Google Ads: Prós e Contras
Entender como funciona o Google Ads é o primeiro passo para criar uma campanha com maior chance de resultados positivos. O segundo e essencial passo é avaliar os prós e contras de investir nessa plataforma.
Quer saber as vantagens e desvantagens do Google Ads? A plataforma de anúncios do Google (conhecida também pelo nome antigo “Google AdWords”) contempla quatro principais modelos de anúncio: pesquisa, display, YouTube e aplicativos. Por meio do Google Ads, é possível obter resultados positivos para os negócios, desde que seja aplicado com inteligência.
Além do Google Ads, também há o Facebook Ads para quem deseja publicar anúncios nas redes sociais. Google Ads ou Facebook Ads, qual escolher?
Conhecer os benefícios e prejuízos de qualquer investimento é essencial para o empreendedor. Afinal, ninguém pretende investir em campanhas e não conseguir um bom desempenho.
Por este motivo, descubra quais são os prós e contras do Google Ads. Confira!
Vantagem: ser encontrado no Google
Não é novidade quando dizemos que o Google está entre os buscadores mais utilizados no mundo. Estar nos primeiros resultados de pesquisa do Google significa ter maior chance de ser encontrado pelos potenciais clientes.
A partir das especificações selecionadas nas campanhas do Google Ads, seus anúncios serão exibidos para quem usa o Google e possui o perfil do seu público-alvo, possibilitando que esse usuário se torne um consumidor dos produtos ou serviços oferecidos na sua empresa.
Desvantagem: Conhecer Estratégias para Montar Campanha no Google Ads
Alcançar uma performance satisfatória na campanha do Google Ads requer conhecimentos e estratégias.
As palavras-chave selecionadas precisam descrever seu produto e/ou serviço e, quanto mais relevantes elas forem, mais chances do anúncio ser exibido para as pessoas com maior interesse.
A desvantagem é que a seleção de palavras-chave irrelevantes impactará de forma negativa nos resultados da campanha. Um especialista em marketing digital pode ajudar, e muito, com as campanhas de Google Ads.
Vantagem: Resultados Imediatos em comparação ao SEO
Você já ouviu falar de SEO? Trata-se de um conjunto de ações que visam otimizar o site para mecanismos de busca como o próprio Google ou Bing, por exemplo. Faciliando, assim, que o seu site seja encontrado na primeira página.
O objetivo das estratégias do SEO é gerar tráfego orgânico para o site, ou seja, obter mais visitas de modo espontâneo, sem o uso de anúncios.
No entanto, os resultados do SEO são alcançados a médio e longo prazo, enquanto no Google Ads, a curto prazo.
Desvantagem: Custo da Palavra-chave
Por ser considerado o líder entre os mecanismos de busca, a disputa entre as organizações que investem no Google é cada vez maior. Com isso, o custo das palavras-chave pode apresentar um valor considerável aos orçamentos disponíveis nas empresas de médio e pequeno porte.
Portanto, trata-se de um fator negativo para quem quer investir gastando pouco.
Por este motivo, diversas empresas optam por contratar uma agência de publicidade, ao invés de realizar a gestão individual dos anúncios. Saiba, a seguir, o motivo desta decisão.
Gestão individual ou Gestão feita por uma agência?
A campanha de anúncios do Google Adwords não é tão complexa de desenvolver. Portanto, a gestão da sua empresa pode criar. Porém, um bom desempenho requer estratégia e experiência, além de habilidades para fazer ajustes necessários e entendimento para avaliar a performance. Para isso, contar com a ajuda de um profissional faz toda a diferença.
A gestão feita por uma agência de publicidade (ou uma agência de marketing digital) permite que a empresa consiga criar anúncios mais direcionados para o público-alvo. Os profissionais de publicidade e marketing desenvolvem estratégias e usam ferramentas capazes de monitorar os indicadores de desempenho. Tudo é feito com o objetivo de obter o melhor alcance na campanha. Algumas das vantagens em investir em uma agência são:
- Campanhas de anúncios bem planejadas;
- Tática de quem entende de marketing digital;
- Estudo estratégico para seleção das palavras-chave;
- Expertise profissional para acompanhamento da campanha;
- Maior chance de alcançar resultados satisfatórios.
E agora que você conhece o Google Ads, que tal começar a divulgar o seu produto no Google? Invista em anúncios na web e leve o seu negócio ao sucesso!