Agência de Gestão de Rede Social

Durante o crescimento do mundo virtual, a gestão de rede social se tornou cada vez mais fundamental na estratégia de marketing digital das empresas.

As redes sociais, além de aumentarem a visibilidade do seu negócio e, consequentemente, o reconhecimento da sua marca, também representam um ambiente de relacionamento com os seus clientes em potencial. Através da gestão de redes sociais, é possível estreitar ainda mais a confiança de quem já conhece sua marca e apresentá-la à novos consumidores.

Ainda que a sua empresa não se faça presente nesse meio, alguém provavelmente já a pesquisou em alguma rede social.

Por isso, é tão importante que você chegue antes e tenha uma estrutura planejada para interagir com o seu público-alvo e fazer negócios. Confira, a seguir, o que é gestão de rede social!

  

o que é gestão de rede social? 

  

A gestão de rede social perpassa por várias etapas. No entanto, podemos resumi-la como um planejamento de ações para aprimorar e tornar a dinâmica das redes sociais mais bem organizada, garantindo que sejam gerados resultados para as empresas.

Algumas das etapas que envolvem a gestão de rede social é a definição do objetivo que se pretende atingir através dela (como vender mais, aumentar o engajamento, entre outras metas). A partir disso, uma estratégia é construída e todas as publicações e demais ações que forem realizadas, serão pautadas sob esse objetivo.  

É preciso reforçar que uma empresa responsável pela gestão de redes sociais vai muito além de criar posts. Uma boa gestão de rede social envolve um planejamento estratégico e a análise dos resultados. Pois são eles que irão nortear as demais ações nas redes.

Por conta disso, para que todas essas etapas sejam executadas de forma correta é importante ter um profissional que tenha habilidades suficientes para fazer com que o objetivo, definido no início do planejamento, seja alcançado.

Então, se você deseja uma gestão de rede social profissional e assertiva, é preciso investir numa agência de gestão de redes sociais. Dessa forma, será possível enxergar a evolução da sua empresa. A agência irá te auxiliar na criação dos perfis, páginas e quais redes sociais se adaptam melhor ao seu negócio.

   

Quais redes sociais são mais rentáveis? 

   

Talvez ainda esteja se perguntando: será que a ideia de investir em gestão de rede social é interessante? Se sim, por onde devo começar?  A primeira etapa é decidir em quais redes sociais são interessantes para o seu negócio.

Algumas redes sociais, como o Instagram – que possui um maior público e tem se tornado uma das principais redes nos últimos anos – demanda que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, esteja em dia com as postagens.  Exigindo assim, uma frequência de posts onde uma boa gestão de redes sociais costuma se responsabilizar.

Saber onde está o seu potencial cliente, e criar um perfil na rede onde se concentram mais consumidores, é uma das primeiras estratégias da gestão de rede social.

   

Como montar uma estratégia de gestão de redes sociais? 

  

Quando não se tem uma estratégia bem-definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não saberá o que fazer com ele. Parece exagero? Bem, a gestão de rede social não é tão fácil quanto parece ser. É exatamente por pensarem assim que muitas empresas erram e acabam não enxergando a importância desse investimento.

Por esse motivo, o ideal é buscar por uma empresa de gestão de rede social, pois, atualmente, as redes sociais são uma parte fundamental no marketing digital.  

Quando pensamos em pôr em prática a gestão de rede social, deve-se analisar, em primeiro lugar, o objetivo da empresa nas redes sociais, pois é ele que irá revelar a curto, a médio e a longo prazo se as estratégias adotadas estão corretas.

Existem vários objetivos que podem estar ligados diretamente à estratégia da gestão de redes sociais. Como por exemplo:  

  • Divulgação da marca;  
  • Possuir mais canais de comunicação com os clientes;  
  • Criar uma comunidade para a sua empresa;  
  • Educação por meio da divulgação de conteúdo;  
  • Vendas.  

Exatamente por isso é tão importante que você escolha um objetivo para a sua estratégia, e este deve estar ligado com o momento que sua empresa está vivendo. Será muito melhor focar em um objetivo, alcançá-lo e partir para outro, do que focar em vários e acabar se perdendo entre as metas.  

E o mais importante: a estratégia adotada pode variar conforme o tempo. Se você verificar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo será o foco em vendas.  

Outra pergunta que você pode ter é sobre qual tipo de conteúdo postar e em qual frequência. Bem, temos uma resposta simples e direta: isso depende exclusivamente do seu planejamento traçado junto a uma empresa de gestão de rede social.

