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Em consequência do avanço da tecnologia, os processos relacionados ao marketing de produtos e serviços modificou-se bastante. Se você tem uma empresa, provavelmente deve ter um perfil nas redes sociais como complemento das suas ações de marketing. Mas você sabe realmente a importância de um bom gerenciamento de redes sociais?

Muito mais do que criar conteúdos e fazer posts diários, o gerenciamento de redes sociais é fundamental para as estratégias de marketing digital das empresas. Os benefícios são inúmeros, entre eles ter uma maior visibilidade e conquistar mais leads.

As redes sociais tornaram-se um dos melhores ambientes para a concretização de vendas. É bastante comum encontrar grupos de pessoas com gostos e interesses em comum, seja por roupas, acessórios, serviços ou produtos. Então encontrar a rede social na qual o seu público se encontra é o primeiro passo para compartilhar informações com ele.

Portanto, ao utilizar esse critério na escolha da rede social certa, será mais fácil achar compradores e vender. Além disso, ter uma presença forte através de um gerenciamento de redes sociais eficiente pode fortalecer a sua marca e consequentemente aumentar a sua visibilidade.

Gerenciamento de redes sociais: essa estratégia realmente funciona?

As redes sociais vieram facilitar a vida de muitas pessoas e ajudar, sobretudo, as marcas na divulgação de produtos e serviços. É através delas que muitas pessoas se mantêm informadas sobre as novidades das empresas e onde ocorrem interações entre os usuários.

Cerca de 96,2% das pessoas que estão na internet utilizam alguma rede social, segundo pesquisa da Social Media Trends. Portanto, se você ainda tem dúvidas se deve fazer um perfil nas redes sociais, esse dado já responde ao seu questionamento. É provável que seu cliente esteja em alguma rede social, mas qual?

Empresas que desejam potencializar suas vendas e difundir o seu negócio, precisam ter uma presença nas redes sociais. Investir em anúncios, formatos diferentes e conteúdos interessantes, que atinjam as expectativas do cliente é o primeiro passo.

Por isso, inicialmente você deve conhecer o seu público. Quais são os seus hábitos de consumo, gostos, o que gostam de ver na internet? Depois encontre onde eles estão e invista no marketing de conteúdo

Empresas que se comunicam bem com seu público e oferecem o que ele quer são mais propensas a crescer e se manterem vivas durante muito tempo. Então, esteja presente, visível e crie um relacionamento com ele.

Mas agora que você já sabe a importância de ter uma presença on-line e de um bom gerenciamento de redes sociais, descubra as principais ações e benefícios de cada rede social no seu negócio.

Principais redes sociais que você deve dar atenção

Cada rede social funciona de uma forma diferente. Ao entender essa dinâmica, fica mais fácil escolher qual a melhor plataforma para o seu negócio. Vamos conhecer algumas estratégias utilizada em cada uma.

Facebook

O Facebook é uma das principais plataformas utilizadas pelas empresas que fazem gerenciamento de redes sociais e o Brasil é um dos países que têm mais usuários utilizando a ferramenta. Por isso, se você ainda não tem uma fanpage, é hora de inseri-la nas suas estratégias de marketing.

A primeira dica é que você promova conteúdos interessantes e que sejam compartilháveis. O espaço é ideal para conquistar novos clientes e promover o seu e-commerce. Por isso, divulgue sua marca através dele, mas também interaja com o seu público e gere um engajamento cada vez maior.

Donos de loja utilizam a sessão de marketplace para vender os seus produtos, controlar o estoque e facilitar os pagamentos. Então esse é um ambiente perfeito para se promover. E por falar nisso, você já ouviu falar no Facebook Ads?

Essa ferramenta disponibilizada no Facebook possibilita que a empresa faça anúncios pagos e segmente o seu público para que seu conteúdo chegue às pessoas certas. Essa é uma estratégia de marketing bastante utilizada para veicular produtos e direcionar o conteúdo até mesmo para novos usuários. Vamos a segunda ferramenta mais utilizada.

Instagram

O Instagram é uma rede social bem dinâmica, focada em experiências e postagens instantâneas. Diferente do Facebook, essa plataforma é mais focada em imagens do que em textos. Sem dúvidas, sua empresa terá muitos benefícios ao inserir essa plataforma no gerenciamento de redes sociais.

Portanto, nela o público se sente mais cativado pelo que vê. Por isso é muito importante que as empresas invistam em fotos mais atraentes e tenham uma estratégia de marketing que causem um impacto.

Além disso, o Instagram ainda disponibiliza a opção de realizar anúncios pagos para que o conteúdo chegue a mais pessoas. Eles podem ser segmentados de acordo com o público que você quer alcançar. Portanto, é fundamental que você cuide do seu perfil.

Nos últimos tempos, essa tem sido uma das plataformas de divulgação de marcas e serviços mais eficazes. Sobretudo lojas de roupa e outros microempreendimentos têm sido bastante beneficiados, com a possibilidade de divulgação de produtos pelo instagram stories e vendas pela ferramenta Shopping.

Twitter

Outra plataforma que você pode inserir na sua estratégia de gerenciamento de redes sociais é o Twitter. Muitas empresas têm utilizado essa plataforma para conversar diretamente com o consumidor.

Uma das principais vantagens de utilizá-lo é justamente a velocidade do tempo de resposta, o que para muitos consumidores é altamente benéfico. A plataforma permite a postagem de fotos, vídeos e links e você ainda poderá patrocinar os seus posts.

Mas vale salientar que todas as dicas que citamos devem estar no seu plano de marketing digital, aliado às outras estratégias de marketing que já existem. Elas sozinhas não serão o suficiente para atingir os seus resultados de venda. Portanto, tenha as suas estratégias aliadas em prol de um objetivo a ser alcançado.

Por fim, outras redes sociais como Youtube, Linkedin e Pinterest também podem ser utilizadas para venda. No entanto, você deve se adequar àquelas plataformas que te tragam maiores possibilidades de vendas. Só assim você conseguirá fazer um bom gerenciamento de redes sociais.