A gestão de rede social tem se tornado parte da estratégia de marketing digital das empresas. E ainda que a sua empresa ainda não se faça presente nesse meio, muito provavelmente, alguém já pesquisou por ela lá. Por isso é tão importante que você chegue antes e tenha uma estrutura interessante para interagir com o seu público e também fazer negócios.
As redes sociais além de aumentarem a visibilidade do seu negócio e, posteriormente, reconhecimento da marca, também é um lugar para estar mais próximo dos seus leads e estreitar ainda mais a confiança de quem já lhe conhece.

 

Mas afinal o que é Gestão de Rede Social?

Gestão de rede social compreende várias etapas. No entanto, podemos descrevê-la como o planejamento de ações para aprimorar e tornar a dinâmica da rede s melhor organizada, garantindo que sejam gerados resultados para as empresas que delas se utilizam. Algumas das etapas que envolvem o gerenciamento de redes sociais é a definição do objetivo que se pretende atingir através dela. A partir disso, uma estratégia é construída e todas as publicações e demais ações que forem realizadas, serão pautadas sob esse objetivo.
No entanto, uma etapa fundamental em todo esse processo é a mensuração dos resultados gerados. Pois são eles que irão nortear as demais ações das redes. Dentro disso, para que todas essas etapas sejam executadas de forma correta é importante ter um profissional que tenha habilidades suficientes para fazer com que o objetivo, definido lá no início, seja alcançado. Por isso, se você deseja uma gestão de rede social profissional e assertiva, contrate profissionais da área para realizarem o trabalho.

 

Quais são as redes sociais mais visualizadas?

Será que a ideia de investir em gestão de rede social é interessante? Por onde devo começar?
A primeira etapa é decidir em quais redes sociais é interessante para o seu negócio estar presente. Determinadas redes sociais, como o Instagram – que possui um maior público e tem se tornado uma das principais redes nos últimos anos – demanda que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, esteja presente. Por fim, o objetivo é saber onde está o seu cliente, e criando um perfil pode ser uma das formas de descobrir isso. Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir ter bons resultados para a sua empresa são muito maiores.

 

Como montar a minha estratégia nas mídias sociais?

Aqui está o diferencial: quando não se tem uma estratégia bem-definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais, mas não saberá o que fazer com ele. É nesse momento que muitas empresas erram e acabam não enxergando a importância desse investimento. É de extrema importância determinar qual o objetivo da empresa em estar presente nas redes sociais, pois é ele que irá revelar a curto, médio e longo prazo, se as estratégias adotadas estão corretas.
Existem vários objetivos que podem estar ligados diretamente à sua estratégia. Como por exemplo:
  • Divulgação da marca;
  • Possuir mais um canal de comunicação com os clientes;
  • Criar uma comunidade para a sua empresa;
  • Educação por meio da divulgação de conteúdo;
  • Vendas;
  • Entre outros

Exatamente por isso é tão importante que você escolha somente um objetivo para a sua estratégia, e este deve estar ligado com o momento que sua empresa está vivendo. Pois será muito melhor focar em um objetivo, alcançá-lo e partir para outro, do que focar em vários e acabar se perdendo na estratégia.

E o mais importante: a estratégia adotada pode variar conforme o tempo. Se você verificar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.

 

Como está sendo utilizada atualmente?

As redes sociais estão mudando constantemente. E o ritmo que elas se desenvolvem, ganham novas políticas e comportamentos As empresas precisam estar atentas, caso contrário, ficarão para trás. Além disso, novas redes são criadas a todo momento, “forçando” os usuários a acabar migrando para elas. Estar atento é a chave para não deixar de aproveitar as oportunidades.
Um exemplo claro desse comportamento foi a chegada do Tik Tok, que fez com que o próprio Instagram precisasse adicionar novas ferramentas na sua rede, se assemelhando com o que era ofertado pela rede vizinha. O motivo? Evitar que os seguidores migrem para a outra plataforma e acabem esquecendo do Instagram, o que aconteceu com o Facebook há alguns anos atrás. Ter uma boa gestão de redes sociais também implica estar por dentro de todas essas nuances que ocorrem dentro das redes sociais.

 

Com a grande demanda dessa área, o que devemos fazer?

Mediante a esta situação, as agências de publicidade e propaganda têm crescido bastante na área de gestão de redes sociais, contratando profissionais capacitados com o objetivo de criar estratégias, cronogramas, métricas e desenvolver relatórios que, de fato, revelem o quanto a empresa tem crescido naquele meio digital. Devida à grande demanda gerada, as empresas estão optando por contratar uma agência de mídias sociais para organizar a gestão das redes sociais da sua empresa, se tornando uma ótima saída se você ainda não possui um departamento de marketing especifico para fazer esse gerenciamento.
Contratar uma agência com o objetivo de fazer a gestão de redes sociais é um investimento para a sua empresa. As agências de primeiro momento realizam um estudo para conhecer a sua marca e saber precisamente como investir nas redes sociais para atrair o melhor público para você.
A Factor Comunicação é uma agência de gestão de redes sociais que apresenta todos esses benefícios, que tem como foco principal gerar resultados para todos os seus clientes. Compreendemos que a comunicação evolui sempre e, por isso, é importante ter novas abordagens a todo o tempo, apresentando para os clientes conhecimentos variados de mercado para entender, de fato, o público-alvo.
O objetivo da Factor é apresentar satisfação e credibilidade para todos os seus clientes, tornando a capacitação em redes sociais um diferencial. Sua empresa carece de estar online, mas necessita fazer isso da maneira correta, contratando profissionais capacitados para que tenha o melhor resultado possível.