Estratégias ATL são adotadas em planos de marketing e publicidade que utilizam os meios de comunicação que abrange uma grande quantidade de pessoas.

Marketing ATL: sabe o que é e como isso pode ajudar a sua empresa crescer? Essa ferramenta é utilizada por diversos empresários que buscam resultados por meio de publicidade veiculada em meios clássicos de informação. Trata-se de um recurso essencial e capaz de trazer diferentes benefícios aos negócios. Além de ajudar a conquistar mais consumidores, essa estratégia é capaz de potencializar uma marca. Se para você ATL ainda é um assunto desconhecido ou tem dúvidas se deve utilizá-lo, explicamos mais a definição, para que serve e  razões para aplicar a estratégia para o marketing e propaganda da sua empresa.

Afinal, o que é a ATL?

A ATL está presente no nosso cotidiano e é muito provável que em algum momento você já tenha sido comovido por essa estratégia. Oriundo do inglês: “Above The Line”, a sigla significa: “Acima da Linha”. Remete às ações de marketing e de publicidades que têm como principal característica a dimensão do alcance, neste caso, o foco é atingir a maior quantidade de pessoas possíveis.

Marketing ATL, portanto, consiste em uma ação direcionada a um público massivo. Em função dessa característica, o plano de segmentação da mensagem, isto é, a especificação dos perfis do público-alvo que espera-se atingir, não é levado em consideração. Os meios de comunicação clássicos, como rádio e TV, por exemplo, estão entre as principais mídias tradicionais para transmitir esse tipo de conteúdo publicitário.

Como a ATL pode ajudar sua empresa a crescer?

 

  • Alcance de um grande número de pessoas

Meios de comunicação de massa são caracterizados por transmitirem informações, de forma simultânea, a um grande número de indivíduos. Entre os exemplos dessa mídia, além de televisão e rádio, estão ainda os sites de notícias, jornais e revistas. A ATL pode ajudar a empresa a crescer a partir do momento em que usa os meios massivos para atingir diversas pessoas que podem se tornar consumidores do que você oferece.

 

  • Confiança do público

As publicidades veiculadas em mídias tradicionais são influentes e podem gerar resultados positivos às organizações. Em geral, o público tem segurança quanto às mensagens transmitidas por esses meios. Por isso, as estratégias ATL também são capazes de auxiliar no estabelecimento de uma relação de confiança entre a empresa e os usuários e, com isso, gerar mais clientes.

 

  • Ligação com o público

Comprar um produto ou contratar um serviço vai muito além da ideia de apenas adquiri-lo. Pontos como credibilidade, confiança e relacionamento também influenciam na decisão de compra. Um dos fatores que o marketing ATL pode ajudar a empresa a atingir mais clientes diz respeito à ligação que é capaz de estabelecer com os potenciais consumidores, por meio de uma mensagem direta e em menor tempo.

Devo usar o marketing ATL na minha empresa?

 

Quem pretende obter resultados nos negócios por meio de investimento em publicidade e marketing pode ter dúvidas se ATL é uma estratégia que traz retorno. Trata-se de um recurso bastante importante para a empresa e, quando aplicado com base em um plano, é capaz de trazer diferentes resultados positivos.

Mas antes de investir no marketing ATL é importante observar quais são as metas que a organização quer alcançar, além de analisar o valor a ser investido. Outro ponto indispensável é observar qual é o perfil do público-alvo. Neste caso, uma das perguntas que deve ser feita é: “o consumidor que pretendo alcançar costuma acompanhar o meio massivo que quero usar?”.