Você já pode até ter ouvido falar em Google Adwords, mas você conhece bem essa plataforma poderosa? Sabe como utilizá-la e quais as vantagens que a sua empresa poderia ganhar através dela?

Se você disse não a maioria dessas perguntas, com certeza você está no texto certo! Lançado em 2001 a plataforma de publicidade da Google tem sido uma forte aliada de empresas que sabem utilizar de suas ferramentas para o seu benefício. O seu foco principal é tornar a empresa conhecida, levando a sua publicidade até o seu cliente, que pode ser segmentado através da mesma.

Mas afinal, o que é Google Adwords? Bom, como já citamos no parágrafo acima, ele é a ferramenta do Google que permite com que empresas possam investir em publicidade dentro do próprio Google, incluindo também o YouTube. O seu efeito é facilmente notado em uma simples pesquisa na internet ao procurar por ‘’hotéis em Salvador’’, por exemplo, o Google lhe trará inúmeras páginas com sites de hotéis. Porém, os quatro primeiros que estarão identificados como ‘’anúncio’’ são os então patrocinados. Esse patrocínio acontece justamente através de uma campanha na plataforma do Adwords.

Outro exemplo que pode ser citado e que faz parte do nosso dia a dia de acesso à internet são as propagandas que parecem ‘’perseguir’’ o consumidor após terem acessado o site de uma determinada marca. Você está navegando na web e lá aparece a promoção relâmpago daquela loja de sapatos que havia visitado na semana anterior, o mesmo vale para o vídeo que está assistindo no Youtube e o banner promocional insiste em chamar a sua atenção. Pois bem, todas essas campanhas são criadas e gerenciadas através da plataforma Google Adwords. O foco delas é atrair o cliente para conhecer mais a sua empresa e produto, seja posicionando bem o seu site na SERP do Google ou aparecendo como anúncio quando o seu lead está assistindo a um vídeo no Youtube.

São muitas as possibilidades oferecidas pela ferramenta, cabe a você escolher a que melhor se adequa a necessidade atual da sua empresa. E para que não restem dúvidas sobre as reais necessidades do Google Adwords, listamos abaixo algumas que vão aguçar a sua vontade de investimento na plataforma.

Benefícios

Atração de clientes: o objetivo de toda empresa na criação de site é justamente ser encontrada no Google por seus clientes. O Adwords pode ser um grande aliado nessa batalha por posicionamento na SERP, através da escolha de palavras-chave específicas, fazendo com que o seu lead possa encontrá-lo quando digitá-las na busca.

Segmentação de Público na campanha: a possibilidade de conquistar clientes além de suas fronteiras geográficas, através da segmentação de público para quais suas campanhas irão aparecer. Dessa forma, a probabilidade de poder vender os seus serviços para outras regiões é expandida a partir da construção de campanhas no Google Adwords. Dentro da sua campanha fatores como idade, sexo, estado civil e região podem ser determinadas por você, dessa forma, a sua campanha terá um foco específico.

Gerenciamento de gastos: na ferramenta, só existe gasto quando a publicidade de fato funciona, ou seja, quando o seu cliente clica em seu anúncio/site ou quando telefona para a sua empresa a partir do número disponibilizado. Assim, você irá pagar por cliques convertidos, quando a publicidade realmente funciona. Além disso, não existe valor inicial ou padrão para ser investido em cada campanha, essa é uma escolha de quem está construindo a campanha. Dessa forma, você pode iniciar com pequenos lances como forma de investimento experimental, podendo pausar a campanha assim que desejar.

Monitoramento de resultado: no Adwords a sua campanha pode ser acompanhada em tempo real, podendo avaliar o desempenho que tem obtido e se está de acordo com as suas expectativas e metas para o anúncio. Assim, as estratégias podem ser reavaliadas e reposicionadas a partir da visão geral da campanha.

Exemplos

Link Patrocinado: acabou de criar um site para a sua empresa e precisa atrair clientes para visitá-lo? A campanha de link patrocinado pode funcionar como um forte aliado para o novo site de uma empresa, quando bem planejada. Através dessa campanha, o seu site será posicionado nas primeiras posições do Google, facilitando que o seu potencial cliente o encontre.

Remarketing: O cliente entrou em seu site, fez um orçamento e partiu para fazer o mesmo em seus concorrentes. Como se fazer presente neste momento tão importante? O remarketing pode ser uma excelente oportunidade para você. A campanha leva até o seu cliente, através de propagandas específicas, um ‘’lembrete’’ de um serviço que já havia sido pesquisado em seu site. Dessa forma, você pode avisá-lo sobre novas promoções e lançamentos.

Display: Quer fortalecer a sua marca para o público certo, mas não sabe como? O Google Display pode auxiliar a sua empresa através de banners informativos que aparecem para quem está navegando na internet, ainda que este não esteja pesquisando sobre o serviço no momento. Isso é possível através das configurações de público construídas para a campanha.

Então, agora que você já conheceu bem o Google Adwords e suas possibilidades, ficou com vontade de utilizar dessa plataforma em favor da sua empresa? Esperamos que sim! Mas antes de sai investindo em todas as campanhas possíveis dentro do Google Adwords, saiba que é necessário um planejamento para cada uma delas e a avaliação prévia de qual a melhor a ser utilizada dependendo do atual objetivo da sua empresa.