Com certeza, você já deve ter ouvido falar no termo leads e como ele é importante. Mas, afinal, como podemos classificá-lo em Marketing e Vendas?

O Marketing Digital é o grande responsável pela popularização da palavra e por torná-la indispensável no meio. A partir daí, diversas empresas passaram a utilizar estratégias para atrair e se tornar relevante para os clientes em potencial, por meio de conteúdos direcionados, antes da abordagem comercial em si. 

 

O que seria um lead? 

 

De forma básica, podemos defini-lo como um indivíduo (ou organização) que demonstra ter interesse no que sua empresa vende, ao compartilhar informações de contato, como um número de telefone, e-mail ou perfis das redes sociais.  

Em outras palavras, é um indivíduo que está a seu alcance de Marketing e que interagiu com sua marca. 

Para muitas empresas permanecerem lucrativas, essa conquista de novos clientes é extremamente fundamental. Por isso, aprender a gerar leads virou sinônimo de progredir em sua carreira. Veja como funciona e por que você deve gerá-los também! 

 

Geração de leads 

 

A geração de lead se refere ao processo de transformar pessoas que estão interessadas em seu produto/serviço em clientes. 

Para que isso ocorra, são produzidos conteúdos considerados relevantes que fazem esses indivíduos optarem pela sua empresa dentre várias outras. Assim, uma relação de troca simultânea de valor é iniciada. 

Considere esses canais para uma boa geração de leads: 

 

Vantagens dos leads de Marketing 

 

Como dito antes, é uma estratégia fundamental para melhorar as vendas de uma empresa, mas por quê? 

Bem, essa tática permite que as equipes de Marketing separem os indivíduos que já mostram interesse em seus produtos, daqueles que ainda não estão familiarizados com a marca. Esse processo faz essas equipes entenderem melhor sobre seus potenciais clientes e permite que que elas saibam como agilizá-los na compra, criando informações e argumentos que são pertinentes para eles. 

Ou seja, após definir a posição dos leads no Funil de Vendas, você passa a concentrar seu investimento e Marketing em um só foco, otimizando seus esforços e obtendo o melhor retorno.  

 

Como aplicá-lo em sua empresa? 

 

  1. Identifique seu público-alvo considerando características importantes como: idade, profissão, hobbies, renda, localização etc. Os leads dentro desses dados são mais propensos a virarem clientes efetivamente; 
  2. Defina sua estratégia usando a pesquisa de mercado para ajudar a adaptá-la aos principais dados estabelecidos; 
  3. Crie conteúdos significativos, como fotos, vídeos, entrevistas, depoimentos, boletins informativos, folhetos, publicidades etc. É importante que os seus meios forneçam valor a esses clientes e promovam engajamento! 
  4. Mantenha a marca fresca na mente do público, mas não o sobrecarregue com informações. Para isso, você pode considerar criar e-mails automatizados para clientes de diferentes etapas do Funil de Marketing; 
  5. Acompanhe os dados e faça ajustes quando necessário. Não deixe de monitorar o desempenho das suas campanhas de Marketing, veja com a sua equipe para analisar a qualidade dos conteúdos que os leads estão recebendo. 

 

Leads qualificados 

 

São os clientes em potencial que demonstram um nível básico de interesse na empresa que, geralmente, os departamentos de Marketing dão maior foco. 

Sinalizaremos algumas atividades que são consideradas como sendo de leads qualificados, porque são situações onde eles se envolvem voluntariamente com a empresa: 

  • Inscrever-se para um boletim informativo; 
  • Interagir nas redes sociais; 
  • Preencher um formulário de contato; 
  • Clicar em um anúncio da internet do seu produto; 
  • Ligar para a empresa e pedir mais informações. 

Nos departamentos de Marketing é comum criar um sistema de pontuação de leads para ajudar os funcionários a determinar a qualidade de cada um. Pois, ao conhecer a qualidade, sabe-se também a probabilidade de um lead se converter a um cliente. 

 

Pontos finais 

 

Sim, a geração de leads é uma tarefa importante para a aquisição de novos clientes, mas não só isso, como também se trata de iniciar relações de longo prazo com eles.

A qualidade da presença digital da sua empresa é algo muito importante para o Marketing de Leads, já que a conscientização dos seus potenciais clientes costuma despertar no meio online. 

Por isso, invista numa boa cooperação entre os departamentos de Marketing e faça esse processo ser bem-sucedido!