Ao pensar na criação de website é preciso, antes de tudo, definir qual será a finalidade. A página, por exemplo, pode ser destinada para vendas, informar o que a empresa oferece, atrair potenciais consumidores ou entre outros objetivos. 

Existem alguns elementos, no entanto, que são fundamentais para quem deseja ter um site bem estruturado. Eles são capazes de tornar a página otimizada, potencializá-la para aumentar o alcance de acessos e ainda viabilizar a qualidade de experiência ao usuário. Conheça cinco elementos indispensáveis para ter o nome da empresa em destaque na web.

 

 

 

Criação de website: o que sua página precisa ter

 

 

  • Carregamento veloz

Para ter um website perfeito para a sua empresa, um dos primeiros passos é pensar no carregamento da página. A velocidade de abertura do site é necessária para otimizar a experiência do usuário.

Um dos fatores capazes de impactar na velocidade de carregamento é a hospedagem. Esse serviço permite que imagens, páginas e arquivos do site fiquem armazenadas para que internautas consigam acessá-los.

Existem a hospedagem compartilhada e a exclusiva. O ideal é optar pela segunda porque a compartilhada requer a divisão do espaço disponível do servidor com demais sites. Esse fator pode comprometer o desempenho da página e, com isso, impactar na velocidade de carregamento.

 

 

  • Segurança para os usuários

Ao navegar em sites, é possível perceber que a barra de endereço, antes do “www”, é iniciada por letras “HTTP” ou “HTTPS“. A primeira vem do inglês “Hyper Text Transfer Protocol” e remete a um protocolo que viabiliza ao computador a troca de informações com um servidor que abriga um site. Por meio desse protocolo, portanto, a máquina é capaz de emitir ou receber conteúdos textuais.

O HTTP, no entanto, apresenta limitação para a navegação segura em conexões como, por exemplo, Wi-fi. Em rede como essa, o HTTP favorece que um cracker, pessoa com conhecimento amplo de informática, invada sistemas e acesse dados de forma criminosa.

Para resolver esse problema existe o HTTPS, sigla que quer dizer “Hyper Text Transfer Protocol Secure”. Esse protocolo oferece proteção na transferência de informações ocorrida entre o computador e o servidor. Nesse sentido, a troca de dados é criptografada, impedido que haja interceptação de crackers.

Ao solicitar a criação de website é preciso oferecer segurança para quem navega. Um site que exige dados pessoais como: cartão de crédito, e-mail, CPF e entre outras informações requer o protocolo de HTTPS para viabilizar o acesso seguro ao usuário e ainda impedir que crackers invadam o sistema. 

 

 

  • Navegação intuitiva

A navegação intuitiva é a terceira colocada na lista de itens para solicitar durante a criação de um website. Pois, ele vai possibilitar ao usuário, uma página com facilidade de navegação, permitindo, portanto, encontrar o que deseja.

 

 

  • Design responsivo

Outro fator necessário para ter um website perfeito é um design responsivo. Para quem não sabe, trata-se de uma técnica que tem a finalidade de adequar o site a diferentes formatos de tela. Nesse sentido, o usuário pode navegar na página sem precisar ampliar ou diminuir a página para ter a visualização completa do conteúdo.

 

 

  • O registro do domínio

A criação de um website perfeito exige o registro de domínio. Conhecido também como URL, o domínio remete ao endereço do site. O ideal é que esse seja próprio, ou seja, não tenha acompanhado com o termo da CMS escolhida, caso contrário transmite a ideia de um perfil não profissional. Por exemplo:

 

  • www.nomedosite.wordpress.com (endereço do site com CMS)
  • www.nomedosite.com (endereço apenas com o nome da empresa)