Uma tendência dos tempos atuais é criação de sites responsivos para negócios online. Eles foram criados para se adaptarem a plataformas mobile e se tornaram uma ferramenta importante para o e-commerce, que é a comercialização de produtos online, ou seja, eles adaptam o tamanho das suas páginas (alteração de layout) ao tamanho das telas onde estão sendo exibidos, como tablets e smartphones. Por isso, os empreendedores estão cada vez mais buscando atualizar seus sites para essas novas tecnologias.

Como ele é projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, algumas mudanças precisam ser feitas para que os sites se tornem responsivos, como a alteração do layout, da imagem e cores do site, aumentar o espaço entre os links para que o dedo não encoste em dois links ao mesmo tempo e colocar as principais ferramentas de acesso para os usuários. Empresas especializadas em criação de site podem te auxiliar nessa tarefa.

Também chamados de sites flexíveis, eles vão sempre se encaixar no tamanho do visor do aparelho para facilitar a leitura, buscando adaptar os componentes do site, melhorando sua usabilidade. Normalmente, essa tecnologia está incluída nos pacotes de empresas de desenvolvimentos e criação de site.

Uma das grandes vantagens é que se criarem no futuro um dispositivo com a tela gigante ou minúscula, os componentes do site se adaptarão ao tamanho da tela  para que ele seja exibido adequadamente para o usuário. Portanto, ter um site apenas bonito não é o suficiente. É importante que ele seja prático e proporcione uma boa experiência ao usuário.

 

Diferenças entre um site mobile e um site responsivo

O site responsivo é criado para se adaptar a qualquer tipo de tela, enquanto o mobile template é feito exclusivamente para ser aberto em determinados tipos de dispositivos. O recomendado é que a sua empresa busque uma agência de marketing digital que trabalhe com criação de site responsivo, mas se não for possível, uma versão mobile ou um plugin que se adapte em dispositivos móveis é uma opção interessante.

 

Porque sua empresa precisa ter um site responsivo?

Listamos alguns motivos para você usar esse recurso em seu site e as vantagens da sua utilização.

 

Melhora a experiência do usuário

Experiências positivas são ótimas e trazem resultados. Quanto mais fácil a visualização dos elementos no seu site, mais rápido o seu usuário encontrará o que foi buscar. Se ele fica satisfeito com seu site, as chances de converter em seu serviço ou produto aumentará.

Ter um site responsivo também diminui a quantidade de usuários que entram e saem do seu site sem interação alguma. Isso também está ligado à experiência do usuário, uma vez que se ele não for bem recebido no primeiro acesso, as chances dele retornar são mínimas. Portanto é importante tomar cuidado com essa taxa de rejeição, pois se tiver alta o google pode entender que o seu conteúdo não é relevante.

 

 

Acesso via mobile está crescendo

A tendência atual é que mais pessoas estão utilizando a internet através dos seus smartphones e, com isso, acessando mais sites através do celular ou outros dispositivos móveis. Para facilitar o acesso em outros dispositivos, também é importante a criação de site responsivo.

 

Redução nos custos de manutenção

Manter um site para cada tipo de dispositivo com acesso à internet se tornou inviável, pois temos smartphones de todos os tamanhos, assim como outros dispositivos como sites, notebooks e ipads. Por isso, o site responsivo é a melhor forma de manter seu site atualizado sem grandes custos, uma vez que a manutenção é feita numa única plataforma que se adequa aos dispositivos de acordo com a necessidade.

 

O Google favorece sites responsivos

Ter um site responsivo colabora para que seu site apareça nos resultados de busca do Google, independente de qual dispositivo ele esteja utilizando, pois ele favorece os sites que são responsivos ou que possuem uma versão mobile em detrimento aos que não são.

 

Aumentar as vendas

Com a opção de navegação de sites pelos dispositivos móveis, aumentou-se a quantidade de compras realizadas por esses dispositivos. Portanto, ter um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce é uma maneira de aumentar as vendas.

 

Mais compartilhamento nas mídias

Como o acesso a redes sociais via tablets e celulares é algo cada vez mais frequente, nada mais inteligente para a sua empresa que a criação de um site responsivo. As chances do seu site ser compartilhado em outras mídias é maior ainda mais se o usuário tiver uma boa experiência ao acessar o conteúdo do seu site e gostar do layout. A experiência responsiva deixa a navegação mais agradável para quem acessa um link que foi compartilhado via celular por outra pessoa.

 

Aumentar a velocidade da página

Você perde a paciência quando um site demora muito para ser aberto? Pois saiba que os sites responsivos são muito ágeis, leves e otimizados para os dispositivos móveis e são carregados mais rapidamente do que numa versão desktop. A velocidade de carregamento, além de ser um fator de rankeamento para o google, também prejudica o usuário. Uma vez que o site demora a carregar, a probabilidade de o usuário fechar a janela e procurar o que deseja em outro local em muito grande.

 

 

E se eu não optar pela criação de um site responsivo para a minha empresa?

Além de perder um bom posicionamento no Google, sua empresa enfrentará outras barreiras, como a redução do número de visitas. A insatisfação gerada nos consumidores nível “hard”, como é dito popularmente, com um site que não está preparado para a plataforma mobile é um fator a ser considerado também, então o risco de perder clientes por não estar atento às tendências tecnológicas aumenta.

Com a criação de um site responsivo, você aumentará o alcance da sua marca, ultrapassando barreiras geográficas e tecnológicas e coloca sua empresa frente a frente com seus clientes. Essa já é uma realidade do presente e quanto mais cedo sua empresa se adaptar às mudanças, buscando a criação de um site responsivo, mais próxima do seu público ela estará.