O investimento em comunicação é indispensável para toda empresa que deseja atrair leads frequentemente, crescer e ter mais retorno financeiro. O maior engano do empreendedor é acreditar que apenas grandes corporações devem investir em comunicação e realizar campanhas de marketing digital. Se você não deseja que o seu negócio passe anos no mesmo estágio, é fundamental que separe um orçamento mensal, por mínimo que seja, para trabalhar a sua comunicação.

Isso porque empresas crescem quando passam a vender mais, e só vendem mais quando são procuradas. E tornar o seu negócio uma procura constante é papel da comunicação, investindo nas estratégias certas para aumentar a sua visibilidade. No entanto, em situações de recessão, é comum que as empresas busquem formas de reduzir gastos para continuarem existindo no mercado. É em momentos como esses que a comunicação corre um grande risco de ser deixada de lado. Mas como reduzir gastos e mesmo assim não abandonar o investimento em comunicação? 

Maneiras de manter o investimento em comunicação


Uma das principais decisões é não recuar o trabalho da comunicação. Em momentos de crise, prefira reduzir o valor de investimento, mas sem suspender por completo. Até porque a suspensão pode fazer com que todo um trabalho de meses venha a ser perdido. Por exemplo, se você estava trabalhando conteúdos no site da sua empresa para melhorar o posicionamento e deixar de fazer isso repentinamente, certamente acabará caindo de posições para concorrentes e perdendo relevâncias em termos que já havia conquistado anteriormente.

Por isso é tão importante analisar bem e adotar algumas medidas como:

  • Conversar com o setor financeiro:

Ninguém melhor do que o seu setor financeiro para lhe passar um balanço geral das contas, principais gastos e possíveis cortes que podem ser feitos para ajustar o seu caixa. No primeiro momento, o desespero sem análise pode levar a atitudes bruscas e que gerem o efeito inverso para a empresa, produzindo mais problemas. Por isso, o ideal é buscar manter a calma, analisar com cautela o faturamento, entradas, saídas e todos os gastos realizados nos últimos meses

Um dos pontos principais, antes de pensar em suspender a verba do marketing é analisar quais resultados financeiros as campanhas trouxeram para a sua empresa. E isso certamente o financeiro saberá detalhar muito bem. Somente os cálculos poderão dizer  se o valor investido por campanha foi compensado na conversão real de leads. Se comprovado que sim, você irá concordar que parar não é a solução, não é mesmo?

  • Analisar as métricas dos últimos meses:

Além da parte financeira, também é o momento de analisar todos relatórios produzidos dos últimos meses. Cortar o investimento em comunicação sem ao menos uma análise dos resultados, é uma atitude nada estratégica e pode comprometer todo o trabalho que já vinha sendo realizado. Analise todas as ações e veja quais delas mais gerarão resultados, dentro do objetivo que a sua empresa havia estipulado. As ações que menos trouxeram ganhos positivos, podem ser substituídas ou até mesmo pausados por um momento, até a condição financeira da empresa melhorar.

Por outro lado, as ações que trouxeram resultados satisfatórios devem ser reforçadas ainda mais. Pois já mostraram que podem fortalecer a empresa financeiramente, através da conversão de leads. Por isso é tão importante a análise cautelosa, ela irá nortear você em todo passo, inclusive na escolha entre o que cortar ou não a verba no seu negócio. 

  • Investir em um modelo de contrato Fee mensal: 

Muitas empresas ainda possuem gastos altos com marketing, por não possuírem uma agência fixa para cuidar de toda a comunicação do seu negócio. O resultado é que elas acabam perdendo tempo e dinheiro. Trocando constantemente de profissionais em busca de receber o resultado que tanto desejam. Além disso, pagar job a job pode sair muito mais caro para empresa, pois cada profissional possui um valor, e que pode variar bastante de profissional para profissional.

Em um modelo de contrato Fee mensal, a empresa tem toda a assistência necessária e com um valor fixo. Uma equipe de atendimento que poderá auxiliar nas decisões da empresa, inclusive com relação aos cortes financeiros. As melhores estratégias para otimizar o custo por campanha e não afetar tanto o seu caixa. Ter profissionais de marketing trabalhando em prol do seu negócio fará a diferença. Por isso, escolher quais deles estarão trabalhando ao seu lado, através de um contrato Fee mensal, é crucial para o sucesso das ações.