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PLANEJAMENTO DE GESTÃO DE REDES SOCIAIS 

Construir um planejamento faz toda a diferença no desenvolvimento de gestão de redes sociais da sua empresa. Pois é ele que vai nortear cada ação a ser executada, desde as postagens em stories a campanhas patrocinadas. Por isso, é importante que a sua empresa tenha um planejamento prévio e que o siga com comprometimento.  

Através da organização das redes sociais, a sua empresa não correrá o risco de ficar um longo período sem ter conteúdos, pois estarão organizados e programados previamente. Além disso, com acesso ao planejamento, torna-se mais precisa a análise dos resultados, já que eles poderão ser mensurados pelos objetivos que se pretendia alcançar a cada semana ou mês. 

Empresas que desejam ter visibilidade nas redes sociais e estreitar a relação com os seus leads, precisam compreender a importância do planejamento e colocá-lo em prática. Se você ainda não sabe como começá-lo ou está buscando inspirações para construir um modelo, o próximo tópico irá te mostrar alguns passos que facilitam a elaboração do planejamento de gestão de redes sociais. 

Antes de continuar, sabia que há diversas formas de construir um planejamento de redes sociais. Aqui, vamos apresentar uma base, que pode ser adaptada conforme o objetivo das redes sociais da sua empresa. Sabendo disso, vamos lá: 

 

PESQUISA 

A pesquisa prévia antecede a criação de um perfil comercial nas redes sociais. As pesquisas trazem inspiração, apresentam informações até então desconhecidas e também geram conteúdos mais consistentes. Pense que em um mar vasto de informações diárias nas redes sociais, o seu lead precisa encontrar algo de especial na sua empresa, um diferencial. É praticamente impossível que esse diferencial venha sem muita pesquisa, estudo sobre o seu segmento e comportamento do público também. A pesquisa ainda ajuda a definir o seu público-alvo e até mesmo as redes sociais que você usará. 

Gestão de redes sociais não é apenas seguir o que todos estão fazendo, como usar um meme ou música que estão na boca do povo. Por isso, encare esse serviço como mais uma das diversas áreas da sua empresa que precisam ser comandadas por profissionais qualificados para tal função. Por mais conhecedor que você seja do seu negócio, que tenha anos de experiência e que manuseie bem o seu perfil pessoal, isso não te torna um especialista em marketing digital. Por isso, avalie bem se terá o tempo necessário para se dedicar a etapa de pesquisa e conhecimento aprofundado para a produção dos conteúdos. 

Afinal, quanto custa contratar uma agência de gestão de redes sociais? A resposta vai depender dos planos da agência escolhida. Se, por exemplo, você optar pelo plano mais barato que, em média custa entre 350 e 500, você terá menos postagens na semana do que um com o valor de 1000 reais. Veja bem o que você considera mais em conta, lembrando que não há para onde correr quando o assunto é marketing digital. 

  

PRODUÇÃO 

Após as pesquisas, as primeiras ideias começam a surgir: é a etapa de produção ganhando forma. Neste passo, normalmente são divididas as editorias de conteúdo que a rede social irá trabalhar. Por exemplo, uma empresa que vende cosméticos pode optar por 3 editorias como: dicas de beleza, promoções e conversa com o vendedor. Nessas editorias, eles já vão possuir um direcionamento de quais tipos de conteúdo poderão trazer no mês. 

Definindo as editorias, pode ser avaliado a periodicidade das postagens, pois essa decisão também facilitará a produção dos conteúdos e da parte de layout. É importante salientar que não existe um limite ideal de quantidade de postagens, você precisará testar, avaliar o comportamento da sua audiência e, assim, ir compreendendo qual periodicidade funciona melhor para a sua marca. Abuse dos formatos de conteúdo, não concentre apenas em cards. Faça vídeos, utilize os stories para interagir com os seus seguidores, crie séries mais longas no IGTV, faça transmissões ao vivo, em outras palavras, torne a rede social da sua empresa dinâmica e longe do mais do mesmo. 

  

REVISÃO 

É uma das etapas que não pode ser deixada de lado de forma alguma!  

É muito comum que a empolgação do criador desenvolva um alto apego ao que foi criado, dificultando que ele veja desde erros ortográficos a equívocos de temas polêmicos e brincadeiras de duplo sentido, que poderão se transformar em uma crise, mesmo que momentânea, para a marca. Por isso, a etapa de revisão deve ser realizada com tranquilidade e atenção no planejamento. 

Durante a revisão tudo deve ser analisado, se o tom de voz utilizado nos textos condiz com a imagem que a marca deseja construir com o público. Se a produção do layout possui um equilíbrio visual, gera uma caracterização da empresa e conversa com o público. Uma revisão atenciosa valoriza ainda mais a gestão, pois torna o que foi produzido ainda melhor a partir de um ajuste necessário.  

  

POSTAGEM 

A etapa mais simples é a de postagem, pois trata-se apenas de seguir um procedimento que já foi definido lá na frente, quando a empresa decidiu a quantidade de postagens que deseja realizar, horários de testes e demais detalhes, como hashtags a serem utilizadas. 

Porém, mesmo assim, essa etapa requer atenção. Utilizar uma ferramenta de programação de postagens pode ser uma excelente opção para não correr o risco de esquecer aquela postagem tão importante, além de agilizar o processo e tirar a preocupação. 

  

ACOMPANHAMENTO 

O último passo é o que irá definir o sucesso do seu planejamento. É a etapa de monitoramento! Sim, não adianta pesquisar, criar um conteúdo incrível, utilizar de ferramentas que agilizam o processo e tornam eles menos suscetíveis ao erro, quando não há uma mensuração. É fundamental que a sua equipe acompanhe os comentários, responda com atenção, não deixe os leads falando por dias, no privado, sem resposta. Uma empresa cresce na rede social quando possui uma boa visão do seu público, que é o primeiro a indicá-la para um amigo. 

Por fim, é importante que seja realizada uma análise do comportamento das postagens. Quais dados as redes sociais apresentaram nas últimas semanas? O que deu certo? O que não deu? O que pode ser reforçado mais vezes? O que não vale a pena mais repetir? Dessa forma, os próximos planejamentos serão conduzidos com base em uma análise segura de resultados, o que irá contribuir para que os resultados sejam cada vez mais significativos com o passar do tempo e ações aplicadas.