Nos últimos anos, a procura pela gestão de redes sociais tem aumentado por parte de muitas empresas, sobretudo as grandes marcas. O crescimento constante das redes sociais fez com que os olhos se voltassem para as possibilidades que as ferramentas possuem de aproximar a marca ao seu cliente, além de captar novos leads. Reconhecer essa realidade já é o primeiro passo para que uma empresa utilize o Marketing nas redes sociais em função do seu negócio.

Apesar de parecer ser um trabalho sem muitos critérios e fórmulas, a gestão de redes sociais não é uma atividade que possa ser realizada sem ter como base um planejamento estratégico. Por isso, existem agências de publicidade e propaganda que já são especializadas no segmento e oferecem o serviço de gestão de redes sociais. Porém, como sempre que a demanda é grande a oferta também tende a aumentar, é preciso estar atento ao escolher uma agência que se encarregará de cuidar do marketing nas redes sociais da sua empresa.

Você pode estar se perguntando: “em uma cidade com tantas agências, qual critério posso utilizar para realizar uma boa escolha para a gestão de redes sociais da minha empresa?”. Vamos lhe passar alguns pontos que podem lhe ajudar a ter um critério de escolha mais apurado. Confira logo abaixo!

 

 

Avalie com cautela!

Sabemos que ao realizar uma pesquisa no Google, uma chuva de sites de agências aparecerá com inúmeras promessas dentro do serviço de gestão de redes sociais. Ao analisá-las, leve três pontos em consideração:

 

1. Tempo no mercado:

Que existem inúmeras agências de publicidade e propaganda novas no mercado e muito competentes no que fazem isso nós sabemos! Mas também existem profissionais que mal se especializaram e por verem o mercado crescendo para gestão de redes sociais, se propõem a realizá-lo. Não são poucos os casos de frustração contados por clientes que se decepcionaram com agências e hoje em dia possuem certa aversão a recontratem os serviços com outras. Por esse motivo, é sempre importante levar em consideração o tempo que uma empresa está no mercado, o que dizem seus clientes sobre ela, se possuem profissionais capacitados e com experiência no serviço que se propõem a prestar. Uma dica ao avaliar esse ponto em uma agência é observar se o serviço funciona para a própria empresa. Ou seja, ela faz o trabalho de marketing nas redes sociais? Analise o que ela tem feito nas redes sociais dela e se tem obtido resultado visível. Se a empresa diz prestar um serviço que não funciona para a própria, como poderá atender ao seu negócio? Esteja atento!

 

2. Equipe especializada:

É fundamental que uma empresa esteja bem organizada com relação aos seus setores. De outra forma, as obrigações se confundirão e muito certamente o cliente pagará pela falta de organização no final. Ao avaliar uma agência para a gestão de redes sociais da sua empresa, procure colher informações da empresa que demonstre se a mesma possui setores distintos e com profissionais especializados para lhe atender. Dessa maneira, você terá a segurança de estar lidado com uma equipe que saberá estruturar o melhor formato para o marketing nas redes sociais da sua empresa. Os setores básicos para que uma agência tenha organização no produto final a ser entregue ao cliente passa por algumas áreas como: atendimento, comercial, redação e criação. Fique de olho nesse ponto!

 

3. Apresentação de Planejamento Mensal:

A agência que cuidará da gestão de redes sociais da sua empresa precisa lhe manter informado sobre as ações que pretende realizar. É importante que um planejamento seja apresentado mensalmente contendo as propostas de conteúdo do mês. Além disso, é importante que a sua empresa tenha relatórios que comprovem os resultados alcançados na gestão de redes sociais do mês. Somente através de dados fornecidos pelas ferramentas, você terá uma visão clara sobre o que, de fato, está funcionando nas redes sociais da sua empresa. Não caia na besteira de não acompanhar o que está sendo pensado para o seu negócio! É obrigação da agência contratada lhe manter informado sobre as etapas de campanhas e projetos para o seu negócio. Esse terceiro ponto é fundamental no momento de escolha da empresa de comunicação que irá cuidar da imagem da sua empresa nas redes sociais.

 

 

Percebeu o quanto é importante analisar uma agência para gestão de redes sociais da sua empresa antes de sair fechando contrato com a primeira que aparece? Esperamos que esses pontos possam lhe auxiliar no momento da escolha e lhe ajudem a ter um olhar mais aguçado para essa questão. Mas agora que você já sabe, que tal compartilhar nas redes sociais para ajudar outros também? Se esse texto foi útil para você, repasse e também deixe seus comentários aqui!