O design do site é importante para melhorar as taxas de conversão. Entenda 5 dicas capazes de ajudar a alcançar bons resultados a partir do design.

Se você acredita que a falta de qualidade em um design de site é capaz de levar menos resultados aos negócios, isso é verdade. Assim como produzir conteúdos relevantes para o usuário é essencial, trabalhar o visual de uma página web também deve ser a preocupação de quem tem um site. Mas como o design afeta a conversão?

Ter um design de site amigável é importante para o sucesso da empresa porque isso é capaz de afetar diversos resultados, um deles é o número de tráfego na página. Quanto menor a quantidade de visitas, mais são as chances de ter taxa de conversão reduzida. Conheça algumas dicas capazes de melhorar a conversão de seu site a partir do aprimoramento do design.

Dicas para melhorar a conversão de seu site a partir do design:

Call to actions

Entre as dicas para ter um design de site capaz de melhorar a conversão está o uso de CTA. Do inglês “call to actions”, a sigla remete a um convite ao usuário ou leitor a realizar alguma ação. O CTA trata-se de links indispensáveis para gerar leads (potenciais consumidores), a tornarem-se clientes.

Quem pretende ter um site que converte, precisa incluir o CTA ao design da página web. No entanto, não basta apenas usar o CTA, é importante aplicá-lo de forma estratégica que de fato atraia o usuário a realizar a ação. Isso pode ser feito, por exemplo, ao oferecer um conteúdo gratuito que permita o visitante deixar dados como nome e e-mail e, assim, a empresa continua o contato para tentar convertê-los.

Técnicas de SEO

Para quem não sabe, técnicas de SEO consistem em um conjunto de estratégias de otimização realizadas em uma página web para alcançar melhores posicionamentos em motores de busca, como o Google e o Bing, por exemplo. O design de um site precisa ser pensado considerando elementos de SEO capazes de levar a página a ter ótimos resultados. Um dos efeitos que o SEO pode levar é o aumento de visitas (tráfego) na página.

Velocidade do site

Imagine acessar um site em que os elementos demoram de carregar ou até mesmo você fica um tempo considerável para realizar determinada ação? Uma das medidas que o usuário é capaz de ter é o abandono da página. O design de site que converte é aquele com velocidade de carregamento satisfatória. É preciso pensar em um layout rápido, pensado também para o mobile.

Inclusive, um site que demora para carregar pode ter penalidade no resultado de pesquisas de sites de busca. O Google, por exemplo, estabelece diferentes critérios para mensurar experiências de busca, sendo um deles o Core Web Vitals. Tratam-se de principais métricas da web que avaliam, por exemplo, o tempo de carregamento de uma página.

Identidade visual

Você sabe qual é a importância da identidade visual? Uma delas é fazer com que uma determinada marca se diferencie das outras. Uma identidade visual agradável permite que o usuário reconheça ou faça associação da empresa a partir de cores, imagem e entre outros elementos. Portanto, o design de site que converte também deve considerar esse fator.

Experiência do usuário

Por fim, outro ponto importante para melhorar a conversão do site é pensar na experiência do usuário. Todas as dicas citadas passam pela estratégia de proporcionar ao visitante uma ótima navegação. Neste sentido, o ideal é pensar em um design amigável, layout rápido, ter informações coesas, ter um site responsivo e uma página capaz de trazer a solução que o usuário busca.