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Estratégia de Marketing Regionalizado 

Você já ouviu falar sobre comunicação regionalizada? Ou melhor, marketing regionalizado? Essa estratégia não é uma criação de agora, mas tem sido cada vez mais adotada por agências de publicidade e propaganda para alcançar com precisão resultados para os seus clientes, ao segmentar o conteúdo a partir de um estudo de costumes de uma audiência de uma determinada região. 

Em síntese, o marketing regionalizado leva em consideração as necessidades, culturas e perfis de uma determinada região para desenvolver uma comunicação personalizada para ela. Dessa forma, é preciso passar a compreender a fundo qual a linguagem que deverá ser utilizada para alcançar esse público-alvo.  

O motivo pelo qual muitas empresas têm despertado para essa necessidade, inclui as mudanças na nossa visão de sociedade nesses últimos tempos. Acreditar que se pode atingir, com uma mesma linguagem, diferentes regiões do país é ignorar a nossa diversidade cultural. É por esse motivo que o marketing regionalizado é uma realidade que precisa ser levada em consideração na hora de pensar em uma publicidade eficaz para o seu cliente. Caso contrário, o resultado pode variar entre ineficaz ou desastroso.  

A publicidade tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, principalmente pela democratização da internet e, com ela, a reinvenção do marketing. Na atualidade, não é só o produto/serviço que importa, mas toda a sensação que ele causa na clientela. É por isso que as empresas, por meio das redes sociais, passam a criar vínculos fortes com seus públicos, utilizando do que temos de mais precioso para alcançar esse feito: a linguagem. 

Frases prontas como ‘’compre agora’’ já não são mais suficientes para os consumidores que estão, a cada dia que passa, mais atentos no que estão comprando. E é aí que a comunicação regionalizada é mais do que precisa, levando a identidade da marca enquanto faz uso de um traço da identidade do cliente. 

Mas não pense que isso pode ser feito de qualquer maneira! Quem pensa e realiza comunicação não pode basear suas campanhas em estereótipos construídos socialmente e que não condizem com a realidade. Por esse motivo é sempre bom estudar muito sobre o seu público-alvo e o contexto que ele está inserido.  

Podemos citar como um exemplo a não ser seguido a campanha de lançamento do filme Deadpool (2016) em Salvador – BA, que trazia a frase “meu rei” na chamada convidativa para que os baianos assistissem ao filme. O problema é que essa expressão não é utilizada pelos baianos, apesar de ser erroneamente relacionada ao público em outros estados. Resultado? A campanha acabou virando motivo de piada nas redes sociais. Percebe agora a importância da comunicação regionalizada? Basear campanhas e comportamentos a partir de achismos é um erro que não pode passar despercebido na publicidade. 

Você pode até estar pensando que, na verdade, no fundo, a campanha deu certo por ter tido muito engajamento da internet. Mas lembre-se que quando falamos sobre a identidade de uma marca, principalmente, das pequenas, temos que ter cuidado com a visão geral do público; mesmo se a publicação tiver muitos comentários, eles são bons, vindos de possíveis clientes, ou ruins? 

Por outro lado, ainda em Salvador, podemos, por exemplo, fazer uma campanha de roupas para o Dia das Mães escrevendo ‘’o melhor para a sua mainha’’. Porque, ao trazer esse traço marcante da fala do soteropolitano, nos aproximamos não só dele, mas trazemos até uma sensação de maior carinho pela mãe. Mas pense bem, você acha que essa campanha faria sentido em Manaus? 

 

Como a Comunicação Regionalizada auxilia uma campanha? 

 

Você pode ainda estar em dúvida sobre a importância do marketing regionalizado, por isso, trouxemos abaixo os principais pontos em que a comunicação regionalizada se diferencia. Eles podem ser muito válidos, principalmente se a sua empresa está pensando em expandir o negócio para outras localidades. Confira mais abaixo! 

Identificação 

Relacionamento com o cliente é baseado em uma comunicação ajustada. Por sua vez, a comunicação precisa gerar engajamento e isso só é possível através da identificação. Um potencial cliente só irá interagir com uma marca, se a linguagem utilizada permitir com que ele se identifique ou se o produto lhe gerar a sensação de necessidade.  

Nesse ponto, a comunicação regionalizada busca entender a fundo um público, como citamos no início do conteúdo. Sendo assim, quanto mais se conhece as gírias, sotaque e hábitos de uma determinada região, maiores serão são as chances de produzir algo que gere identificação nesse público. Através da comunicação regionalizada, busca-se ir além do que parece obvio, já que, até mesmo o obvio, precisa ser dito e questionado. 

Aproximação 

A comunicação regionalizada também permite com que a aproximação com o público seja mais eficaz. Hoje em dia, o que desperta o interesse nas pessoas é quando as marcas conseguem tocá-las emocionalmente. Isso faz com que esses potenciais clientes criem laços afetivos com a marca. E quando se fala em relacionamento, tudo o que mais se deseja com uma campanha é, justamente, gerar esse reconhecimento e aproximação nas pessoas. Nada melhor do que, através de suas características regionais, trabalhar essa aproximação. Afinal, nada desperta mais as pessoas do que a noção de pertencimento e lembranças do seu lugar de convivência. 

Resultado 

Não é difícil encontrar relatos de clientes que se decepcionaram com a ausência de resultados através da publicidade. A falta de atenção aos pequenos detalhes é o fator principal no final das contas. A comunicação regionalizada visa elaborar estratégias específicas com foco em favorecer resultados satisfatórios.  

Você pode pensar que não é só a comunicação regionalizada que faz isso, mas que qualquer campanha publicitária possui esse foco. Bom, o que muda aqui é que a comunicação regionalizada não trabalha com base em um gosto comum nacional, mas regional. Então, se você quer fazer uma campanha para um novo restaurante no sul, mas é uma empresa do Rio de Janeiro, não vai adiantar pensar estratégias com base no público que você trabalha lá. As pessoas possuem hábitos diferentes a partir do lugar em que elas vivem, compreender esse cenário é fundamental para chegar nesse resultado! 

Quando pensamos em um grupo específico, estamos falando de um fenômeno que vem ajudando cada vez mais quem usufrui do marketing digital: a segmentação. É através dela que você pode focar e estudar mais sobre essas pessoas selecionadas para a sua campanha, trazendo mais resultados positivos.  

Que tal investir na comunicação regionalizada e ter mais foco em suas estratégias de comunicação com seus potenciais clientes?