Quer saber as vantagens e desvantagens do Google Ads? A plataforma de anúncios do Google (conhecida também pelo nome antigo Google AdWords) contempla quatro principais modelos de anúncio: rede de pesquisa, rede de display, YouTube e aplicativos. Por meio dele, é possível obter resultados positivos para os negócios, desde que seja aplicado com expertise.

Conhecer as vantagens e desvantagens de qualquer investimento é essencial para o empreendedor. Afinal, ninguém pretende investir em campanhas e ter performance insatisfatória como retorno. Confira a seguir quais são os prós e contras do Google Ads e a diferença entre a gestão individual e a gestão feita por uma agência.

Vantagens e desvantagens do Google Ads

Entender cada uma das etapas do Google Ads é um dos primeiros passos para criar uma campanha com maior chance de resultados positivos. Outra etapa essencial é avaliar os prós e contras de investir nessa plataforma. Entre eles estão:

 

Vantagem: Ser Resultado de Pesquisa no Google

Não é novidade dizer que o Google está entre os buscadores mais utilizados no mundo. Ficar nos primeiros resultados de pesquisa do Google significa ter maior chance de ser encontrado pelos potenciais clientes (leads). A partir das especificações selecionadas na campanha do Google Ads, seus anúncios serão exibidos por quem usa o mecanismo de busca e tem potencial para tornar-se consumidor dos produtos ou serviços oferecidos na sua empresa.

 

Desvantagem: Conhecer Estratégias para Montar Campanha no Google Ads

Alcançar performance satisfatória na campanha do Google Ads requer conhecimentos e estratégias. As palavras-chave selecionadas precisam descrever seu produto ou serviço e, quanto mais relevantes elas são, mais chances do anúncio ser exibido para as pessoas com maior interesse. A desvantagem é que a seleção de palavras-chave irrelevantes impactará de forma negativa nos resultados da campanha.

 

Vantagem: Resultados Mais Imediatos Comparado ao SEO

Você já ouviu falar de SEO? Trata-se de um conjunto de ações que visam otimizar o site para mecanismos de busca como o próprio Google ou Bing, por exemplo. O objetivo das estratégias do SEO é gerar tráfego orgânico para o site, ou seja, obter mais visitas de modo espontâneo, sem o uso de anúncios. No entanto, os resultados do SEO são alcançados a médio e longo prazo, enquanto no Google Ads, a curto prazo.

 

Desvantagem: Custo da Palavra-chave

Por ser o líder entre os buscadores, a disputa entre as organizações que investem no Google é cada vez maior. Isso resulta no aumento do custo das palavras-chave que podem apresentar um valor considerável aos orçamentos disponíveis de empresas de médio e pequeno porte. Portanto, trata-se de um fator negativo para quem quer investir.

 

 

Gestão individual vs Gestão feita por uma agência | Google Ads

A publicação de anúncios por meio do Google Adwords não é difícil de desenvolver. Portanto, a gestão da sua empresa pode criar. No entanto, um bom desempenho requer estratégia, além de conhecimentos para fazer ajustes necessários e entendimento para avaliar a performance. Para isso, contar com a ajuda de um profissional faz toda a diferença.

A gestão feita por uma agência permite que a empresa tenha uma campanha mais direcionada para o público-alvo. Os profissionais desenvolvem estratégias e usam ferramentas capazes de monitorar os indicadores de desempenho. Tudo é feito com o objetivo de obter o melhor alcance na campanha. Entre as vantagens de investir em agência estão ainda:

 

  • Campanha bem planejada;
  • Tática de quem entende de marketing digital;
  • Estudo estratégico para seleção das palavras-chave;
  • Expertise profissional para acompanhamento da campanha;
  • Maior chance de alcançar resultados satisfatórios.