O gerenciamento de redes sociais requer de fato planejamento? Um dos erros principais ao gerenciar essas páginas é acreditar que apenas a publicação de conteúdo é o bastante para a empresa. Contudo, quem espera bons resultados para os negócios precisa de planejamento.

As redes sociais não devem ser pensadas apenas como ferramentas para divulgação de informações da empresa. Tratam-se de canais capazes de trazer resultados positivos como: relevância à marca e aumento do número de clientes. Por isso, separamos 5 razões para planejar antes de iniciar a gestão de rede social e como construir uma boa gestão.

 

 

 

O que é e como construir gestão de redes sociais?

 

Sabe o que é gerenciamento de redes sociais? Essa atividade consiste na reunião de ações de marketing digital para canais como: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e entre outros. O processo envolve, não apenas a publicação de conteúdo, mas abrange também a etapa de planejamento, elaboração de estratégias, monitoramento e mensuração dos resultados.

 

Para elaborar uma boa estratégia de planejamento de redes sociais é necessário definir os seguintes pontos:

 

  • Quais são os objetivos da empresa: aumentar clientes, aumentar a visibilidade e etc;
  • Quem é o meu público: entenda o perfil do público-alvo;
  • Quais canais serão utilizados: defina quais redes sociais podem ser usadas para atender os objetivos da empresa e que respondam às necessidades do público-alvo;
  • Calendário editorial: defina os dias, os horários, os tipos de postagens e de conteúdos;
  • Conteúdos: os materiais devem atender as perguntas e as necessidades do público.

 

 

 

5 razões para planejar o gerenciamento de redes sociais

 

Após entender o que é gestão de redes sociais, entenda as razões de fazer o planejamento antes de iniciar a página. 

 

 

 

  • Mais presença de marca

As redes sociais, quando bem gerenciadas, são ferramentas capazes de trazer ótimos resultados para os negócios, um deles é a potencialização da presença de marca. Se o objetivo da empresa é torná-la mais conhecida, esse trabalho pode ser realizado com ações e estratégias de gestão das páginas online. No entanto, isso requer planejamento.

 

 

 

  • Agregar valor à marca

Outra razão para planejar o gerenciamento de redes sociais é que, por meio delas, é possível agregar valor à marca. Para isso, é preciso pensar em ideias de gestão que divulgam a política e a missão da empresa. Por isso, quem deseja potencializar a conexão com os clientes deve recorrer ao planejamento.

 

 

 

  • Evitar custos desnecessários

As ações para marketing da empresa devem se realizadas de forma estratégica e, portanto, não podem ser aplicadas sem objetividade. Pois isso é capaz de provocar gastos impensados que não trazem resultados positivos para os negócios. Por essa razão, o planejamento é indispensável porque evita custos desnecessários.

 

 

 

  • Resposta certa à crise

Quem nunca teve um comentário negativo nas redes sociais? Isso está sujeito, inclusive, às empresas. Clientes podem utilizar esses canais para expor dúvidas, elogios e também reclamações. No entanto, é possível que surja uma enxurrada de críticas que torna-se uma verdadeira crise nas redes sociais.

Se esse problema acontecer, como é possível saná-lo da melhor maneira? Por meio da gestão de crise. Ações e estratégias precisam ser pensadas para esses momentos porque atitudes impensadas para solucionar podem comprometer toda a imagem da marca. Por essa razão, planejar o gerenciamento de redes sociais é o caminho ideal para dar resposta certa à crise.

 

 

 

  • Mais consumidores

Sabia que ao planejar o gerenciamento de redes sociais é possível alcançar mais “leads” (potenciais consumidores) ou até mesmo alavancar o número de consumidores do seu produto ou serviço? Tudo isso pode acontecer graças à boa gestão. Vale lembrar que essa condição também vai depender de outros fatores, um deles remete a qualidade da mercadoria.