Quem não quer aprender o segredo daquele perfil de marca famosa que gera engajamento e coleciona inúmeros seguidores nas redes sociais? Muitas marcas acabam construindo uma linguagem que a torna um verdadeiro case de sucesso no que diz respeito à gestão de redes sociais. O que leva muitos empresários a se questionarem o que poderiam fazer de semelhante para que as redes sociais da sua empresa também conseguissem o feito de ter uma gestão que gera resultado.

No universo da gestão de redes sociais há muito mais trabalho por trás dos perfis, likes e compartilhamentos do que se possa imaginar. Todo mundo quer a receita do bolo, porém o que muitos não sabem é que não há um manual pronto e exclusivo de como realizar a melhor gestão de redes sociais para uma empresa. A realidade é que cada empresa possui uma particularidade e um público específico, por esse motivo, nem todos os manuais que prometem milagres vão funcionar de imediato na sua empresa.

Porém, para facilitar o seu entendimento nessa área, nós trouxemos nesse texto algumas dicas que são a base de um planejamento de gestão. Vamos então descobrir quais são as dicas que podem tornar as redes sociais da sua empresa um sucesso!

 

 

Prontos? Vamos às dicas!

 

Conhecendo o meu público: no campo das redes sociais não há como trabalhar em cima de “achismos”. Por isso, antes mesmo de sair criando perfis para a sua empresa, o primeiro passo a ser adotado é buscar conhecer a sua persona, o público para o qual vai gerar conteúdo. É necessário conhecer a fundo o público do seu negócio. Qual a faixa etária deles? Quais as suas necessidades? Com que passam mais tempo nas suas redes sociais? A partir dessa pesquisa, torna-se possível começar a pensar em possibilidades de atingir esse público com base no seu interesse de notícia. Conhecimento de público é a peça chave em um plano de gestão de redes sociais.

 

Estudando o segmento: agora que você já conhece o seu público é hora de estudar seus “vizinhos”! Isso mesmo, não basta saber para quem está falando, é necessário saber o que outras empresas também têm falado para esse público. Muito possivelmente o seu público siga marcas semelhantes a sua e interaja com elas. Observar esse comportamento é importante para a gestão de redes sociais da sua empresa. Estudar o segmento em que o seu negócio está inserido, além de render conhecimento para a produção de conteúdo, lhe deixa atento (a) ao que está acontecendo ao seu redor. Resumindo: aprenda com a concorrência! Vale lembrar que aprender não é COPIAR o que outras empresas fazem.

 

Planejamento de Postagem: não existe gestão de redes sociais sem um planejamento de postagem. Agora que você já conhece o seu público, os seus concorrentes e como o seu segmento se comporta nas redes sociais é hora de estabelecer um plano para as suas postagens. Organização é fundamental, por isso, fazer um planejamento mensal e com antecedência lhe possibilitará um bom fluxo de postagens. Nas redes sociais estar presente vai além de apenas possuir um perfil, é necessário levar conteúdo de qualidade e com frequência para os seus seguidores.

 

Monitoramento: a partir do momento em que o perfil da sua empresa estiver ativo nas redes sociais, será necessário que haja um monitoramento diário. O próprio Facebook traz algumas métricas nas quais você pode analisar de que modo anda o seu engajamento. As postagens que tiveram maiores alcances, o número de visualizações da semana, os posts que realmente funcionaram ou não. Estar atento (a) diariamente a esses dados direciona todo o trabalho de gestão de redes sociais. É a partir dele que torna-se possível atingir o seu público com maior precisão. Além disso, é a partir do monitoramento diário que a relação com o seu público é construída. Através de curtidas, respostas de comentários e dúvidas sanadas, pouco a pouco a sua empresa estará fidelizando clientes.

 

Profissional da área de Marketing: a quinta e última dica traz um conselho para a sua empresa. Sim, é possível identificar erros comuns e evitá-los na gestão de redes sociais, porém um trabalho com eficácia é realizado por pessoas que dedicam a sua vida profissional para isso. Buscar auxílio de uma agência de publicidade e propaganda além de garantir que a gestão de redes sociais da sua empresa será planejada de forma profissional, ainda lhe dispensará o trabalho de ter que encontrar tempo na sua rotina pesada de trabalhos para gerenciar as redes da sua empresa.

 

 

O que é mais importante e precisa ser levado em conta se você está no processo de inserção da sua empresa nas redes sociais é que realizar uma gestão é algo para profissionais. Ou seja, existem pessoas que estudam e se especializam para entender todos os processos que fazem parte de uma gestão estratégica dentro das redes sociais. O caminho para uma gestão de redes sociais de sucesso, passa pelo ponto de compreender a importância da sua empresa ter profissionais cuidando da sua comunicação, assim como possuem profissionais responsáveis e especializados para as outras áreas.