O site da sua empresa não está com bom posicionamento no Google? Existem um conjunto de fatores capazes de ajudar a melhorar o desempenho nos motores de busca. O Google está entre as páginas mais acessadas no mundo e, sem dúvidas, garantir as primeiras posições são uma oportunidade vantajosa. Por isso, conheça 5 dicas para você subir no ranking.

 

 

5 dicas para aplicar no trabalho de posicionamento no Google

 

 

 

1. Ofereça conteúdo de qualidade

 

A produção de conteúdo remete a elaboração de materiais que podem ser de vários formatos como: texto, imagem, vídeo, ebooks e entre outros. Parece até óbvio, mas é muito importante oferecer ao público um conteúdo de qualidade. Afinal, do que adianta focar na criação, se essa não é pertinente para o público-alvo? 

Outro fator importante é que no mundo da web estão disponíveis diversos materiais e uma das chances de se destacar do concorrente é por meio de conteúdos excelentes. Além do mais, o Google preocupa-se em entregar as melhores respostas nas buscas realizadas pelos usuários e, diante disso, se empenhar para elaborar materiais de qualidade é um dos requisitos básicos. 

 

 

 

2. Use as técnicas de SEO

 

É claro que a produção de conteúdo qualificado é um dos pilares importantes para melhorar o posicionamento no Google, mas existem ações capazes de impulsionar esse resultado, uma delas é o Search Engine Optimization, mais conhecido pela sigla SEO. Tratam-se de um conjunto de técnicas de otimização com a finalidade de melhorar o rankeamento em sites de busca. 

Dentro do conteúdo de SEO, uma das dicas para aplicar no trabalho de posicionamento do Google é fazer pesquisa de palavra-chave que tenha relação com o segmento da empresa. O ideal é selecionar os termos com maior número de buscas realizadas pelos usuários e, a partir disso, produzir materiais que tenham relação com a palavra-chave. As técnicas de SEO aplicam-se ainda para:

 

 

  • Título;
  • Imagem;
  • Uso de links (externos e internos);
  • Deixar o conteúdo escaneável (uso de negrito, itálico e etc.);
  • Meta description (descrição sobre o conteúdo), além de outros pontos.

 

 

 

3. Velocidade de carregamento 

 

Um dos fatores capazes de afetar uma página de ter bom posicionamento no Google remete ao carregamento lento. Como o objetivo do buscador é oferecer aos usuários os melhores resultados com maior velocidade possível, um site que demora de carregar não atende a esse requisito. 

Um site que tem carregamento lento, além de ser penalizado no rankeamento do Google é propício ao abandono do visitante. Por isso, é fundamental investir na análise de performance e otimizar a página para ser mais veloz. 

 

 

 

4. Atualização do conteúdo

 

 

 

Outra dica para aplicar no trabalho de posicionamento no Google na sua empresa é realizar atualização do site. O Googlebot, indexador do Google, a todo momento realiza buscas de URLs para indexar páginas da web. Se a página da sua empresa não tem atualização pode cair no ranking de resultados e perder lugar para outros mais atualizados. Diante disso, é essencial oferecer conteúdos de qualidade, mas também é indispensável fazer atualizações.

 

 

 

5. Google Ads

 

 

 

O Google Ads é também uma ferramenta que pode ser aplicada no trabalho de posicionamento do Google. Remete a um recurso de publicidade paga que permite o anúncio da sua empresa ser exibido na rede desse buscador. 

A vantagem é que, além de também aparecer nos resultados de pesquisa do Google, investir em anúncio no Google Ads traz resultados mais imediatos, se comparado ao SEO, por exemplo, que requer mais tempo. Em vista disso, essa opção também não pode ser desconsiderada da sua estratégia.