Quais são as principais formas de propaganda? Existem diversos formatos que podem ser explorados online e offline para divulgar os negócios. Mas antes de optar pela primeira que conhece, é importante entender as opções disponíveis e como aplicá-las.

A propaganda é uma das alternativas mais eficazes para aumentar o número de clientes, mas é preciso escolher aquela que encaixa-se com os negócios e ajude a atingir as necessidades empresariais. Afinal, o objetivo é conseguir bons resultados e não perder investimentos. Por isso, confira a lista com 6 formas de propaganda. 

 

As principais formas de propaganda

  • Vídeo 

Recurso audiovisual bastante utilizado, o vídeo é, sem dúvidas, uma das principais formas de propaganda. Para elaborar um conteúdo atraente é importante garantir a qualidade do material, bem como expor os detalhes e o funcionamento do produto ou serviço e apresentá-lo como solução para o público-alvo.

 

  • Podcasts

O podcast é um recurso multimídia utilizado, por exemplo, para expressar ideias e opiniões sobre vários assuntos ou ainda para fazer seleções de músicas. Esse formato também está cada vez mais presente nas formas de divulgação e por isso, deve ser pensado como alternativa de propaganda.

 

  • Banner

Entre os mais conhecidos formas de fazer propaganda está o banner. Utilizado para anúncio de produto ou serviço, esse material pode ser aplicado tanto para anúncio online, quanto offline. Na internet, em geral, quando o público clica no banner, esse tem o papel de direcioná-lo às ofertas.

O banner físico pode ter vários tamanhos e, em geral, são expostos em ambientes estratégicos onde o público-alvo possa visualizá-lo. Já o banner digital pode ser usado em sites especializados em campanhas de display como Google Ads, ou até mesmo em páginas de programas de afiliados. Independente se online ou offline, é importante que a peça seja atraente, com recursos gráficos capazes de chamar a atenção do consumidor. 

 

  • Comerciais em rádio e TV

Canais tradicionais, rádio e TV estão entre os veículos de comunicação mais conhecidas. Em meio a vários recursos de divulgação disponíveis, principalmente, no ambiente online, optar por comerciais em TV e rádio pode gerar a dúvida se ainda vale a pena ou é ideal para os negócios.

Assim como qualquer outros veículos, entender se vale a pena ou não usar propaganda em TV ou rádio, vai depender das estratégias, investimentos, público-alvo e dos objetivos empresariais. Entretanto, tratam-se ainda de canais essenciais para a publicidade. 

 

  • Publicidade por correio eletrônico

Conhece o e-mail marketing? Diferente de spam, mensagens com conteúdo publicitário não solicitado pelo usuário, o e-mail marketing é enviado para quem tem interesse no conteúdo, além de disponibilizar ao usuário, a opção de cancelar o recebimento em qualquer instante.

O e-mail marketing pode ser usado para divulgar ofertas, manter a comunicação e fortalecer o relacionamento com o cliente. Isso é feito por meio de disparos de mensagens para o endereço autorizado pelo consumidor. Além de propaganda de ofertas e promoções, esse formato também é ideal para comunicar avisos, dicas, conteúdos de interesse do público e entre outros. 

  • Flyer

E, para finalizar a lista de formas de propaganda, há também o flyer. Esse material diferencia-se de panfletos em função do tamanho, acabamento e trabalho visual. Ele pode ser utilizado para divulgação de eventos, promoções, ofertas, marca e entre outras finalidades.