Google Business, ou “Meu Negócio” é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que facilita a busca de alguma empresa ou negócio na internet, ou seja, seu empreendimento pode ser facilmente encontrado pelo seu cliente. A função principal dessa ferramenta é administrar a presença de uma empresa em todas as plataformas do Google, incluindo o maps e a busca, unificando as informações disponíveis sobre determinada organização.

As novas tecnologias vieram para facilitar a relação do usuário com a internet e as relações entre empresas e clientes. Com a ajuda do Google Business, ficou mais fácil conseguir informações sobre determinada empresa de forma mais rápida e descomplicada. Esse serviço traz muitas vantagens tanto para empresas, que podem ser encontradas rapidamente quanto para o cliente, que muitas vezes não quer perder tempo com buscas demoradas.

Sabemos que muitos utilizam a internet para obter informações sobre empresas e acompanhá-las, por isso, ter uma presença sólida e de fácil acesso no ambiente online se faz necessário. Quando sua empresa está listada com o Google Maps, a localização, o endereço exato e os contatos são fornecidos de forma instantânea aos seus clientes e aos clientes em potencial. Elas não precisam ir na seção de “contatos” do seu site ou do facebook, por exemplo, para descobrirem no mapa onde você está. Assim como no computador, os clientes que buscarem por sua empresa através de um dispositivo móvel, o GPS incluirá navegação GPS, dando instruções para que seu cliente chegue até você.

Através do aplicativo mobile do Google Business, você pode administrar tudo a respeito da sua empresa através do celular, de qualquer lugar, e manter sempre atualizada as informações sobre ela que são encontradas nos resultados do Google. Mesmo em pequenas empresas, o Google Business é importante para atingir o sucesso de um negócio. Através dele é possível gerenciar o modo como as informações são exibidas no Google, interagir com os novos clientes e com os já existentes, contando a eles a história da sua empresa e assim ampliar sua presença online.

Para destacar seu negócio no Google, o ideal é recorrer aos serviços de uma agência de marketing digital especializada ou à ajuda de um consultor de marketing profissional para que seu cadastro seja otimizado. Para iniciar, é necessário ter uma conta no google ou configurar uma. Depois seguir os passos necessários para concluir a solicitação, que pode ser realizada pela empresa de marketing digital. Uma vez finalizado todo o processo, peça para que os seus clientes deem o feedback, compartilhando suas experiências e avaliando os seus serviços no Google Business.


Quais os benefícios do Google Business?


Publicidade gratuita

Um dos benefícios de se utilizar o Google Business é que essa é uma ferramenta de publicidade gratuita. Mesmo que sua empresa já tenha uma verba para publicidade, a concorrência pode superar seu orçamento. Então é importante que você saiba aproveitar as vantagens desta ferramenta e anunciar para seus clientes de forma totalmente gratuita.


Essencial para busca local e SEO

O SEO é uma das estratégias mais utilizadas hoje em dia na internet por empresas de médio e grande porte pois as pessoas tem utilizado muito os mecanismos de buscas. Por isso, as buscas locais devem ser exploradas para potencializar os resultados dessas pesquisas, entregando ao usuário resultados mais satisfatórios e o levando até sua empresa. O uso do Google Business ajuda a ganhar relevância nas buscas para clientes em potencial e os usuários interessados em determinados produtos e serviços.


Controle da reputação online

Muitos usuários da internet utilizam o Google Maps para fazer comentários e avaliações sobre serviços que tiveram contato recentemente e lugares que visitaram. Isso significa para muitas empresas lidar com queixas e clientes insatisfeitos. No entanto, essa pode ser uma ótima possibilidade de buscar melhorias e ter conhecimento do lado negativo do seu negócio, que é através desses feedbacks.

A melhor maneira de lidar com essa situação é responder adequadamente a todos os questionamentos e manifestações online, buscando converter esse cliente insatisfeito num cliente satisfeito. Isso melhora o relacionamento com o consumidor, que se sente parte da empresa ao ser escutado.


Visibilidade no Google Maps e no Waze

Os navegadores de GPS como o Waze e os mapas também representam mais uma oportunidade de captação de clientes que vem sendo também explorada. Por isso é importante ajustar o endereço correto e a localização no mapa, horários de funcionamento e informações de contato, imagens e site da empresa. Todas essas informações ajudam nos mecanismos de busca.


Compreender o perfil da sua audiência

Com o Google Business é possível entender melhor o perfil do seu consumidor, através da análise dos dados captados pelo próprio Google, que são consolidados no perfil da sua empresa. Ele mostra quando e como as pessoas buscam pela sua empresa, quais os termos utilizados, além de levantar a quantidade de pessoas que ligaram para o seu negócio após ver o número no Google, ou que visitaram o seu site.

Após colher essas informações, é possível criar campanhas publicitárias dentro e fora do AdWords que atenda e alcance seu público alvo e para extrair o melhor da ferramenta, é necessário conhecê-la e saber como potencializar a sua utilização.


Como maximizar a eficiência do Google Business?

O primeiro passo é acrescentar à sua página informações relevantes e torná-la atraente o máximo possível, com dados sobre o seu negócio que você queira compartilhar. Adicione informações até mesmo naquelas sessões mais complexas do seu perfil, como introdução ao seu negócio, categoria e fotos. Esses são três grandes aspectos que influenciam no SEO que é a capacidade que a sua empresa tem de ser encontrada na internet após uma busca. Portanto, dedique-se a cada uma dessas sessões.

A introdução deve ser clara e concisa, contendo palavras chaves que resumem e explicam o propósito do seu negócio. Além disso, selecione a categoria (pode ser uma ou mais), pois o google faz sugestões para os seus clientes de busca com base nas categorias de busca que eles estão procurando. Por último, acrescente imagens. Preocupe-se em colocar fotos o suficiente para identificar o seu estabelecimento comercial, com fotos da logo, imagens da fachada onde está localizado para que seu cliente saiba exatamente onde estão.

Saiba aproveitar ao máximo os benefícios dessa ferramenta gratuita. As ferramentas de insight, review, analytics e conexão com as redes sociais são muito proveitosas e podem alavancar seu negócio e a maneira como ele se posiciona na internet.