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Talvez você já tenha ouvido falar das ferramentas disponibilizadas pelo Google que auxiliam sites na divulgação de seus serviços. O Google Adwords é essa plataforma que traz uma gama de possibilidades, que podem ser adotadas pelo seu estabelecimento com a garantia de resultados precisos, quando realizados da forma adequada. A Rede de Display é mais uma dessas ferramentas que faz parte desse conjunto de serviços do Adwords. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

Você pode até nunca ter ouvido falar sobre a ferramenta de Display, mas garantimos que ela está mais presente no seu dia a dia do que você imagina. Duvida? Quem nunca se deparou com uma propaganda, sobre um determinado serviço ou produto, enquanto navegava na sua caixa de e-mail? Alguns banners com informações de promoções, anúncios de viagem e sites dos quais, até então, você nunca havia ouvido falar. Pois bem, está aí uma estratégia de Display, utilizada por essa empresa e que chegou até você, através dos seus dados demográficos públicos.

 

Conhecendo a ferramenta:

A Rede de Display faz parte do conjunto de serviços do Google Adwords. A proposta é bem simples, aparecer para um cliente em potencial enquanto ele navega sobre conteúdos distintos em outro site. Nessa ferramenta, banners aparecerão para o usuário, ainda que ele não esteja pesquisando sobre o tema no momento. Mas de que forma isso é interessante para uma empresa?

Veja bem, tragamos o exemplo de uma empresa recente no mercado. Digamos que você tenha montado um novo escritório com um grupo de amigos, vocês ainda não são conhecidos de uma forma ampla no mercado. Mesmo assim, já possuem alguns clientes, devido indicação de outras pessoas, a intenção agora é criar um site para que possam apresentar-se aos futuros leads, de uma forma mais organizada e se mostrar para o mercado, conquistando espaço e tendo a sua marca reconhecida.

Digamos que esse site já até foi criado, possui um bom layout e abas que trazem com precisão informações sobre os serviços prestados por seu escritório. Mas como garantir que ele terá uma frequência de visitas e será enxergado pelo público para o qual se destina? De que forma esse site poderá alcançar um maior número de clientes, sendo que a empresa é nova no mercado? Você pode dizer que possui boas promoções e formas de pagamento, mas ainda assim, não possui o retorno esperado por parte daqueles que poderiam ser seus clientes.

É exatamente esse ‘’trabalho comercial’’ que o Display realizará por sua empresa. Ele se encarregará de encontrar o seu público e disponibilizar para o mesmo a propaganda do seu negócio, através de banners que aparecem em sites de segmentos diversos. Ou seja, mesmo que o seu cliente esteja no site de notícias, pesquisando sobre o resultado da partida de futebol do final de semana e não esteja pensando em serviços da área contábil, ainda assim, um banner demonstrativo, contendo chamadas para os seus serviços aparecerá para ele.

O Display funciona como uma espécie de propaganda indireta para o seu público. Um convite que aparece de forma sútil, direcionando-o a lembrar sobre um serviço que ele pesquisou em algum momento. Sendo que, para isso, não é necessário que ele já tenha ouvido falar sobre a sua empresa ou até mesmo visitado o seu site. A intenção é justamente construir um caminho que leve esse potencial cliente até o seu site e, a partir disso, aumentar as chances de ter seus serviços conhecidos por um maior número de pessoas, assim como visualizações no seu site que podem fortalecer o cliente a sair do estado de ‘’potencial’’ para, de fato, ‘’cliente’’.

 

Como utilizá-la:

São muitas as vantagens de utilizar a Campanha de Display para o site da sua empresa. E ainda que, lendo o nosso texto, o seu caso seja de um profissional que possui bastante tempo no mercado, ainda assim o Display poderá ajudá-lo a fortalecer sua marca e expandir seu número de leads trazendo-os para o que está sendo realizado atualmente por sua empresa. Diferente da ferramenta de Remarketing, que tratamos em outro texto, no display não há a necessidade do cliente já ter visitado o site da empresa, os banners aparecerão para ele, ainda que ele nunca tenha tido contato com os serviços.

O Display se vale de informações armazenadas pelo próprio Google e, a partir disso, constrói uma espécie de perfil do público que pretende ser alcançado com determinada informação. Para ter acesso a essa ferramenta é necessário primeiro criar uma conta no Google Adwords, dentro dele, você terá diversas opções de campanhas que poderá realizar para fortalecimento da sua marca e conquista de potenciais clientes. Porém, focando no Display, ele lhe dará a opção de segmentar seu público. Informações como idade, região em que mora, existência ou não de filhos, grau de escolaridade e profissão, poderão ser definidos juntamente com uma empresa de publicidade para que o Google construa esse perfil.

A segmentação de público é fundamental para que o uso da ferramenta obtenha sucesso, pois é a garantia que, de fato, você está direcionando seu conteúdo para as pessoas certas. A partir desse recorte, o Google já tem o perfil de público traçado, sendo o próximo passo a exibição dos banners para esse público, gerando assim o interesse pelo click, que é o que vai, por fim, fazer com que o lead chegue até você. O Display é indicado para promoções, serviços específicos e fortalecimento da marca.

 

É preciso ter limites:

Diante de tantos recursos possibilitados por ferramentas desse tipo como o também conhecido Link PatrocinadoRemarketing e Display, pode ser tentador sair investindo em todos ele de uma só vez. Mas, calma! Apesar de apresentarem a facilidade de investimento em todas as tecnologias com custo benefício, o planejamento é sempre o aliado principal ao iniciar qualquer tipo de trabalho nesse sentido.

Ferramentas assim nos fazem compreender que existem diversas formas de uma empresa gerar visibilidade e conquistar clientes, além das formas tradicionais de propaganda. Trazem a oportunidade de negócios de diversos portes se lançarem no mercado com uma relação custo benefício muito melhor do que se recorresse a outros mecanismos. Porém, vale ressaltar que você não deve cansar o seu cliente com propagandas desenfreadas na sua timeline. Analise cuidadosamente qual melhor momento para uso de cada ferramenta, qual delas seria importante sua empresa investir primeiro. Somados a um bom plano de ação, não tem como seu negócio não ter retorno positivo!