Otimizar a conversão do site é uma decisão importante, principalmente para quem tem enfrentado baixa nos resultados.

Um dos assuntos abordados no Marketing Digital é a Otimização de Conversão Online – CRO. Remete a um assunto que trata de estratégias para converter potenciais consumidores. Sabemos que melhorar o site é um fator indispensável para alcançar resultados satisfatórios. Afinal, o mercado, assim como o comportamento do consumidor, passam por mudanças. Mas o que é conversão? É o mesmo que vendas?

Embora sejam utilizadas como sinônimos, conversão e vendas não têm o mesmo significado. Conversão remete a uma ação do usuário realizada no site e que está no plano da empresa. Por exemplo, foi criada uma landing page para que o usuário deixe os dados, em troca de um e-book gratuito. Ao fazer o download, foi feita a conversão, mas não necessariamente a venda. Saiba mais como otimizar a conversão do seu site.

Conversão em baixa: quais são os motivos?

Antes de partir para a otimização do site, é necessário avaliar os possíveis motivos que têm interferido na conversão. Existem diversas variáveis capazes de ocasionar a baixa, por isso o ideal é testar um por vez para identificar o problema. Entre alguns pontos que podem ser observados são:

Call to action (CTA)

O CTA são links que induzem o usuário a realizar uma ação na página, em resumo significa: “chamada para ação“. Esse recurso pode ser aplicado para chamar o usuário a fazer uma compra, baixar um conteúdo, preencher um formulário e entre outras práticas em que empresa pretende que ele faça. Pontos como: melhorias para um texto mais convincente e mudança da cor do CTA podem ajudar no aumento da taxa de conversão.  Mas tudo deve ser testado.

Componentes excessivos

Imagine acessar um site e dar de cara com inúmeros elementos que deixam você perdido para onde deve olhar. Isso deve ser levado em consideração ao construir a página da sua empresa. Componentes como: chatbots, banners, CTA e entre outros elementos em excesso, também podem afetar a conversão do site, por isso o ideal é avaliar se a página tem esse problema.

Site responsivo

Um site responsivo é aquele em que o design é adaptado a várias telas. As pessoas costumam usar diferentes tipos de dispositivos para realizar pesquisas na web, são exemplos os smartphones e os computadores. Caso o conteúdo seja exibido em distorção ou apresente dificuldades para o usuário visualizar, isso também é capaz de afetar a conversão.

Dicas para otimizar a conversão do seu site

Realize testes A/B

Testes A/B são avaliações realizadas com o objetivo de entender quais variáveis de marketing gerou melhores resultados. Imagine que você quer saber qual landing page proporcionou maior taxa de conversão, neste caso é preciso ter dois formatos e, após o experimento, é definido qual se aproximou mais das expectativas da empresa. Remete, portanto, a uma comparação entre duas variações.

Análise do conteúdo

Outro fato importante para otimizar as taxas de conversão do seu site é avaliar se o conteúdo tem relevância para o público. Os materiais publicados pareciam ser uma solução para os usuários que buscam na página respostas para suas dúvidas. Além de gerar tráfego, conteúdos relevantes também são capazes de promover mais leads (potenciais consumidores).

SEO

SEO consiste em diferentes estratégias de otimização para que os sites alcancem bons rankings em resultados de motores de pesquisa. É muito mais comum o usuário digitar sua pesquisa no Google, por exemplo, do que ir na URL e digitar o endereço do site. Por isso, investir em SEO também é uma dica importante para aumentar a conversão do seu site.