Ao fazer o gerenciamento de rede social da sua empresa, você já notou alguma vez que o público-alvo diminuiu a interação com os conteúdos? Ou até mesmo, percebeu que o envolvimento dos seguidores não fluiu? Isso pode ser resultado de um conjunto de ações (ou falta delas) capazes de prejudicar o engajamento com a sua página. Por isso, separamos dicas de como melhorar essa métrica e trazer resultados mais assertivos aos negócios. Ou você pode ver também como funciona uma agência de mídias sociais na prática.

 

Afinal, o que quer dizer engajamento?

Se você está entre as pessoas que buscam informações sobre gerenciamento de rede social para obter mais resultados para os negócios é possível ter se deparado várias vezes com o termo “engajamento”. Com toda certeza pode ter escutado falar da importância dessa métrica. Mas, afinal, o que quer dizer engajamento?

Quando o termo engajamento está associado a internet ou, em específico, as redes sociais significa a interação voluntária do público com a(s) páginas(s). Curtir, compartilhar, comentar, recomendar, por vontade própria, a rede social para outras pessoas são indicativos de engajamento do público com a empresa por meio desses canais.

Para que o engajamento seja positivo é necessário utilizar estratégias para provocar a interação com o público. Essas ações podem variar a depender do público e do objetivo. Mas é importante, por exemplo, demonstrar proximidade e preocupação com a audiência.

 

Gerenciamento de rede social: ações para melhorar o engajamento

Não há uma fórmula pronta que indique como obter uma audiência 100% engajada. No entanto, existem estratégias capazes de aumentar essa métrica, entre elas estão:

 

Entenda quem é o público-alvo

O gerenciamento de rede social com resultados mais assertivos requer, antes de tudo, conhecer o público-alvo. É indispensável entender qual a necessidade dos clientes ou consumidores em potencial. Afinal, como é possível obter interação com conteúdos que não interessam?

Entender a dor do público-alvo, o comportamento, bem como dados sobre: gênero, idade, objetivos, além de outras informações, ajudam obter conhecimento para produzir conteúdos e mensagens capazes de despertar uma interação maior com público. 

 

Planejamento de conteúdo

Além de entender quem é o seu público-alvo, para um gerenciamento de rede social eficaz é preciso fazer o planejamento de conteúdo. Ele não deve ser elaborado de maneira aleatória apenas com a finalidade de ter algo publicado na página. 

Ao saber do comportamento do consumidor, entre outros dados, pare para pensar em temas que você acredita ser importante à sua audiência conhecer. Além disso, elabore um calendário editorial sobre conteúdos que serão produzidos, pois vai ajudar na organização dos posts e evitar repetições.

 

Interação com o seu público

Se você quer que o público-alvo tenha mais engajamento com a sua marca é preciso também buscar a interação com ele. Apesar de parecer óbvio, é necessário destacar a importância de não ficar esperando apenas a ação do outro lado. Por isso, responda comentários nas postagens, interaja com os usuários e fomente discussões.

 

Presença constante nas redes sociais é necessário

Outro fator importante para ajudar a potencializar o engajamento com o público é garantir a presença nas redes sociais. Não adianta criar conteúdos e interagir sem ter uma regularidade, isso pode trazer a ideia de “perfil abandonado” e até mesmo provocar o afastamento do público. Além do algoritmo está atento a essa constância e acabar entregando mais o seu conteúdo quando percebe que você se passa mais tempo na rede. 

Esperamos que essas dicas possam auxiliar o seu negócio a melhorar o engajamento nas redes sociais!