Criar conteúdos para redes sociais como estratégia de marketing requer dedicação, cuidado e, principalmente, um plano. Pois, usar essas plataformas vai além de apenas “postar mensagens”. Trata-se de um mecanismo capaz de gerar engajamento do público, converter potenciais clientes, além de ser um canal de relacionamento com o consumidor.

As redes sociais também são mecanismos de fortalecimento da marca, por isso é preciso saber como utilizá-las. Conheça algumas dicas de formatos de conteúdo para essas plataformas que são importantes na estratégia de marketing.

 

 

 

Conheça 5 formatos de conteúdos para redes sociais

 

 

Vídeo

 

O vídeo é um formato de conteúdo para redes sociais mais dinâmico, por trabalhar de forma simultânea a visão e a audição. Além disso, esse formato é eficaz porque pode ser adaptado a diferentes dispositivos, além de permitir a transmissão de informações de forma mais resumida e concisa.  

 

 

Blog post

 

O blog post é um dos formatos de conteúdo para redes sociais mais conhecido. A ideia desse material é criar conteúdos que ensinam algo, mas pode ainda ser usado para informar ou abordar assuntos que chamem a atenção do público. Em geral, o blog post é orientado para aumentar a visibilidade do blog ou também para atrair mais pessoas interessadas nos produtos ou serviços (leads). 

 

 

Meme

 

O meme também é um formato de conteúdo que pode ser utilizado nas redes sociais da empresa. Ele é capaz de atrair mais seguidores para a página por meio da diversão. Embora mais simples que os demais formatos, o meme é uma ferramenta do marketing visual que ajuda na participação do público com a página.

 

 

Gif animado

 

Os gifs animados, sem dúvidas, também estão entre os formatos de conteúdos para redes sociais mais divertidos. Assim como o meme, eles também são utilizados para despertarem o humor, a identificação com a marca e o engajamento do público. A diferença, no entanto, é que não é apenas uma imagem, mas um conjunto delas que trazem movimento, ou seja, “animação”. 

 

 

Áudio Posts

 

Assim como o blog post, o áudio post é um formato que transmite conteúdos, mas é disponibilizado em áudio. Nesse material é utilizado um narrador real, ou seja, não são usadas vozes robôs para a locução. 

 

 

 

 

Como gerar conteúdos para redes sociais sem ser repetitivo

 

“O que eu devo postar?”. Essa pode ser uma das dificuldades na hora de alimentar as redes sociais. A verdade é que existem muitos tipos de posts utilizados na estratégia de marketing. O objetivo é tornar a página diversificada e, com isso, evitar que seja um meio de “panfletagem virtual”.  Nesse sentido, podem ser utilizados:

 

 

Mensagens humanizadas

 

A ideia é trazer proximidade entre o público e a marca por meio da relação emocional. Nesse tipo de post podem ser feitos conteúdos sobre celebrações específicas como: dia das mães, natal, páscoa, dia dos namorados e entre outras comemorações marcantes. Mas vale lembrar que é importante abordar temas que não fujam do nicho.

É possível ainda aproveitar datas memoráveis ou feriados para produzir posts de conscientização. Um exemplo: 20 de dezembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Os posts nessa data podem conter assuntos sobre o combate ao racismo. Vale também para outros assuntos importantes. 

 

 

Posts instrutivos

 

A web está recheada de pessoas que buscam solucionar os seus problemas. Para alavancar a página, uma estratégia é a criação de posts que trazem respostas para essas perguntas. Para isso, pode ser feito conteúdos instrutivos. 

 

 

E então, gostou das dicas? Se mesmo com essas dicas você ainda sentir dificuldade na produção de conteúdo para redes sociais da sua empresa, que tal contar com uma ajuda da nossa equipe de especialistas?