O Google Business possui um potencial incrível para os negócios, porém boa parte das empresas ainda não investem nessa rede social como devem. Sim, o Google Business é uma rede social! Por não ter uma característica forte de interação, quando comparada com o Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, acaba sendo deixada de lado pelas empresas. Conhecer a fundo a rede social, pode gerar resultados significativos para o seu negócio. Um deles é a atração de leads

No Google My Business, as empresas não apenas divulgam os seus endereços e principais contatos. Elas podem divulgar ofertas, receber avaliações e ganhar ainda mais notoriedade. Além de ganharem mais destaque para as pesquisas locais. Se você ainda não tem noção de como aproveitar melhor essa rede social e fazer com que ela trabalhe mais em prol do seu negócio, vamos lhe dar algumas dicas nos próximos tópicos.

Conhecendo o Google Business

 

O desconhecimento do Google Business faz com que muitas empresas apenas construam um perfil na rede para funcionar como uma ficha cadastral do seu negócio. Mas essa não é a única função do My Business. Ele é um meio de conectar empresa e cliente, de forma prática e direta. No perfil, existe a possibilidade de atrair os leads, demonstrando diferenciais em relação à concorrência e também de exibir as suas ofertas do momento. 

Nele também é muito fácil fornecer meios para que os leads entrem em contato. Pois, além da exibição de endereço, você pode direcioná-los para o telefone, e-mail, site ou até mesmo WhatsApp da sua empresa. Ou seja, o Google My Business é um pólo de interações entre os seus leads e você. Com uma boa estratégia e constância, esse canal pode começar a apresentar resultados reais, como mais leads ligando para a sua empresa, querendo saber mais sobre as ofertas no WhatsApp, entre outros. 

No próprio perfil é possível ter acesso aos dados do mês, saber quantas pessoas realmente descobriram a sua empresa ou entraram em contato, dentro dos meios disponibilizados. Através dos dados, você pode aprimorar as suas estratégias tanto internas quanto no próprio perfil. Tudo isso com o objetivo de fechar ainda mais negócios.

Extraindo o melhor da rede social

 

Mas como aproveitar melhor as funcionalidades da rede em prol da sua empresa?

Uma boa descrição:

É preciso ter cuidado no momento de criar o perfil da sua empresa, fornecendo o máximo de informações possíveis e tendo atenção para não gerar erros no endereço ou dados telefônicos. Já pensou se por um descuido os seus leads forem direcionados para o telefone de outra empresa? Você estará perdendo clientes. Por isso, tenha atenção e elabore o descritivo direto e atrativo, que venda bem o seu negócio

Lembre-se que quem está realizando pesquisas na internet deseja respostas completas. As pessoas não querem perder tempo, muito menos ter o trabalho de ficar procurando os dados de uma empresa ou tentando entender qual serviço ela fornece. Essas informações precisam ser entregues de imediato ao público. Por  isso, capriche!

Fotos elaboradas:

Outro ponto importante é cadastrar fotos da sua empresa. A rede social irá pedir tanto fotos internas quanto externas. É mais uma forma de munir os seus leads com informações seguras e completas sobre o seu negócio. Opte por fotos que possam transmitir seriedade e profissionalismo. Afinal, o lead precisa se sentir seguro para dar continuidade ao processo de aquisição do serviço e/ou produto. 

Por isso, contar com a ajuda de um profissional de fotografia fará a diferença na qualidade das suas fotos e também na percepção que os leads terão do seu negócio. Em alguns momentos, uma imagem pode, sim, valer mais que mil palavras! Principalmente se a sua empresa trabalha com produtos alimentícios ou do ramo de vestuário.

Constância nas publicações:

 

Assim como as demais redes sociais, o Google My Business também permite a postagem de publicações. Você pode criar específicas para ele, ou fazer um link para as outras redes que já trabalha, a exemplo do Facebook e Instagram. Sempre levando em conta que cada rede social possui uma característica, então nem sempre a melhor saída é reaproveitar postagens, mas elaborar específicas para o Google Business. 

Foque em postagens que trabalhem bem o que são os seus serviços. Divulgue suas ofertas e sempre forneça o máximo de informações possíveis. Lembre-se de ser completo para o seu lead. São muitas as possibilidades de formatos, como vídeos, textos e imagens. Seja criativo e não esqueça de manter constância nas postagens. É importante para a imagem da sua empresa que os seus potenciais clientes sempre vejam informações novas. Mostra que a empresa não está estagnada.

Fortalecendo o relacionamento:

 

No Google Business não é apenas a sua empresa que “fala”, ela também “ouve”. O ambiente de avaliações, além de funcionar como interatividade entre clientes e empresa, também é um campo de reconhecimento para o seu negócio. Pois é lá que os clientes irão avaliar a sua empresa e descrever sobre a experiência, se foi satisfatória ou não. É fundamental que a sua empresa esteja atenta para responder aos comentários. Além de demonstrar simpatia com os clientes, melhora a sua imagem perante aqueles que estarão chegando

Pois, certamente irão perceber o quanto as pessoas que já adquiriram o serviço estão satisfeitas. E isso, com certeza, transmite ainda mais confiança para a decisão de compra. Por isso, esteja presente e estreite o relacionamento, respondendo às avaliações com cordialidade e compromisso.

Aproveite bem as dicas e não deixe de explorar o melhor do Google My Business para a sua empresa!