Todo empresário brasileiro já deve ter ouvido a palavra ‘’Consultoria’’ inúmeras vezes na vida. E se você ainda não é um, temos certeza de que pelo menos uma vez ela já chegou aos seus ouvidos. A verdade é que a consultoria pode se aplicar a diversas esferas de negócios, mas qual a importância de uma consultoria?

Que diferença ela pode realmente fazer em uma empresa? Você pode ter chegado aqui pensando: ‘’Vale a pena ceder um pouco do meu tempo para ouvir o que um consultor tem a dizer?’’ o que vai descobrir agora!

Consultoria é um ‘’braço direito’’ para uma empresa que deseja auxílio para seguir o melhor caminho e tomar atitudes que favoreçam aos seus negócios. Através da consultoria, você pode ter uma visão diferenciada sobre as mudanças que são necessárias na sua empresa. Visão essa que muitas vezes o empresário não possui, justamente, por estar envolvido demais nas atividades internas. A rotina pode gerar um acômodo, fazendo com que atitudes sejam tomadas sem o devido planejamento, levando a escolhas erradas que podem interferir bruscamente na empresa, seja no seu orçamento ou na sua imagem perante o mercado.

Quando trazemos essas escolhas para o marketing utilizado nas empresas, percebemos que boa parte delas, muitas vezes tomam decisões para ações de divulgação que não atendem a sua necessidade imediata. Vamos nos valer de um exemplo para ilustrar a situação: digamos que uma empresária possui uma pequena empresa que planeja móveis, ela tem pretensões de expandir seu negócio abrindo outra loja, já possui uma boa clientela e é bem conhecida na região que está situada. O desafio agora é divulgar sua empresa para que sua nova filial conquiste clientes, desenvolvendo-se assim como a primeira. A empresária ‘’X’’ viu alguns busdoors na rua e julgou ser a melhor ação para investir na sua empresa, porém gastou um orçamento significativo e não obteve retorno. O que fazer diante disso?

 

 

 

 

 

No caminho certo:

Nem sempre o que se julga ser a melhor ação a realizar, atende a real necessidade de uma empresa. Escolhas sem planejamento estratégico, literalmente, fazem a sua empresa jogar dinheiro fora e com certeza nenhum empresário deseja isso. Lembra da empresária ‘’X’’? Pois bem, será que uma consultoria adequada, antes da tomada de decisão, não teria evitado o investimento errado? É justamente nesse tipo de situação que a consultoria vem agir, trazendo um olhar externo sobre as medidas que precisam ser adotadas para a empresa.

consultoria serve para aconselhar, analisar e traçar, junto à empresa, o que pode ser realizado para o seu crescimento. Dentro da consultoria são avaliadas as necessidades da empresa, se são urgentes ou não, o que pode ser feito para atendê-las e como deve se realizar esse investimento. Ou seja, desfaça-se da ideia de que responder positivamente a proposta de uma empresa de publicidade e propaganda para uma reunião de consultoria, irá ser perda de tempo para você, pois pode ser uma excelente oportunidade de ganho para os próximos meses da sua empresa. Pense nisso!

 

 

 

 

 

Buscando Consultoria:

Se você percebeu o quanto perdeu tempo ao ‘’fugir’’ da consultoria, por não saber os benefícios que a mesma traria para a sua empresa, calma! Ainda dá tempo de mudar essa situação. Como? Entrando em contato com uma agência de publicidade e propaganda que poderá lhe auxiliar a pensar um planejamento estratégico para a sua empresa. Mas, antes de sair imediatamente telefonando para todas as agências possíveis, anote alguns pontos que são importantes avaliar antes de escolher uma empresa para consultoria:

 

Tempo no mercado: é fundamental certificar-se que a empresa tenha uma experiência no mercado. Caso contrário, poderá seguir conselhos amadores de quem ainda não possui firmeza para isso.

 

Experiência no serviço: procure saber das experiências da empresa na prestação de serviço de consultoria. Não é porque é uma empresa de publicidade que, necessariamente, tenha experiência específica em consultoria. Fique ligado!

 

Especialistas no meio: atente-se também sobre quem está fornecendo essa consultoria para a sua empresa. Certifique-se de que seja um especialista e não apenas alguém que leu muito sobre o assunto e possui uma ideia do que seja consultoria.

 

Cases: busque informações sobre consultorias bem sucedidas realizadas pela empresa. Planejamentos que foram implementados e que realmente trouxeram resultados, dessa forma, sua empresa não servirá como experimento para esse tipo de serviço.

 

 

Caso você queira iniciar agora mesmo a sua pesquisa, nossa agência que possui mais de 8 anos no mercado, pode lhe auxiliar. Basta preencher o formulário abaixo que teremos o maior prazer em servir a sua empresa!