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O e-mail marketing para hotéis e empresas de turismo é uma ferramenta importante para gerar resultados por meio do marketing digital.

É dono de hotel, pousada ou empresa de turismo? Já considerou o e-mail marketing como recurso para atrair hóspedes, divulgar ofertas, construir relacionamentos com potenciais consumidores, torna-se referência no segmento e entre outros propósitos? Tudo isso pode ser conquistado por meio dessa estratégia de marketing digital.

O e-mail marketing é usado por organizações de diferentes segmentos, inclusive de hotelaria e turismo. Mas cada ação exige um planejamento estratégico. Entenda neste conteúdo o que é o e-mail marketing, para que serve e tipos de conteúdos que podem ser adotados em empresas deste setor.

O que é e-mail marketing e para que serve

Como o nome sugere, o e-mail marketing remete a uma estratégia digital que engloba o envio de mensagens para um determinado público. A mensagem pode incluir textos, imagens, botões de chamadas para ação (CTA) e os conteúdos podem ser de diferentes assuntos como: dicas, sugestões, descontos e entre outros. Muitas empresas utilizam ferramentas para segmentar a lista de e-mails, otimizar o envio das mensagens e ter ideia do desempenho alcançado.

Mas para que serve o e-mail marketing? Esse recurso é usado para diferentes objetivos. No caso de empresas de hotéis e turismos, por exemplo, o recurso pode ser aplicado para: promover o hotel, atrair quem abandonou a reserva no carrinho, conquistar mais hóspedes, fidelizar clientes, fechar novos pacotes de viagens e outras finalidades.

Tipo de conteúdos de e-mail marketing para hotelaria e turismo

Imagine a situação: ao abrir o e-mail, você se depara com diversas mensagens promocionais da pousada ou hotel em que ficou durante as férias. Ao passar os dias, percebe que os mesmos tipos de conteúdos continuam a lotar sua caixa de entrada. Entre as atitudes capazes de você ter estão: não abrir mais o conteúdo por já imaginar o teor da mensagem ou até marcar como lida, sem ter de fato verificado.

Quem investe em e-mail marketing para hotelaria ou outros segmentos deve considerar que, em geral, as pessoas não tratam com importância assuntos repetitivos ou até mesmo apenas promocionais. Existem diversos tipos de mensagens que podem ser utilizadas para empresas de hotelaria ou turismo. Entre elas estão:

Email de boas-vindas

 

Um tipo de conteúdo de e-mail marketing para empresa de turismo e hotelaria é desejar as boas-vindas para os hóspedes. Isso pode fazê-los se sentirem confortáveis no ambiente e gerar um olhar diferenciado sobre o serviço. No conteúdo, pode ser passado dados sobre a reserva e dicas de locais turísticos da região.

E-mail de aniversário

 

Esse tipo de conteúdo de e-mail marketing pode ser usado, não apenas para empresas de turismo, mas em diferentes tipos de segmentos. Além de parabenizar o hóspede, a estratégia pode incluir “presentes” oferecidos pelo hotel como: cupons de descontos especiais, diária como cortesia ou até ofertas exclusivas para hospedagem.

E-mail em feriados (nacionais ou regionais)

 

Outro tipo de conteúdo de e-mail marketing para hotelaria é o envio de mensagens relacionadas aos feriados. A partir da lista de e-mails você pode produzir materiais específicos sobre feriados nacionais ou regionais, sugerindo o hotel como lugar ideal para passar a data. Informações como os principais pontos turísticos ou eventos que ocorrerão no período de folga poderão ser inseridas na mensagem. É uma forma de atrair hóspedes.

Vale ressaltar, que o e-mail marketing não consiste em apenas disparar e-mails. Trata-se de um recurso importante que inclui um conjunto de ações estratégicas e pensadas para gerar respostas para os negócios. O trabalho abrange a segmentação de perfis inscritos, com o propósito do conteúdo ser o mais personalizado possível. Contar com uma agência de marketing para realizar esse serviço é necessário porque seu negócio vai ter como aliado especialistas no assunto e capazes de trazer resultados assertivos.