Está aí uma pergunta que faz com que muitas empresas se sintam “perdidas” no seu gerenciamento de redes sociais. O que fazer quando é dedicado um tempo e investimento no trabalho de gestão das redes sociais, mas o número de pessoas seguindo permanece estático, por meses consecutivos? É momento de sentar e reavaliar uma série de pontos para encontrar a raiz do possível problema. 

Normalmente, o erro está relacionado a um conjunto de ações tomadas de maneira equivocada. A realidade é que o trabalho de gerenciamento de redes sociais precisa ser pautada em um conjunto de estratégias bem definidas, para que ele gere resultados. Se um dos pilares da estratégia não estiver ajustado, vai influenciar em todos os outros, como um verdadeiro efeito dominó. Entenda agora quais pontos avaliar e que vão te ajudar a aumentar o número de seguidores no Instagram

 

 

 

Causas que podem influenciar na ausência de crescimento

 

 

1. Falta de objetivo: 

Qual o objetivo da rede social da sua empresa? É muito comum que a maioria dos empresários respondam: “ganhar visibilidade e vender”. Mas em quanto tempo você deseja isso? Qual o percentual de venda que você pretende atingir nos próximos três meses? São perguntas que parecem ser simples de responder, mas que precisam ser pensadas estrategicamente. Respostas genéricas não vão trazer o resultado que você deseja. Pois elas não te ajudarão a construir uma estratégia sólida. Todas as suas ações serão pautadas em “achismos”, e achismos não fazem aumentar o número de seguidores no Instagram

 

 

2. Persona errada: 

Você sabe qual a persona do seu negócio? A persona é uma espécie de personagem fictício, utilizado para traçar qual seria o público específico de um negócio, marca e/ou produto. É a partir das características dessa persona que os seus conteúdos devem ser construídos. Esqueça aqui a ideia de “a minha marca conversa com todos os públicos”, não tem como falar com todo mundo, ao mesmo tempo, com o mesmo produto ou conteúdo. Para ajustar o gerenciamento de redes sociais da sua empresa e conseguir aumentar o número de seguidores no Instagram é fundamental que você conheça essa persona e saiba se comunicar com ela. Caso contrário, irá produzir um conteúdo que não conversa com ela, resultando na queda de seguidores. 

 

 

3. Conteúdo irrelevante: 

O conteúdo precisa ser pensado minuciosamente, o que a sua persona gosta? Se você desconhece, passa a falar de tudo, só porque está em alta no momento. Resultado: acaba não conseguindo atingir o público. As pessoas seguem uma rede social porque se identificam com ela, gostam do conteúdo, elas querem qualidade, novidade. Por isso, um ponto que precisa ser montado com bastante cautela e de forma estratégica no seu gerenciamento de redes sociais é o conteúdo e suas editorias. Como você pretende aumentar o número de seguidores no Instagram com um conteúdo de baixa qualidade? Não faça mais do mesmo, as pessoas já estão cansadas disso! 

 

 

4. Ausência de estratégia: 

Qual estratégia você está usando atualmente? Postar cards por postar não é uma estratégia, precisamos ser sinceros com você! Se você quer aumentar o número de seguidores no Instagram ou em qualquer outra rede social que seja, vai precisar dedicar um tempo estudando estratégias para que esse feito seja possível. Não é criar um perfil, começar a realizar postagens e esperar que, de forma quase que mágica, as pessoas descubram o seu perfil e passem a seguir. A sua empresa não tem uma estratégia de marketing para o instagram? É hora de buscar ajuda. 

 

 

5. Falta de investimento: 

O quanto você tem investido nas redes sociais da sua empresa? Não estamos falando aqui do quanto você paga a um profissional liberal ou até mesmo a uma agência de publicidade e propaganda para fazer o gerenciamento de redes sociais do perfil do seu negócio. É preciso separar bem uma coisa da outra. O valor que você paga a esses profissionais é pelo valor do trabalho e conhecimento deles. Você precisa também pagar para as redes sociais potencializarem a entrega do seu conteúdo. Ou você acredita que propaganda nos feeds são de graça? É aquela velha história: não existe almoço grátis! Se você deseja aumentar o número de seguidores no Instagram, vai precisar investir em campanhas com esse objetivo. 

 

 

 

Buscando a solução do problema

Agora que você já sabe quais são alguns dos pontos que podem estar prejudicando o seu objetivo de aumentar o número de seguidores no Instagram é hora de reconsiderar as suas ações e ajustá-las. Aqui vão algumas dicas que podem lhe auxiliar nesse primeiro momento: 

 

 

1. Saiba para quem quer falar:

Lembra da persona lá em cima? Defina ela! É fundamental que a sua empresa saiba para quem deseja falar, qual o perfil do seu lead, para que construa conteúdos potentes e estratégias assertivas. 

 

 

2. Ofereça valor e qualidade:

Valor é diferente de preço, certo? Qual o valor que as pessoas enxergam na sua empresa, serviço ou produto? Não é só o preço que influencia na decisão de compra das pessoas. É preciso que a sua empresa tenha isso bem claro em seu propósito e também saiba passar através dos conteúdos postados, que devem ser conteúdos valiosos, que surpreendam as pessoas e as façam querer compartilhar em suas redes sociais e com os seus amigos. 

 

 

3. Se relacione com perfis relevantes: 

Do que adianta ter um perfil com 30 mil seguidores, sendo 70% deles homens, surfistas e moradores de São Paulo, quando você tem um salão de beleza em Salvador? Eles não vão consumir o seu serviço, afetando diretamente na sua estratégia de converter leads nas redes sociais. É apenas uma ilustração fictícia para que você entenda que precisa se relacionar com perfis relevantes para o seu negócio. É importante aumentar o número de seguidores no Instagram, contanto que esses números sejam qualificados, não apenas um mero volume para chamar atenção. 

 

 

4. Invista: 

Agora que você já aprendeu que somente conteúdo orgânico não vai trazer o resultado que deseja, no tempo que precisa, considere separar um valor de investimento mensal para campanhas nas redes sociais da sua empresa. Lembre-se que os seus concorrentes estão investindo severamente, sendo assim, não fique para trás! 

 

 

5. Conte com profissionais:

Este conteúdo pode lhe nortear em muitas coisas, lhe trazer insights bacanas, assim como outros vídeos ou sites que já tenha visitado à procura de uma resposta para ajudar a aumentar o número de seguidores nas redes sociais da sua empresa. Mas isso não torna você um especialista na área, assim como não é garantia de que saberá utilizar as ferramentas necessárias para realizar um gerenciamento de redes sociais de qualidade e assertivo. Por isso, considere recorrer a profissionais da área para lhe ajudar nessa missão. Tudo fica mais fácil quando sabemos o caminho e estratégias certas para utilizar. Então, comece hoje mesmo!