Devo investir em posicionamento Google? Essa pode ser a dúvida de empreendedores digitais que ainda não entendem se vale de fato a pena fazer investimentos para melhorar no ranking de sites de busca. Entretanto, as estatísticas mostram que estar bem colocado nos resultados do Google pode trazer ótimos benefícios para os negócios.

Com base nos índices do Alexa Ranking, o Google ocupa, em nível global, a 1ª posição na lista de 500 melhores sites da web. Além do mais, esse mecanismo de busca é o mais usado no mundo. Portanto, as chances do seu site ser encontrado pelo público-alvo nesse buscador são altas. Por isso, a resposta é: sim, vale a pena investir no posicionamento Google.

Mas quais benefícios específicos é possível alcançar ao investir em otimização? Separamos 5 razões para você cuidar do posicionamento nesse buscador agora mesmo.

 

 

5 razões para melhorar o posicionamento Google

 

  • Mais tráfego para o site

Se está em busca de melhorar o tráfego do site da sua empresa, estar bem posicionado no Google pode também ajudar. Além de ser o site mais acessado em nível global, o Google ocupa a 1ª e 3ª posição de endereços mais acessados no Brasil, o primeiro com domínio “.com” e o terceiro com domínio “.com.br”.

 

  • Mais autoridade para a marca

Já sabemos que o Google está entre os sites mais acessados no Brasil e no mundo, portanto é uma referência global. Agora imagine o site da sua empresa ser listado nos resultados de pesquisa desse buscador? Isso, sem dúvidas, agrega autoridade para a marca.

Ser referência é essencial para aumentar a confiança dos clientes no produto ou serviço oferecido pela empresa. Esse trabalho requer um conjunto de ações e técnicas que inclui encontrar a marca no topo dos resultados de busca.

 

  • Gerar mais leads

Antes de aderir a um serviço ou adquirir um produto, as pessoas buscam referências e informações. Com isso, utilizam a internet para obter soluções para suas dúvidas. Quando o site da empresa aparece como “resposta” nos resultados de pesquisa, essas pessoa pode recorrer à página com mais frequência.

Esses internautas são conhecidos como “leads“, potenciais consumidores interessados em um produto ou serviço que sua empresa oferece. Mas para aumentar a quantidade de leads, uma das formas é ter o site no ranking de resultados no Google.

 

  • Aumentar o número de conversão e vendas

Ao ter o aumento do número de potenciais consumidores visitando a página, as chances de elevar a quantidade de vendas e conversões também crescem. Isso significa, portanto, mais lucros para os negócios e maior tendência de crescimento da empresa.

 

  • Ficar a frente da concorrência

Outra razão de investir para que o seu site seja otimizado para buscas no Google é ficar a frente da concorrência. De acordo com a pesquisa global de 2019 feita pelo Google, antes de decidir o que comprar e de quem comprar, 54% dos entrevistados afirmaram que visitam vários sites.

Para ficar a frente da concorrência é necessário investir em ações capazes de deixar a sua página em destaque. E como ficar nos primeiros resultados de pesquisa do Google? Existem duas formas: tráfego pago e tráfego orgânico. Este é realizado por meio de estratégias de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e aquele é feito através de anúncios pagos.