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Hoje em dia, sabe-se da importância do marketing digital na hora de alavancar um negócio. Muitos utilizam a internet como forma de comunicação e para manter-se informado sobre determinadas marcas e serviços. No entanto, ainda é muito questionada a relevância e os benefícios do investimento em marketing digital para advogados.

O marketing digital pode promover os serviços de um escritório de advocacia ou o nome de um advogado através das mídias digitais. No entanto, esse tipo de profissional se vê obrigado a atender ao Código de Ética de Disciplina da OAB, que trata, dentre outros assuntos da publicidade na advocacia, estabelecendo diretrizes para a realização da publicidade profissional do advogado, visando afastar indícios a respeito da mercantilização da profissão.

Por isso, o marketing digital para advogados deve ter um caráter puramente educativo e informativo, priorizando a sobriedade e a discrição do profissional de direito, ou seja, não se pode utilizar o marketing como uma ferramenta de captação de clientes e mercantilização da profissão.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais indicadas, não só para a advocacia, como também para outros modelos de negócio, no qual o cliente precisa de informações prévias para entender qual solução ele deve buscar. A grande vantagem do marketing digital é que boa parte das suas estratégias que dão resultados estão pautadas no conteúdo informativo.

Qualquer propaganda digital é efetiva quando gera valor para o seu público e quando proporciona retorno financeiro para quem anuncia. No caso do marketing digital para advogados, o retorno esperado é a promoção da marca pessoal ou do escritório. Separamos algumas razões para a sua empresa investir na contratação de uma agência que entenda de marketing digital para advogados.

 

Reforçar a sua autoridade e reputação no mercado

marketing digital para advogados pode ser uma ótima ferramenta para reforçar sua referência no seu ramo. Ter uma presença online e produzir conteúdos relevantes sobre sua área de atuação lhe torna um especialista no assunto e, consequentemente, fará seu serviço ser procurado por mais clientes.

Quanto maior sua audiência, maior sua autoridade no ambiente digital. Para a advocacia, as mídias digitais são consideradas ferramentas de relacionamento e de construção de autoridade. Essa é uma oportunidade de ganhar a atenção das pessoas e para isso, é necessário que o conteúdo informado seja relevante para o seu público.

 

Fortalecer a marca ou o nome do profissional

Ter uma presença online também ajuda a fortalecer sua marca, através da divulgação de artigos com conteúdo relevante e útil. Esses artigos podem ser postados em um site que representará a empresa no ambiente online e em outras redes sociais como facebook, instagram, twitter ou linkedin, por exemplo.

Através do marketing de conteúdo e técnicas específicas de SEO na criação de conteúdos relevantes, é possível alcançar um melhor posicionamento nos principais mecanismos de busca, como o google. Sendo assim, quando um cliente em potencial busca serviços de advocacia no google, as chances dele chegar ao seu escritório aumentam. Ao oferecer materiais de qualidade para seus clientes, como artigos em blog, e-books, sugestões de cursos, todos voltados para a área jurídica, é possível construir um relacionamento com seus clientes em potencial.

 

Alcance de novos clientes

O objetivo principal do marketing é conquistar novos clientes, e esse é também um dos motivos para se investir no marketing digital para advogados. Uma das estratégias utilizadas era a indicação através dos clientes antigos. Com a chegada do marketing jurídico digital, o profissional consegue alcançar mais públicos, de maneira remota. Por isso, é importante construir um bom planejamento para que assim possa ser consolidada uma imagem positiva na internet. O linkedin é uma ótima plataforma para divulgação da carreira de um advogado, além de ser uma forma eficiente e simples de captação de clientes no ramo da advocacia.

Para alcançar esse novo público, o conteúdo deve estar de acordo com os seus interesses. Ele deve ser executado na mesma linguagem do seu cliente em potencial, e o marketing nunca deverá ser utilizado como uma forma de captação de clientes disfarçada, mas sim, como uma maneira de ajudar as pessoas nas suas questões.

 

Fazer parcerias

Além da conquista de novos clientes, o marketing digital para advogados pode ser eficiente também para o advogado que deseja fazer networking com outros profissionais da área do direito e de outras áreas também. Contar com outros tipos de profissionais como aliados pode reforçar a confiança entre os dois e entre a empresa e seu cliente. Isso gera uma consequente fidelização de clientes na advocacia.

Através do marketing digital é possível aproveitar a troca de indicações nas redes sociais, fazer avaliações positivas e recomendar as qualidades de algum parceiro.

 

Menor Custo

Uma das vantagens de se desenvolver o marketing digital para advogados, em comparação com o marketing tradicional, é o valor moderado. Custos com ferramentas, design, produção de conteúdo e website são mais baixos.

Usar o marketing digital para advogados não é uma tarefa fácil, pois as estratégias comuns usadas pelas empresas, como dar descontos, cupons promocionais, outdoors ou contratar uma assessoria de imprensa, por exemplo, são vedadas pelo Código de Ética.

 

Ser um diferencial na advocacia

O universo do marketing digital para advogados ainda é pouco explorado, diferentemente de outros ramos de negócios que tem uma presença online forte, como tecnologia. O número de profissionais liberais e escritórios de advocacia que tem um site/blog produzindo conteúdo de qualidade ainda é muito baixo, por isso, quem souber aproveitar essas oportunidades não aproveitadas, tem vantagem em relação aos concorrentes.

Conseguir autoridade, parceiros e clientes são principais benefícios do marketing digital para advogados, quando bem feito. Os profissionais precisam buscar formas de conquistar vantagens competitivas e ampliar sua participação no mercado jurídico e o marketing digital está aí para facilitar a divulgação dos escritórios de advocacia no ambiente digital, através do uso de estratégias que visam alcançar resultados satisfatórios, usando os pontos fortes da sua atividade para se tornar uma autoridade na sua área.

 Por isso, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada para aproveitar ao máximo todos os benefícios que as ferramentas de marketing oferece e assegurar que suas ações e campanhas consigam atrair, fidelizar e converter clientes.