Sabe o que quer dizer a sigla SEO? Esse termo vem do inglês “Search Engine Optimization” que traduzido significa: “Otimização para mecanismos de busca”. O SEO consiste em um conjunto de técnicas de otimização cuja finalidade é atingir bons rankings nos resultados de sites de pesquisas como o Google e Bing. 

Usar essa estratégia em páginas na web é fundamental para conquistar mais visibilidade, autoridade, tráfego, além de outras vantagens como a conversão. O SEO  é uma das principais ferramentas do marketing digital e pode auxiliar a empresa a alcançar mais lucros. 

 

Por que o SEO é importante para minha empresa?

Mais visibilidade

Os sites de pesquisa chamados também de buscadores ou motores de busca são responsáveis por listar os conteúdos da web. Antes de mostrar os resultados, esses sites contam com vários algoritmos que operam para fazer: o crawling, que remete ao rastreamento da web feita por robôs, a indexação, que trata-se do direcionamento dos sites para o índice do motor de busca e, por fim, o rankeamento. Esse último é a ordem em que os resultados serão exibidos. 

As estratégias de SEO incluem deixar o site ou o blog da empresa otimizado para os algoritmos dos mecanismos de busca. Quando são incluídas as otimizações as chances de aparecer nas primeiras posições do Google ou de outros buscadores são maiores. Com isso, é gerado mais visibilidade para a corporação.

Vale lembrar ainda que a página da empresa precisa ser pensada sempre no público. Portanto, o objetivo também inclui entregar o melhor resultado de conteúdo para quem lê e não apenas produzir materiais com técnicas de SEO para alcançar as primeiras posições de sites de pesquisas.

 

Mais acessos à página web

Quando as estratégias de SEO são utilizadas de forma correta, existe um aumento na quantidade de acessos no site ou blog. Isso acontece porque em geral, os usuários utilizam páginas de pesquisa buscando respostas rápidas para as suas dúvidas. A partir disso, quando um site aparece nas primeiras posições, tende a receber mais cliques. 

 

Mais relevância do site da empresa

Outro motivo do SEO ser importante para a empresa é que, por meio dessa estratégia, o site corporativo pode ganhar mais relevância a partir do rankeamento em motores de busca. A todo momento, robôs de sites de pesquisa como o Google funciona para apresentar os melhores resultados de conteúdo da web para o público. 

Um buscador como o Google, por exemplo, utiliza vários filtros e regras para realizar a lista de rankeamento. Quando a página da empresa assume as primeiras posições de mecanismos de busca, diante de uma série de sites disponíveis no mundo da web, isso traz a garantia de relevância para o site corporativo. 

 

Palavras-chave e SEO: o que eu preciso saber?

As palavras-chave são os termos escritos por usuários no campo dos mecanismos de busca. Ao inseri-las, os buscadores trazem como resposta uma lista de sites ligadas à pesquisa.  Essas palavras tratam-se de importantes ferramentas na estratégia de SEO, pois é um recurso que revela o que o cliente ideal (persona) procura. 

Ao saber quais são as palavras-chave buscadas pela persona é possível produzir conteúdo sobre esses temas ou assuntos relacionados. Por meio do marketing de conteúdo podem ser elaborados materiais que apontam respostas para a dúvida do público-alvo. No entanto, é importante produzir materiais de qualidade porque não é apenas a palavra-chave que vai definir o alcance de resultados. 

E você, já tem trabalhando o SEO do site da sua empresa?