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INSTAGRAM E O MARKETING DIGITAL 

Usar uma conta pessoal e uma comercial são coisas totalmente diferentes que requerem estratégias diferentes. Saiba, então, como potencializar sua presença on-line com uma boa gestão de redes sociais.

Criado em 2010, o Instagram é, atualmente, uma das maiores redes sociais do mundo, contando com mais de 1 bilhão de usuários ativos. A plataforma que, inicialmente, foi criada para o compartilhamento e edição de fotos, já conta com diversas ferramentas que amplificaram o uso desse aplicativo e o tornou um forte aliado na produção de conteúdo, prospecção de leads e vendas online! 

Assim como em outras redes sociais, o Instagram também se tornou instrumento de promoção do nome das mais diversas marcas. Isso porque, na plataforma, é possível divulgar seu conteúdo de formar orgânica, ou seja, sem impulsão financeira, ou de forma patrocinada, com investimentos feitos por trás da publicação. 

Uma das grandes virtudes do aplicativo é a sua versatilidade de possibilidades para produzir um conteúdo. Como recursos, podemos utilizar os stories, os reels, as publicações no feed, a transmissão ao vivo e o IGTV para propagar um conteúdo atraente para os seguidores. E, na verdade, explorar essa diversidade de ferramentas é o que pode propagar seu produto e ser um diferencial enorme no final do processo de vendas. 

Para o marketing digital, se fazer presente no Instagram é importantíssimo, principalmente pela facilidade de espalhar o seu negócio. Além disso, a plataforma é tomada por produtores de conteúdos, que conseguem atingir milhões de pessoas em suas publicações. Geralmente, essa visibilidade se desenvolve de forma orgânica, com a exposição do conteúdo nos recursos já disponíveis na plataforma. 

  

Gestão de redes sociais profissional 

Apesar dos meios oferecidos pelo aplicativo, gerir o Instagram para alavancar sua marca e aumentar suas vendas não é uma tarefa tão simples. Assim como qualquer venda por viabilizada pelo marketing digital, nessa rede social é importantíssimo traçar estratégias para alcançar seus objetivos. É de extrema importância que haja um entendimento do seu público-alvo, das regiões de compras recorrentes e o tipo de comunicação que deve ser direcionada antes de veicular um anúncio. Porém, ter esse conhecimento requer estudo e uma análise de dados detalhada, podendo refletir na necessidade de uma agência especializada na gestão por trás dessa rede.

O Instagram é uma rede social extremamente interativa. Além das possibilidades de enquetes e perguntas, existe o contato entre público e empresa através do direct e dos comentários. Isso aumenta ainda mais as possibilidades de interagir e dialogar com o público. E para manter uma comunicação assertiva, ter uma gestão profissional se torna ainda mais importante. 

Essa plataforma une pessoas do mundo todo e, portanto, é uma fonte muito grande de possíveis clientes. Logo, fazer um bom uso das estratégias de marketing digital dentro da plataforma pode garantir a captação de novos clientes. Por ser um aplicativo muito interativo, o contato com os clientes pode ficar cada vez mais eficiente, criando um relacionamento com a marca. 

Quando você tem ajuda profissional, seja por algumas publicações semanais preestabelecidas ou um contrato efetivo com uma agência de gestão de redes sociais, além de te ajudar a levar sua marca para a direção certa, te poupa tempo. Em outras palavras, você não irá investir tempo e dinheiro numa estratégia que você não sabe se vai dar certo. Isso não significa dizer que a agência vai acertar sempre, mas a possibilidade é muito maior já que ela já tem um portfólio grande no setor. 

De certa forma, nada te impede de tentar gerenciar a conta comercial do Instagram, pelo menos no começo; mas se deseja que sua marca cresça, pense em firmar um contrato com uma dessas agências. Só não deixe o Instagram de lado, é se arriscar demais!