Muitas empresas já entenderam a importância do marketing de SEO para a divulgação do seu negócio e, sobretudo, para gerar mais leads qualificados. Entenda como você se beneficiar dessa ferramenta e atrair mais clientes também!

O SEO é um método de otimização que tem como objetivo destacar determinada empresa na internet. Ele garante que seus clientes te encontrem de forma mais rápida, ou seja, a probabilidade desse lead se tornar um possível comprador e fechar negócio com você será bem maior, principalmente se você tiver um bom marketing de atração.

Sabe aqueles sites que aparecem na primeira página nas buscas do Google? Certamente eles têm o seu marketing de SEO bem estruturado para aparecer nas pesquisas primeiramente. Para isso, basta utilizar uma série de estratégias que irão otimizar o seu site ou blog, para que o seu produto ou serviço seja encontrado mais facilmente.

Certamente, uma agência de marketing ou publicidade estará apta a te ajudar a desenvolver um bom marketing de SEO para a sua empresa. Sem um bom SEO será muito difícil seu negócio ser visto como importante na internet. Por isso, busque uma que seja especializada e mãos à obra.

 

SEO para leigos: o que é e como inserir na sua estratégia de marketing?

 

Além de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores e com isso atrair leads, o SEO ainda melhora o posicionamento da sua empresa. As estratégias utilizadas fortalecem a marca, geram uma identidade para o seu negócio e o torna referência dentro do seu segmento de atuação.

Uma boa estratégia ajuda no aumento da quantidade de tráfego e na sua melhora. Além disso, é possível ter um ROI mais positivo através de uma estratégia de inbound marketing, bem como gerar resultados positivos através de métodos orgânicos.

Dessa forma, é importante saber utilizar as técnicas certas dentro do seu site, tais como boas palavras-chave e links internos e externos. Além disso, seu site deve ter uma boa usabilidade e navegabilidade um código fonte amigável e um bom conteúdo.

Todas essas estratégias de marketing de SEO só serão possíveis se você souber exatamente quem são os seus clientes. Quais são as pessoas que comprariam o seu produto? Quais são as suas principais necessidades? E principalmente, onde esses clientes estão? Entender quem são essas pessoas será fundamental para dar continuidade aos seus passos seguintes.

Ofereça também uma experiência positiva para o usuário. Você deverá produzir um bom conteúdo, que atenda às expectativas desse lead e seja sobretudo útil. Produza materiais interessantes como e-books, conteúdos que resolvam problemas e que sobretudo sejam bem escritos. E por falar nisso, invista num bom copy que converta seus leads em clientes. 

 

E como os mecanismos de busca funcionam?

 

Existem vários mecanismos de busca na internet, no entanto, vamos nos concentrar no Google. Todos os dias há atualizações nos algoritmos, que modificam a forma como os sites estão dispostos na plataforma.

Dessa forma, o Google analisa como critério de amostragem de empresas nas páginas principais se os sites são amigáveis. Mas o que isso significa? Os sites amigáveis são aqueles que possuem uma boa usabilidade e escaneabilidade, bons links internos e externos e se são responsivos. 

Ademais, outro fator para se tornar um site amigável é ter um carregamento rápido. Outrossim, se você tem um conteúdo interessante já tem um ponto positivo com o Google. Todas essas características te ajudam a ter um bom rankeamento e colocar o seu site na primeira página dos mecanismos de busca.

No entanto, além das estratégias para tráfego orgânico, você pode optar também por fazer links patrocinados. Eles são bastante eficazes em casos de estratégias orgânicas que não estão tendo efeito.

Ademais, os links patrocinados também podem ser efetivos quando você busca um destaque maior em relação à outras empresas.

 

Marketing de SEO: porque essa estratégia é tão importante?

 

Vamos supor que a sua empresa seja nova no mercado. Como é possível atrair leads para esse negócio, de forma orgânica, através da internet? Simples: tenha um bom marketing de SEO.

Um dos principais objetivos do marketing de SEO é gerar leads qualificados. Ou seja, pessoas que se identificaram com seu negócio e poderão ser futuros clientes.

Em alguns casos, o cliente nem ao menos sabe o que quer. Ele não tem uma marca preferida ou não foi buscar por determinado produto com a intenção de comprar. No entanto, quando você prepara um marketing de atração efetivo, ele se sente estimulado a comprar seu produto.

Portanto, se a sua estratégia SEO for bem feita, além de novos leads, você terá novos compradores. E certamente, se essas pessoas estiverem satisfeitas, poderão te indicar para novos clientes.

Um site bem otimizado terá mais chances de ter um maior número de visitas. Ou seja, a cada pessoa que entra no seu site, o mecanismo de busca entende que seu conteúdo é interessante e o mostra para outras pessoas.

Porém, o marketing de SEO deve ser feito com continuidade, para que os resultados possam ser percebidos com o tempo. Esse é mais um trabalho de experimentação, das palavras-chave que funcionam, o tipo de conteúdo que atrai, entre outras coisas.

Sendo assim, se a sua empresa tem como objetivo gerar leads, ela deve investir inicialmente no marketing de SEO. As chances de aumentar leads e gerar bons negócios são altas.

 

Hora de escolher a sua agência digital

 

Se depois dessa aula sobre a importância de utilizar o SEO para atrair leads, você ainda não sabe como atrair clientes para o seu negócio, é hora de buscar uma ajuda profissional. Certamente, profissionais especializados estarão mais aptos a te guiar nas suas estratégias digitais.

Estabeleça metas e objetivos claros, tanto a médio quanto a longo prazo. Mas lembre-se de que todas as técnicas utilizadas devem ser baseadas em experimentações e pesquisas.

Por isso, contrate uma empresa que entenda de técnicas de marketing de SEO e formas de atração e nutrição de leads. Juntamente com ela, busque as melhores estratégias para conhecer o seu cliente e impulsionar cada vez mais o seu negócio.