Ou seja, isso vai depender muito do público-alvo que o seu produto ou serviço tem. Por exemplo, se for focado na clientela mais jovem, talvez seja uma boa ideia fazer vídeos mais curtos usando hits musicais. Lembrando que independente da idade média do público, é de extrema importância manter uma frequência de postagem.

 

Quanto custa a gestão de redes sociais?

 

O que você precisar saber, em primeiro lugar, é que há duas formas muito conhecidas de se firmar uma parceria: com os pacotes de postagens e contratando uma agência de marketing digital.

Sem arriscar, podemos dizer que os pacotes mais comuns são, principalmente, aqueles que agregam quantidades de postagens, como 10 ou 20, podendo chegar a até 30, e equivalendo a uma postagem por dia em um mês. O valor desse modelo de gerenciamento está entre R$ 300 e R$ 600 reais.

O benefício de obter um pacote de gestão de redes sociais é que, como empresário, você já possui um certo conhecimento na área de marketing digital e, dessa forma, pode contratar um profissional apenas para colocar sua estratégia em prática.

Porém, o malefício desses pacotes envolve pessoas que não são especialistas na área e acabam gastando muito dinheiro sem ter um retorno financeiro, ao mesmo tempo que não entendem a comunicação do mercado.

Agências de marketing digital podem sim fazer esses pacotes, mas não são a melhor opção. Na verdade, firmar um contrato sólido com uma agência pode ser muito mais proveitoso para a sua empresa. Afinal, ela tem mais domínio com as ferramentas digitais necessárias para o seu negócio. Uma agência sabe como manejar as campanhas orgânicas e as patrocinadas, enquanto ela te faz entender que sua marca não vai crescer sem o auxílio de anúncios.

Sendo assim, você terá um planejamento estratégico, objetivos preestabelecidos e ações patrocinadas vindos de uma organização experiente no ramo e entende muito bem como funciona o mercado digital.

Se por acaso se interessou, contratar uma agência de gestão de rede social está na faixa dos 1200 a 1800 reais.

  

Como está sendo a gestão de rede social na atualidade? 

 

As redes sociais estão mudando constantemente. E o ritmo que elas se desenvolvem, ganham novas políticas e comportamentos no ambiente virtual. Dessa forma, as empresas precisam estar atentas, caso contrário, ficarão para trás.

Novas redes são criadas a todo momento, “forçando” os usuários a migrarem para elas. Estar atento é a chave para não deixar de aproveitar as oportunidades!  

Um exemplo claro desse comportamento foi a chegada do TikTok, fazendo com que o próprio Instagram precisasse adicionar novas ferramentas na sua rede, se assemelhando com o que era ofertado pela rede vizinha. O motivo? Evitar que os seguidores migrem para a outra plataforma e acabem esquecendo do Instagram, o que aconteceu um pouco com o Facebook há alguns anos.

Realizar uma boa gestão de rede social também implica em estar por dentro de todas essas nuances que ocorrem dentro das redes sociais.   

Essa evolução digital dentro de poucos anos se deve também à pandemia de COVID-19. Por conta do isolamento, as redes sociais foram a única forma de manter as pessoas conectadas. Porém, essa onipresença de informações pessimistas sobre a pandemia e as taxas de mortalidade nos feeds de notícias exacerbou afetou a saúde mental de milhares de brasileiros.

Com isso, as pessoas utilizaram as redes sociais de forma atrativa e descontraída, ajudando-as a superar algumas dificuldades e traumas do mundo virtual na época. Em outras palavras, as mídias sociais demonstram ter uma grande acessibilidade de informações, cabe ao usuário saber usar essa vantagem.

Mediante a esta situação, as agências de publicidade e propaganda têm crescido bastante na área de gestão de redes sociais, contratando profissionais capacitados com o objetivo de criar estratégias, cronogramas, insights e desenvolver relatórios que revelem o quanto a empresa tem crescido no meio digital.

Devida à grande demanda gerada pós-pandemia, as empresas estão optando por contratar uma agência de gestão de rede social para organizar a gestão e produção de conteúdo da sua empresa, se tornando uma ótima saída se você ainda não possui um departamento de marketing específico para fazer esse gerenciamento.  

Contratar uma agência com o objetivo de fazer a gestão de rede social é um investimento necessário para a sua empresa. As agências, no primeiro contato, realizam um estudo para conhecer a sua marca e saber precisamente como investir nas redes sociais para atrair o seu público-alvo!