A sua empresa possui uma estratégia de marketing digital própria? Uma estratégia própria é aquela construída pelo seu próprio time, seguindo as suas necessidades. É uma ação que foi estudada e pensada ponto por ponto para chegar na decisão final de investir nas ações “X”. Por que ela é importante? Porque nada mais seguro do que investir o dinheiro da sua empresa em ações estudadas previamente e que, por isso, possuem maior potencial de gerarem resultados satisfatórios.
Nos últimos anos, com uma maior divulgação do marketing digital e os seus benefícios, o mercado acabou desenvolvendo uma corrida desenfreada atrás de seguir fórmulas que dão resultados. O maior perigo desse tipo de comportamento é que não há certezas de que estratégias adotadas por marca X ou Y de fato são úteis para o seu segmento. Por mais que muitas orientações sejam válidas e métodos testados possam gerar resultados e até mesmo servirem de base para o desenvolvimento de boas estratégias, uma empresa que possui qualificação para elaborar suas próprias estratégias, certamente, será mais criativa e flexível com as alterações do mercado no universo digital. 

Mas como se tornar uma empresa assim? 

 

Criando a estratégia de marketing digital

Pode parecer complicado para uma empresa que nunca trabalhou com marketing digital, começar a elaborar uma estratégia. Por isso, é muito comum que as empresas acabem limitando o marketing digital a ideia de ter um perfil nas redes sociais, por exemplo. Sendo que, em boa parte das vezes, esse perfil é trabalhando sem nem ao menos um planejamento de gestão de redes sociais e ainda de forma totalmente orgânica. Resultado? Os clientes não chegam e a empresa passa a acreditar que o “marketing digital não funciona”.
Por isso é fundamental que a comunicação de uma empresa seja realizada por profissionais de comunicação. O que é mais seguro para o encanamento da sua residência: chamar um encanador, que estudou para realizar a função e que vai resolver o problema ou apostar no primo que viu uns vídeos na internet e vai tentar te ajudar a fazer, torcendo para que o prejuízo não seja ainda maior? Bom, acreditando que você é o tipo de leitor consciente, vamos apostar que você escolheria a primeira opção!
A comunicação do seu negócio não funciona de forma diferente. Se você precisa de algo e não possui a habilidade para realizar da melhor forma, por que não buscar o auxílio de quem consegue resolver a situação em menos tempo e com mais habilidade? Essa escolha também é estratégia! Por isso, a primeira ação a ser realizada para construir a estratégia de marketing digital da sua empresa é contratar quem é especializado em marketing digital

Você pode começar alinhando alguns pontos tais como:

Equipe especializada: pesquisando um profissional ou agência de publicidade e propaganda que cuide da comunicação e possa estudar estratégias personalizadas para o seu negócio. Dessa forma, você otimiza tempo e dinheiro, investindo da forma certa.

Objetivo claro: por mais que a sua empresa possua inúmeros objetivos, concentre-se nos cruciais e trabalhe as ações em cima deles. Independente da forma escolhida, a base é ter um objetivo claro e mensurável para nortear as campanhas de marketing digital. 

Verba disponível: estabeleça um valor mensal para investimento nessas ações. É algo que deve estar presente na planilha da sua empresa, assim como tantos outros compromissos, como um aluguel de espaço, internet e etc. 

Constância: é imprescindível a constância no investimento das estratégias. Não basta realizar apenas uma vez e esperar que os resultados permaneçam a longo prazo. A sua empresa precisa desenvolver o hábito de manter as ações de marketing.

Renovação: assim como é fundamental manter constância, é essencial também avaliar os resultados e sempre renovar as estratégias. Potencializando aquilo que deu certo e ajustando o que não apresentou resultados tão satisfatórios assim.