Em momentos de crises inesperadas, investir no marketing digital é uma possibilidade para as empresas. Principalmente quando levamos em consideração um cenário de pandemia, no qual as pessoas são impossibilitadas de sair de casa, há menor tráfego de pessoas nas ruas e menos probabilidade do seu negócio ser encontrado após um simples passeio no shopping, por exemplo. É em horas como essa que a sua empresa precisa mais do que nunca ter estratégias de marketing on-line para continuar se fazendo presente e atrair leads qualificados

No entanto, a grande variedade de cursos e conteúdos disseminados sobre marketing digital, têm feito com que muitos empresários acabem investindo na primeira estratégia que aparece, sem ao menos avaliar se realmente é válido para o seu momento e negócio. Por isso, separamos no conteúdo 5 cuidados que a sua empresa deve tomar antes de começar a investir em marketing digital em momentos de crise. Acompanhe os próximos tópicos! 

 

 

 

 

Os 5 erros mais recorrentes no investimento em marketing digital

 

 

 

  • Não ter um objetivo:

Parece muito simples esse ponto, mas é o mais importante e negligenciado por uma parcela significativa das empresas. Muitas não possuem ou quando tem, são objetivos muito generalizados e que impossibilitam uma análise posterior dos resultados. Antes de tomar qualquer decisão de investimento em marketing digital é fundamental que você pare, respire e pense na maior e mais urgente necessidade da sua empresa.

Acreditamos que, em uma crise, a maior delas costuma ser vender. Mas quanto você precisa vender? Em quanto tempo? Quantos clientes seriam necessários consumirem seus produtos e/ou serviços nos próximos 30/60 dias para que o seu fluxo de caixa consiga respirar? Questionamentos como esses vão lhe ajudar a traçar um objetivo claro, mensurável e, portanto, possível de ser atingido com a ação on-line. 

 

 

 

 

  • Fazer tudo ao mesmo tempo:

Atirar para todos os lados não é a saída, muito menos estratégia! Quanto mais delicado é o momento vivenciado, mais cautela é preciso ter para investir em ações, sejam elas digitais ou offline. É por isso que a sua empresa precisa não cometer o erro de sair realizando ações de publicidade em todas as redes possíveis, ao mesmo tempo. Exceto quanto está comprovado, por meio de uma pesquisa e planejamento prévio – Em um lançamento de produto, por exemplo, em um cenário de não-crise – que a distribuição em todos os canais é uma boa estratégia. Mas, caso contrário, há o perigo de simplesmente gastar dinheiro e ainda alcançar milhares de pessoas que não serão convertidas em leads. E lead é o que importa, não é mesmo? 

 

 

 

 

  • Copiar estratégias:

“Se o meu concorrente está fazendo promoção, eu também tenho que fazer a mesma”. Um dos erros mais expressivos é o de realizar uma ação on-line simplesmente porque o concorrente está fazendo. Você precisa entender que o desespero em seguir a concorrência também não é estratégia. Olhar para a grama do vizinho só vai fazer com que deixe de cuidar da sua! Foque na sua empresa. Ações semelhantes podem inspirar? Podem. Mas não devem ser realizadas por impulso porque parece dar certo para o perfil semelhante. Sua rede, sua persona, seu conteúdo, não é nada sobre os outros negócios, é sobre a necessidade do seu público-alvo, somada a da sua empresa financeiramente. 

 

 

 

 

  • Não ter uma estratégia:

Pior do que copiar é não ter uma estratégia e simplesmente investir em marketing digital porque está “na moda”. Tenha bastante cuidado e busque ajuda de profissionais qualificados para lhe ajudarem na construção de uma estratégia. Por que você está patrocinando nas redes sociais? Qual estratégia está por trás dessa campanha? O que levou em consideração na construção do público? Um ponto importante sobre marketing on-line para você não esquecer: não existe o fazer por fazer, é menos feeling e mais estratégia

 

 

 

 

  • Falta de análise de investimento e acompanhamento:

Estar em crise requer mais atenção com tudo que entra e sai do caixa da sua empresa. Sendo assim, se existe a ideia de investir financeiramente em marketing, esse investimento precisa ser calculado. Quanto a sua empresa está disposta a pagar por lead? Considerar fatores como esse vão lhe ajudar a não gastar dinheiro demais ou até mesmo não alcançar um resultado significativo por ter investido abaixo do necessário. Além disso, é fundamental que as campanhas sejam acompanhadas diariamente. Já pensou esperar o final da campanha para saber que não deu certo? O acompanhamento diário possibilita que erros sejam corrigidos e que a sua empresa gaste com o direcionamento correto.