Analisar as estratégias de marketing digital é o primeiro passo para alcançar os objetivos de uma empresa. Por isso, confira nesse artigo porque você deve acompanhar os seus resultados no ambiente digital e quais são as principais métricas que devem ser verificadas.

Graças ao marketing digital e avanço tecnológico, as marcas conseguem se comunicar com mais assertividade e interatividade com seus consumidores. Hoje é possível saber o que vem agradando ou não e assim modificar as táticas utilizadas para atender bem às expectativas do cliente.

Portanto, se você está na etapa de planejamento das suas ações, fique atento à essas informações sobre mensuração de resultados. Elas serão fundamentais para melhorar o seu alcance, engajamento e as suas estratégias de marketing digital como um todo.

 

 

 

Porque minha empresa deve acompanhar as estratégias de marketing?

 

Atualmente existe uma série de recursos nas plataformas digitais, que possibilitam acompanhar os números e avaliar as ações realizadas. Então, porque não usá-los para promover melhorias nas estratégias de marketing digital?

Uma das principais vantagens da análise dos resultados é saber se as estratégias estão tendo o efeito esperado. Ou seja, o objetivo pode ser conseguir mais seguidores, gerar mais leads ou mais procura no seu site. Existem muitos outros objetivos, por isso, essa análise irá depender do que a empresa almeja.

Sendo assim, caso eles não estejam sendo atendidos é porque você precisa modificar a sua abordagem. Ou seja, os números te indicarão o que realmente precisa ser feito. Mas lembre-se que os esforços levam tempo para serem reconhecidos, portanto, você não conseguirá resultados de um dia para o outro.

Por isso, as ferramentas digitais podem ser utilizadas para impulsionar campanhas e alcançar mais clientes para consumir o seu produto ou serviço. Basta saber utilizá-las com inteligência para obter vantagens.

Em suma, a mensuração de resultados é fundamental para empresas que desejam crescer e melhorar a sua atuação no mercado. Os investimentos serão otimizados, além de garantir o aumento dos custos, reduzir as chances de falhas e melhorar as estratégias de marketing digital.

 

 

 

Quais os principais indicadores de Marketing digital?

 

Para mensurar os resultados das suas estratégias de marketing digital é fundamental conhecer os indicadores de sucesso. Essas métricas são importantes para saber se os principais objetivos estão sendo alcançados, descobrir qual a taxa de conversão, o número de visitantes, ticket médio, etc. Portanto, conheça algumas das principais métricas.

 

 

1. Roi

Esse é o índice de retorno sobre o investimento, utilizado pelo marketing digital para mensurar o quanto as empresas vem gastando com campanha. A partir daí, também são avaliados se os resultados estabelecidos nas estratégias de marketing digital estão sendo alcançados.

A métrica do ROI deve ser acompanhada criteriosamente, para saber o quanto a empresa alcançou. Vale salientar que ela não é realizada apenas no ambiente online, mas também em qualquer outro investimento offline.

Para garantir que esse cálculo foi bem feito, deve-se somar as vendas juntamente com o caixa e subtrair o valor gasto com campanhas. Assim, será possível saber as fontes de lucro, canais de comunicação mais eficientes e fontes com resultados mais benéficos. Se você já trabalha com metas e planejamento de marketing, provavelmente esse segundo indicador que falaremos seja mais familiar.

 

 

2. Taxa de Conversão

Já essa taxa é útil para calcular o resultado das vendas. Ela é utilizada na medição de acessos, cliques, cadastro de newsletter, vendas, download de material, entre outros.

É muito importante que a empresa conheça a quantidade de vendas a partir da implementação de certas estratégias de marketing digital. Isso porque é a partir dessa taxa que encontram-se as falhas os acertos e falhas de todo o processo a fim de melhorar os valores. Por isso, para calculá-la, deve-se dividir as conversões pela quantidade de visitantes.

 

 

3. Taxa de Rejeição

Em seguida, através da taxa de rejeição é medida a porcentagem de pessoas que deixaram um site ou blog no minuto seguinte em que o acessaram. Ou seja, todas as vezes em que o usuário fecha a página, clica num link que o direciona a outro site ou clica no botão de voltar é contabilizado.

Essa métrica é fundamental pois indica que o seu site pode ter uma má usabilidade ou até mesmo problemas no seu conteúdo. Outrossim, o layout dele também pode ser pouco interessante para o visitante.

Sendo assim, a empresa poderá se antecipar a esses problemas e criar um site que seja mais atrativo. Por isso é muito importante que você contrate uma empresa de marketing que esteja atenta a esses detalhes e cuide do seu site.

 

 

4. CAC

Por fim, o CAC calcula a quantidade de clientes que foram gerados a partir de determinadas estratégias de marketing digital da empresa. Por isso, é levado em consideração o custo com investimentos e o número de vendas realizadas.

 

 

 

Como fazer a mensuração dos resultados?

 

Agora que você já conhece os principais indicadores de sucesso de uma empresa no ambiente digital, saiba como é possível descobrir esses dados. Por exemplo, a ferramenta Google Analytics permite que a marca tenha em mãos relatórios de desempenho e números fundamentais para as estratégias de marketing digital, como a taxa de conversão.

Outro mecanismo é o Google Trends, que é focado mais nas palavras chaves mais utilizadas no momento. Ele não é direcionado para o desempenho das páginas e sim para as tendências do momento nesse motor de busca.

Além disso, o Facebook Analytic também é uma ótima ferramenta para analisar os dados do Facebook. Essa mídia acompanha os conteúdos postados e a forma como o usuário se comporta diante dele. Por fim, essa ferramenta é fundamental para descobrir quais são os comportamentos do consumidor quando entra em contato com um determinado assunto de interesse.

Se sua empresa ainda não se preocupa com a mensuração das estratégias de marketing digital, essa é a hora de colocar em prática os seus objetivos. Por isso, contrate uma agência de publicidade para te ajudar a implementar um plano de ação para a sua marca e assim atingir resultados mais assertivos.