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SAIBA ESCOLHER A AGÊNCIA DE GESTÃO DE REDES SOCIAIS

Nos últimos anos, a procura pela gestão de redes sociais tem aumentado por parte de muitas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. O crescimento constante das redes sociais fez com que os olhos se voltassem para as possibilidades que as ferramentas possuem de aproximar a marca ao seu cliente, além de captar novos leads. Reconhecer essa realidade já é o primeiro passo para que uma empresa utilize o marketing nas redes sociais em função do seu negócio. 

Apesar de parecer ser um trabalho sem muitos critérios e fórmulas, a gestão de redes sociais não é uma atividade que possa ser realizada sem ter como base um planejamento estratégico. Por isso, existem agências de publicidade e propaganda que já são especializadas no segmento e oferecem o serviço. Porém, como a demanda é grande, a oferta também tende a aumentar, é preciso estar atento ao escolher uma agência que se encarregará de cuidar do marketing nas redes sociais da sua empresa. 

Você pode até se questionar sobre qual critério utilizar para realizar uma boa escolha para a gestão de redes sociais da sua empresa, em um mundo cada vez mais digital. Bem, vamos te passar alguns pontos que podem te ajudar a ter um critério de escolha mais apurado. Confira logo abaixo! 

Em primeiro lugar, o processo de pesquisa para encontrar as melhores agências de gestão de redes sociais é bastante simples, mas demorado. Você deve começar com uma pesquisa on-line e, em seguida, verificar cada um dos sites das agências que aparecem nos resultados da pesquisa. Nesse processo, você encontrará vários recursos on-line que fornecem lista das principais agências do ramo. Ao passar por esses artigos, você economizará tempo, pois lerá uma breve descrição de cada uma; se alguma te interessar, aí você deverá ir mais a fundo para não ter como base apenas as avaliações de outras empresas. 

É importante analisar com cautela. Sabemos que ao realizar uma pesquisa no Google, uma chuva de sites de agências aparecerá com inúmeras promessas dentro do serviço de gestão de redes sociais, mas tenha paciência e considere esses 3 critérios:   

 

TEMPO NO MERCADO 

 

Sabemos que existem inúmeras agências de publicidade e propaganda novas no mercado e muito competentes no que fazem, mas também existem profissionais que mal se especializaram e por verem o mercado crescendo para gestão de redes sociais, passam a trabalhar no setor. Não são poucos os casos contados por clientes que se decepcionaram com agências e hoje em dia possuem certa aversão a recontratem os serviços com outras. Por esse motivo, é sempre importante levar em consideração o tempo que uma empresa está no mercado, o que dizem seus clientes sobre ela, se possuem profissionais capacitados e com experiência no serviço que se propõem a prestar.  

Uma dica ao avaliar esse ponto em uma agência é observar se o serviço funciona para a própria empresa. Ou seja, ela faz um bom trabalho de marketing nas suas próprias redes sociais? Analise o que ela tem feito e se tem obtido resultado visível. Se a empresa diz prestar um serviço que não funciona para ela mesma, como poderá atender ao seu negócio?  

Para isso, você pode analisar os números de seguidores, a taxa média de engajamento nas postagens e a frequência que isso ocorre nas redes da agência. Você também pode ter uma ideia sobre o estilo criativo dela observando o tipo de conteúdo que eles publicam nas mídias sociais. Fique atento! 

  

EQUIPE ESPECIALIZADA 

 

É fundamental que uma empresa esteja bem organizada com relação aos seus setores. De outra forma, as obrigações se confundirão e muito certamente o cliente pagará por isso no final. Ao avaliar uma agência para a gestão de redes sociais da sua empresa, procure colher informações da empresa que demonstre se a mesma possui setores distintos e com profissionais especializados para te atender.  

Dessa maneira, você terá a segurança de estar lidado com uma equipe que saberá estruturar o melhor formato para o marketing nas redes sociais da sua empresa. Os setores básicos para que uma agência tenha organização no produto final a ser entregue ao cliente passa por algumas áreas como: atendimento, comercial, redação e criação. Fique de olho nesse ponto! 

  

APRESENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO MENSAL

 

A agência que cuidará da gestão de redes sociais da sua empresa precisa te manter informado sobre as ações que pretende realizar. É importante que um planejamento seja apresentado mensalmente contendo as propostas de conteúdo do mês. Além disso, é importante que a sua empresa tenha relatórios que comprovem os resultados alcançados na gestão de redes sociais do mês.  

Somente através de dados fornecidos por essas ferramentas, que você terá uma visão clara sobre o que, de fato, está funcionando nas redes sociais da sua empresa. Não caia na besteira de não acompanhar o que está sendo pensado para o seu negócio! É obrigação da agência contratada te manter informado sobre as etapas de campanhas e projetos para a sua marca. Esse terceiro ponto é fundamental no momento de escolha da empresa de comunicação que irá cuidar da imagem da sua empresa nas redes sociais. 

Percebeu o quanto é importante analisar uma agência para gestão de redes sociais da sua empresa antes de sair fechando contrato com a primeira que aparece? Esperamos que esses pontos possam te auxiliar no momento da escolha e te ajudem a ter um olhar mais aguçado para essa questão.