A crise diante de uma pandemia mundial está instalada, o que fazer? O que as empresas mais temem é não conseguirem manter o caixa fluindo. Com menos dinheiro circulando, altos índices de desemprego e pessoas temerosas sobre o futuro, todo gasto é bem pensado e arquitetado. O corte de despesas é inevitável, e talvez você já tenha começado a fazer isso, na sua empresa, através de demissões, novos horários de funcionamento e até mesmo cortes de alguns setores. 

E a comunicação da empresa? É recomendável reduzir o investimento nela também? Será mesmo que o melhor não é voltar atrás naquele investimento na criação de um site ou até mesmo pausar aquele gerenciamento de redes sociais? Se estas ideias estão sendo analisadas por você, acompanhe os nossos 5 motivos que justificam a importância da sua empresa não deixar de investir em comunicação!

Analisando os prós e contras do cenário

Como empresa, você tem duas opções agora: se desesperar diante da incerteza e fechar as portas até tudo passar ou encarar a realidade, sem pessimismo e encontrar estratégias em meio ao caos. E, sinceramente, nós esperamos que você opte pela segunda! Sabemos que de dentro da situação é muito mais difícil enxergar novas possibilidades. Porém, não é porque não vemos que elas não estejam lá. Por isso é hora de focar no que realmente importa e fugir dos achismos!

Pense conosco, com um maior número de pessoas em casa, o que elas mais farão com o tempo livre, além de se atualizarem com os telejornais e conversarem com familiares e amigos pelas redes sociais? Irão pesquisar. Pesquisar ideias, oportunidades, promoções, formas de solucionar os seus problemas, dentre outras coisas. As portas físicas da sua empresa podem estar fechadas, mas as virtuais, não! Se a sua empresa deixar de investir na comunicação, como estará presente na memória desses usuários?

Sem as ferramentas adequadas e conhecimento estratégico, como você conseguirá produzir conteúdos com relevância? Como saberá a forma correta de posicionamento da comunicação do seu negócio em meio à crise? A essa altura, após ler tantos questionamentos, que talvez você nem tivesse noção ainda, se você não soube responder a nenhum deles com segurança, é porque a sua empresa não pode, de fato, deixar de investir em comunicação!

5 motivos para você não esquecer!

  • Você precisa ser visto

Aquele velho e tão conhecido conselho do “quem não é visto, não é lembrado” é sempre válido de ser recordado. Com um fluxo menor de pessoas nas ruas, passeando e buscando por empresas, presencialmente, em contrapartida do mundo virtual, onde elas estão conectadas a todo momento, a sua empresa precisará se adaptar. O momento não é de cruzar os braços, contar com a sorte e esperar uma mudança radical nas normas de contato físico para voltar, por exemplo, a investir em propagandas em shoppings e até ações de panfletagem

E se você não faz a menor ideia de como realizar ações no mundo virtual, está aí a primeira justificativa para encontrar uma agência de publicidade e propaganda que lhe auxilie no investimento adequado na comunicação do negócio

  • Pessoas se conectam com propósitos

Mais do que nunca a sua empresa precisará ter um propósito bem claro e definido. As pessoas estão mudando suas prioridades, reavaliando a forma de viver, consumir e o mercado precisa estar atento. Não tem como vender no mesmo formato de antes. O senso de necessidade e compras são outros. A sua empresa já percebe isso? 

Ninguém quer apenas consumir propaganda – Exceto se o seu negócio se tratar de um varejo, onde as necessidades são bem específicas – As pessoas querem se relacionar com as marcas que admiram, querem saber o que elas defendem, o que pensam, querem se sentir acolhidas por elas. E é a comunicação do seu negócio que construirá esse caminho até o público comprador. 

  • O virtual é o futuro:

“Eu não vendo pela internet”, mas vai precisar se adaptar! As pessoas estão aprendendo a comprar pela internet, passaram meses descobrindo e se adaptando ao cenário do delivery. Conheceram a facilidade e segurança de escolher no conforto do lar, na hora que quiserem, sem pressa e ainda sem esforço ou preocupação com carretos, demora em filas e falta de tempo. Você acha mesmo que elas deixarão tanta facilidade de uma hora para outra?

Novos hábitos estão surgindo, por isso, você não pode deixar de investir na comunicação da  empresa em meio à crise, ela é a sua bússola!

 

  • O que parece fácil requer estratégias:

“Eu mesmo posso fazer isso e economizar” Sim, você pode fazer, mas a questão não é o simples fazer por fazer ou porque todas as empresas estão fazendo. É fazer e gerar resultado real e mensurável! É uma equação muito simples de entender: há mais probabilidade de gerar resultado quando você tem o conhecimento adequado ou quando você não tem? Pense nisso! 

 

  • Uma boa comunicação é a alma do negócio:

Quantas vezes uma propaganda te emocionou? Quantas vezes um site bem produzido chamou a sua atenção e decidiu sua compra? O processo de conquista e decisão de compra do seu público não é tão diferente. Não é só o preço, é o valor que você conquista! Há diversas formas de construir o valor da sua marca, a comunicação pode te apontar várias, você só precisa recorrer a ela.

O que você vai fazer com todas as informações apresentadas neste conteúdo é uma decisão sua. Você pode simplesmente ler e achar bacana ou começar agora mesmo a recorrer às possibilidades da comunicação. Decida certo!