Todo gestor sabe da importância de investir em publicidade e propaganda para o crescimento da sua empresa. Sem isso é difícil ser enxergado pelas pessoas que ainda não são clientes e aumentar a capacidade de retorno do seu negócio.
Ao mesmo tempo sempre surgem diversas dúvidas sobre os valores. Alguns gestores têm dificuldade de enxergar o marketing como investimento e acabam atrelando os valores utilizados para divulgação como custo. Assim, em momentos de crise é normal reduzir (ou mesmo cortar) o investimento.
Esse comportamento até pode não ser totalmente errado, afinal se as receitas caem é normal rever os valores investidos. Entretanto, ignorar o papel fundamental do marketing na obtenção dos resultados comerciais é um tiro no pé de qualquer empresa.
O correto é controlar melhor os investimentos em publicidade e propaganda, mas jamais cortá-los. Existem muitas formas de fazer isso de maneira mais efetiva, conforme veremos a seguir.

 

Por que o marketing é tão importante?

O objetivo de marketing é, por definição, promover algum serviço (ou produto) visando o aumento das vendas e, consequentemente, apresentar melhora de resultado para um negócio.
A definição de marketing já é capaz de mensurar de maneira leve a razão que faz dele tão importante. Uma empresa pode ser excelente em processos, mas precisará sempre de resultados para manter-se saudável. E justamente nesse aspecto o marketing passa a ser essencial.
Além da promoção do produto ou do serviço, uma ação de marketing também irá ser essencial para o fortalecimento e desenvolvimento de uma marca. Um bom produto é quase sempre associado diretamente também a uma boa marca.
Por fim, você não deve ignorar o potencial de captar novos clientes. É muito mais difícil crescer o seu público sem uma ação de marketing, afinal a sua empresa pode ser desconhecida para um determinado grupo de pessoas. As ações de publicidade ajudam a destacar o seu negócio e muitas vezes despertam interesse em quem recebe a mensagem.

 

Investimentos em publicidade e propaganda são caros?

Depende. Pode parecer clichê, mas essa é a realidade. A verdade é que o custo de uma ação de marketing é diretamente dependente do seu resultado prático ao negócio.Vamos exemplificar com números para ficar mais fácil de entender esse conceito.
Suponha que você contrate um plano de mídia por mil reais. Se as suas vendas aumentarem em cinco mil reais, certamente foi barato, afinal o custo seria de apenas 20% do seu retorno. Por outro lado, caso as vendas mantenham-se no mesmo patamar essa mídia certamente foi cara.
Em suma, o custo de uma ação de publicidade e propaganda dependerá sempre do seu resultado. Em função disso é fundamental realizar as práticas certas para investir onde realmente você terá retorno financeiro para a sua empresa.

 

Por que contratar uma agência de publicidade para a sua empresa?

Gestores iniciantes podem ter dificuldade em identificar os investimentos em publicidade e propaganda que realmente valham a pena. Um banner na praça da cidade ou um Facebook? O que vai dar mais retorno ao negócio?
Perguntas como essa podem ser realmente difíceis de responder para quem não conhece o funcionamento do público e de marketing do seu segmento. É nesse ponto que uma agência de publicidade pode ser perfeita para o seu negócio.
Ao contratar uma agência, o gestor terá ao seu lado uma empresa especializada em marketing e que conhece muito bem como funciona o mercado e o que melhor irá funcionar para atingir o público (e, claro, converter essa ação em vendas).
Não bastasse a experiência, esse é um método incrível para você reduzir custos de publicidade da sua empresa. E a economia não será apenas financeira, mas também de tempo. Você gastará menos para resultados melhores.
Ademais, agências de publicidade são excelentes quando o assunto é promoção de marca. Esse certamente é um grande diferencial que tornará seus investimentos em marketing cada vez mais interessantes.
Caso precise de uma agência de publicidade para ajudar no marketing do seu negócio pode fazer um orçamento com a Agência Factor Comunicação. Você terá grandes soluções para qualquer que seja o ramo da sua empresa.

 

O que mais você pode fazer para controlar os investimentos em publicidade e propaganda da sua empresa?

Além de buscar uma agência de publicidade, outra opção interessante para melhorar o controle dos seus investimentos com marketing é passar a usar um software de gestão integrada.
É o caso da solução oferecida pela GestãoClick, um sistema ERP online simples e moderno que permite que todas as áreas da empresa utilizem um mesmo sistema, centralizando as informações em um único local.
Tal oferece um completo sistema de gestão financeira e controle de vendas permitindo que você registre e acompanhe seus resultados de publicidade e propaganda com facilidade. O software oferece controle de fluxo de caixa e relatórios que vão mostrar onde o seu investimento está dando certo e qual setor precisa de mais atenção.
Desta forma você poderá encontrar seus resultados e gastos de maneira ágil, analisando quase que em tempo real os efeitos (ou falta deles) das suas ações de marketing versus um potencial aumento de receitas. É certamente uma das melhores maneiras de controlar os investimentos em publicidade e propaganda da sua empresa.