanadas. Por esse motivo, é fundamental reforçar os elos entre a marca e o cliente e assim criar um relacionamento com esse visitante para que ele se torne um cliente futuro. Então, o que você oferece a ele deve ser bastante atrativo e objetivo.

Antes de criar conteúdo para site, entenda inicialmente porque ele está procurando a sua empresa. Conheça a sua persona, quem ele é, o que faz para a partir daí direcionar as suas ações de forma mais efetiva. Uma vez que você cria essa relação de troca com ele, será mais fácil da sua empresa ser vista como uma referência e ele retornar mais vezes ao seu site. Mas inicialmente, vamos entender a importância do marketing de conteúdo no momento da atração de leads e futuros clientes.


Impulsione o seu negócio com um bom marketing de conteúdo

Uma das primeiras coisas que você deve se preocupar é com o seu marketing de conteúdo. Essa estratégia tem como objetivo engajar o seu público e fazer sua cartela de clientes em potencial aumentar de forma gradativa. Segundo pesquisa da Content Trends sobre marketing de conteúdo no Brasil, cerca de 73% das empresas brasileiras já trabalham em cima das estratégias de marketing de conteúdo. Elas possuem um retorno de clientes em 61,8%, ou seja, mais da metade dos leads voltam para baixar um arquivo do site, fazer uma compra ou entrar em contato para tirar uma dúvida.

Esses números demonstram a importância das estratégias voltadas diretamente para o cliente. Mas, você deve ter cuidado ao criar conteúdo para site e definir um objetivo para que assim seja possível atrair, envolver e gerar um diferencial na vida das pessoas que acessarem ele. A cada percepção positiva sobre a sua marca, vão sendo geradas novas oportunidades de negócio. Por isso, atente-se às formas de atrair o seu público ideal, produzindo um conteúdo relevante que atinja a dor dele e o faça querer retornar ao seu site.

Então você pode estar se perguntando porque apostar nisso? Quais os retornos que minha empresa terá? Os motivos são muitos para você investir numa estratégia desse tipo, e é sobre isso que falaremos a seguir.


Benefícios de criar conteúdo para site

Agora que você sabe a importância do marketing de conteúdo, conheça algumas vantagens de quem utiliza essa estratégia na hora de criar conteúdo para site. Aproveite e já vá analisando as técnicas que têm utilizado tem trazido esses benefícios.


Aumentar o número de visitantes

Com base nos dados da Content Trends, cerca de 87% das pessoas costumam utilizar o Google para buscar informações sobre produtos e serviços. Por isso, quando você produz um bom site, com conteúdo relevante, as chances dele ser bem posicionado pelo Google são maiores.

Quem é mais presente tem duas vezes mais visitas do que outros sites que não produzem conteúdo. E se você produz cada vez mais, as chances desse número aumentar são ainda maiores.


Possibilidades de retorno ao seu site

Ao criar conteúdo para site de forma recorrente, mais pessoas irão reconhecê-lo. Ou seja, ele se tornará uma autoridade em relação a determinado assunto e as chances dos seus visitantes se tornarem clientes reais só aumentam. Isso porque as pessoas estão mais acostumadas a fechar negócio com marcas que elas já conhecem. Por exemplo, se você produz um conteúdo sobre determinado assunto e oferece um produto para solucionar um problema, seu visitante lembrará de você pois ele já te visitou antes para tirar uma dúvida e já te conhece.


Educa o mercado

Produzir conteúdo que responda os questionamentos dos clientes sobre seu produto pode ser o suficiente para que eles decidam por eles mesmos. Essa é uma tática usada para quando o público-alvo de determinada empresa não entende muito bem sobre os serviços oferecidos.


Mais engajamento

Da mesma forma que um bom conteúdo atrai, ele também ajuda no engajamento com a marca. Clientes tendem a interagir mais com marcas que se identificam e assim podem construir um relacionamento constante. Ao criar conteúdo para site, as interações tendem a aumentar e com isso gera-se um engajamento espontâneo. Como resultado, você terá mais do que clientes, mas sim fãs.


Geração de leads

Gerar leads tem sido umas das principais metas de cerca de 65% das empresas que atuam no Brasil. E por isso, a sua maioria investe no marketing de conteúdo, com estratégias que vão além.


Reduz o Custo de aquisição de clientes

A maioria dos negócios ficam focados apenas em conseguir novos leads, e com isso investem financeiramente e em pessoal. Mas com uma estratégia de conteúdo é possível fidelizar clientes ao fornecer materiais que reduzem as suas dúvidas. Ao criar conteúdos em forma de ebooks, vídeos, webinars, você transforma esse processo de prospecção em algo mais natural.


Aumento das vendas

Por fim, um dos maiores objetivos do marketing de conteúdo é gerar mais vendas. Isso parece óbvio, no entanto esse é apenas o processo final. Até chegar à compra, o lead deve ser guiado até tomar a decisão de fechar negócio. Caso você tenha utilizado de diversas estratégias do marketing de conteúdo para atrair clientes para o seu site, mas nenhuma delas funcionou, mude a sua perspectiva. Contrate uma agência de publicidade especializada em criar conteúdo para site. Se você tem um site e quer saber como impulsionar o seu negócio e produzir conteúdo de qualidade, preencha o formulário no site da Factor Comunicação. Potencialize as suas ações e alcance os seus objetivos.