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A comunicação integrada está entre as estratégias adotadas por empresas que buscam mais resultados para os negócios. Entenda o conceito e as vantagens!

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A comunicação integrada, sem dúvidas, pode ser uma das estratégias capazes de trazer resultados para os negócios. Diferentes fatores influenciam a decisão de compra, inclusive a forma com que a empresa se comunica com os consumidores. Por isso, cada vez mais as organizações têm investido em melhores práticas de interação.

Existem diferentes canais onde as empresas podem estabelecer comunicação e atrair novos clientes, mas apenas utilizá-los não significa desenvolver um trabalho que gera efeitos positivos. Saiba o que é comunicação integrada, as vantagens, além de entender como ter suporte para conquistar resultados por meio dessa estratégia.

 

Entenda o que é Comunicação Integrada:

A comunicação integrada pode ser definida como a prática de planejar ações para canais de comunicação. Trata-se de uma medida que articula linguagem e tática em diferentes meios para atingir objetivos como: fortalecer a marca, prestar qualidade no atendimento e proporcionar ao público uma ótima experiência com a empresa.

Investir em uma comunicação integrada significa usar diferentes canais de comunicação, sem perder a consistência. Ao supor que uma empresa tem como valores o respeito e a honestidade. Em um determinado dia, o cliente entrou em contato por meio do chat e obteve respostas sobre todas as dúvidas, além de ser bem atendido. Mas, ao recorrer ao contato via telefone com a mesma empresa, ficou sem resposta porque o funcionário encerrou a ligação de forma intencional.

Situações como a ilustrada ocorrem em diferentes contextos e podem ter consequências ruins como: percepção negativa do público e inconsistência da marca. Por isso, é fundamental que a organização elabore um planejamento e o execute de forma ordenada, pois a comunicação integrada oferece diversos benefícios e a falta dela é capaz de trazer efeitos desfavoráveis.

 

Vantagens da comunicação integrada

E, por falar em benefícios da comunicação integrada, vale ressaltar as vantagens que podem trazer para a empresa. São exemplos:

 

Mais vendas:

Os consumidores não compram apenas por comprar, mas buscam também boa experiência e identificação com a marca. Quando isso acontece pode levar ao crescimento das vendas.

Percepção favorável dos clientes:

A qualidade no processo de comunicação traz mais chances da percepção do cliente sobre a marca/empresa ser favorável. Uma boa experiência também pode levar o cliente a propagar sua convicção positiva para outras pessoas.

Otimização de investimento:

Investir de forma planejada em diferentes canais como: chat e redes sociais, além de ser capaz de trazer resultados, gera mais otimização para os investimentos. Isso porque oferece opções mais econômicas comparadas a meios como a televisão.

 

Como ter resultados por meio dessa estratégia?

Desenvolver um planejamento e executá-lo com qualidade exige atenção, domínio de estratégias de marketing, tempo, conhecimento sobre o público-alvo e entre outros pontos fundamentais. Por exemplo, empresas que utilizam redes sociais como canal oficial para atendimento precisam estar atentas às mensagens encaminhadas pelo público, do contrário pode gerar a perda de oportunidade de negócios.

Diferentes mensagens podem chegar via redes sociais ou outros canais da empresa para fazer: solicitação de orçamentos, críticas, elogios, dúvidas e assuntos de outra natureza. É preciso ficar preparado para fornecer uma experiência agradável. Quem busca ter resultados por meio da comunicação integrada pode contar com uma agência de marketing que oferece às organizações suporte eficaz para a aplicação de estratégias.