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O Marketing Digital é um universo de possibilidades de investimento em comunicação para uma empresa. Saber escolher qual a melhor ferramenta para utilizar em sua estratégia é a diferença entre empresas que conseguem bons resultados e as que investem, mas não chegam a alcançar avanços significativos. Um objetivo bem definido, alinhado à uma estratégia adequada faz um lead em potencial se transformar em um cliente real

Dentre tantas ferramentas, algumas acabam ficando esquecidas, é o caso do e-mail marketing. Na era das redes sociais, ainda é difícil para algumas empresas buscar possibilidades além dos famosos Instagram e Facebook. Mas conhecer outras ferramentas é fundamental para aumentar as chances de atingir o objetivo da marca. Além disso, uma estratégia de marketing digital bem construída, leva em consideração a importância da empresa estar presente em diferentes canais. Descubra agora as riquezas por trás do e-mail marketing e como utilizá-lo na sua empresa! 

 

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é o ato de utilizar a ferramenta de e-mail para gerar relacionamento entre empresa e cliente. Através do e-mail marketing é possível criar e alimentar uma base de clientes de diferentes níveis. É possível desde anunciar promoções específicas a estreitar o relacionamento com clientes antigos ou educar leads em potencial para que em um dado momento consumam seu produto e/ou serviço. Tudo irá depender da necessidade e estratégia do seu time de comunicação. 

Ao contrário do que algumas empresas pensam, o e-mail marketing não é uma ferramenta obsoleta e apenas vista como um gerador de spam de caixa de e-mail do cliente. Ele, quando usado de forma adequada, pode gerar resultados interessantes para o negócio. As redes sociais não são a única forma de se manter presente na vida do seu cliente e inovar é o segredo para não se tornar só mais uma empresa que copia ações na internet. Mas antes de começar a disparar e-mails para seus leads é necessário avaliar quais ações podem ser tomada e seguir um cronograma estruturado, tomando cuidado para não se tornar uma marca que irrita o lead com a quantidade excessiva de e-mails semanais. 

 

Utilizando o e-mail marketing de forma estratégica

Construa uma base:

O início do trabalho é construir uma base de e-mail para a sua empresa. É lá que você conseguirá filtrar os leads e saber exatamente em que fase eles estão. Existem muitas formas de construir uma base de e-mail, fuja da ideia de comprar um base pronta, elas podem apresentar e-mails que nem são úteis para a sua empresa. Prefira o trabalho mais detalhado, pois nele você terá os e-mails de quem de fato lhe deu permissão para isso. Não é nada bacana “invadir” a caixa de e-mail de um lead. Comece a partir de uma relação de confiança. 

O seu time de vendas pode lhe ajudar nesse ponto, colhendo entre os dados dos leads a informação de e-mail, juntamente com as mais comuns, como telefone e tipo de serviço que gostaria. E aqui vai uma dica valiosa para você: não peça e-mail simplesmente por pedir no formulário de contato da sua empresa. Aprenda a utilizar cada informação fornecida pelo cliente ao seu favor, isso também é estratégia! 

Tenha funis:

Nem sempre o lead que entra em contato fecha no primeiro instante, boa parte está pesquisando, ainda não está no momento ideal de compra. Mas isso não significa que você precisa se desfazer deles, o segredo está em saber nutrir o lead em um funil, conduzindo ele ao que você tanto almeja: que se torne um cliente fiel! Mas como fazer isso? Aí entra o trabalho de marketing de conteúdo. Produza conteúdos do universo da sua marca e que seja de interesse do público, aproveite a sua base para divulgar esses conteúdos. 

É importante que esse conteúdos sejam produzidos dentro de um cronograma, pois eles precisam fazer sentido. É o processo de educação do lead, por exemplo, em um dia você fala sobre “5 maneiras práticas de trocar o seu pneu”, no outro “qual a média de duração de um pneu”, seguido de “como escolher o pneu ideal para o seu carro”, e assim você estará conduzindo o lead até o dia que ele lembrará da sua empresa de peças automotivas quando precisar comprar algo para o carro. Percebe como há muito mais possibilidades no e-mail marketing? Basta alinhar com a estratégia da sua empresa. 

Estabeleça prazos: 

Outro segredo para ter sucesso na estratégia de marketing digital é saber conciliar um bom intervalo de tempo entre as comunicações com o lead. Veja bem, acreditamos que você não quer ser esquecido, mas também não quer correr o risco de se tornar cansativo ao ponto do lead apertar o temido botão de “deseja parar de receber e-mails do tipo?” Por isso, estude bem a periodicidade dos e-mails. 

Dessa forma, você não corre riscos e se mantém constante nas ações. É sempre importante pensar no equilíbrio em qualquer estratégia de marketing digital que seja. Não canse o lead, esse é um jogo de conquista, e nele não vale o 8 ou 80, é uma condução com calma, estratégia e a aplicação de técnicas que façam o lead se identificar com a sua marca, consumir, divulgar e se fidelizar à sua empresa.  

Converta o lead:

Como sinalizamos no tópico anterior, o trabalho do lead na base de e-mail é um “jogo de conquista”. E como toda conquista, o objetivo final é que a pessoa interessada corresponda os sentimentos de forma espontânea. Na estratégia de e-mail marketing, a conquista final é a conversão do lead, é quando ele para e pensa: “vou comprar nessa empresa”, é o momento que ele para de abandonar o carrinho de compras e aperta enfim o botão de “comprar”. 

É a hora que a sua estratégia concretiza em retorno financeiro, o momento mais aguardado por toda empresa que investe em comunicação. A jornada até lá não é como em um passe de mágica, é conduzida com muito trabalho, sabendo ajustar sempre que a necessidade surge, mas totalmente possível de ser concretizada com saldo positivo. Então, quem sabe esse não é o momento da sua empresa começar a utilizar o e-mail marketing de forma estratégica? O primeiro passo é começar!