Viajar é o grande sonho de muitas pessoas e a internet se tornou um dos principais meios onde se busca informações acerca de locais para onde se quer ir, como países e cidades. E o setor de turismo pode se beneficiar muito com as agências digitais de marketing online, que vieram inserir as agências de viagens no ambiente digital.

Nos dias de hoje, a internet é a principal ferramenta para quem tem um negócio e precisa divulgar seu produto ou serviço para o seu público. Por isso, as agências de turismo precisam estar atentas ao mundo digital e buscarem investir no marketing online, contratando os serviços oferecidos por uma agência digital.

A visibilidade é um dos principais benefícios de se contratar uma agência digital para cuidar do seu negócio online. É cada vez mais comum comprar pacotes e passagens aéreas pela internet por haver mais comodidade e, por isso, as empresas precisam marcar presença em diversos espaços, como nos mecanismos de busca, nas redes sociais, sites de turismo e outros locais.

Outro benefício é que, quando você aumenta a sua presença online, consequentemente aumenta a sua credibilidade perante o seu público alvo. Ou seja, os usuários tendem a confiar mais na sua empresa, estreitando cada vez mais as relações de confiança com o consumidor. Outra grande vantagem das ações online é poder medir os resultados alcançados, pois os recursos utilizados por uma agência digital permitem verificar o número de pessoas alcançadas.

O marketing digital para agências de turismo se tornou algo fundamental. Ela é essencial para você se diferenciar na internet para conquistar a confiança das pessoas e isso é possível através da ajuda do trabalho de uma agência digital especializada em alavancar suas vendas. Por isso, separamos algumas dicas importantes para quem tem uma agência de turismo e precisa conquistar espaço no mundo digital.

 

 

Tenha um bom planejamento

 Para o crescimento de qualquer negócio é necessário que haja um planejamento inicial. É importante traçar metas e os principais objetivos a serem seguidos, conhecer o mercado, definir o público alvo, a persona, a concorrência a as ações de marketing. Tudo isso é analisado por uma agência digital, especializada no seu nicho, que acompanhará sua empresa desde o início até os resultados aparecerem. O planejamento tem como foco as metas a serem alcançadas.

 

Conheça seu público

 Descubra e foque no seu público. Entender as demandas, desejos e dificuldades do seu público é um dos primeiros passos para se construir uma imagem nas redes sociais. A partir desse entendimento, a equipe de marketing da agência digital contratada guiará seus esforços em relação à escolha da sua estratégia, conteúdos e assim irá adequar os serviços da sua agência de turismo ao público potencial, podendo atrair novos clientes. É  possível determinar também a plataforma que será usada ao se descobrir o público alvo da empresa. Por isso, fica a dica: entenda profundamente quem são as suas personas.

 

Invista em redes sociais

Quem ama viajar costuma passar horas na internet buscando destinos e informações sobre novas culturas. As redes sociais proporcionam muitos benefícios e um deles é tornar próxima a relação entre consumidor e empresa. Por isso as empresas devem dialogar com seu público através dos seus canais de comunicação. Esse intermédio é feito através de uma agência digital, que atua facilitando a comunicação entre a agência de turismo e o consumidor.

As agências de turismo podem se utilizar das redes sociais também para postar promoções, fotos de destinos, aniversários de cidades, ofertas, dicas e promover concursos, presenteando os vencedores com descontos, por exemplo. Esse é um dos mecanismos utilizados que gera muito engajamento e compartilhamentos, atraindo outras pessoas para os perfis das redes sociais dessas agências. Por isso, o melhor lugar para construir a personalidade das agências de viagens e encontrar o público e a concorrência é nas redes sociais.

 

Produza um conteúdo interessante sobre viagens

 Quando o assunto é viagens, conteúdo é o que não falta! Apresentá-lo de forma relevante pode auxiliar seu cliente na escolha de determinado destino e ainda pode atraí-lo para o seu negócio. Uma das estratégias utilizadas pelas agências digitais de marketing é mesclar posts promocionais e conteúdos informativos, como dicas de destinos, hospedagem e documentações, utilizando as técnicas de marketing digital para posicionar o site nos buscadores, utilizando palavras chaves no seu conteúdo. Portanto, é o seu conteúdo que irá determinar o sucesso da sua agência de turismo.

O conteúdo visual também é importante para atrair mais usuários. Fotos e vídeos geram mais engajamento do que texto e esse é um dos recursos principais utilizados pelas agências de marketing digital. Investir em imagens de experiências, destinos e viagens em geral, tanto no blog/site quanto nas redes sociais pode ser algo muito benéfico e aumentar assim o engajamento.

 

Tenha um site visualmente atraente

O site é a vitrine da sua empresa! Os links das redes sociais devem ser direcionados todos para o seu site, que é onde a concretização da compra de algum pacote turístico pode ocorrer. Por isso é importante definir bem os valores da empresa, apresentar as propostas do serviço e proporcionar uma ótima experiência ao consumidor. O design deve ser agradável e a navegação intuitiva, facilitando a busca. É fundamentam também que o site seja responsivo, para que possa facilitar a navegação em dispositivos móveis, através da tela do smartphone e tablet. A agência digital contratada ficará responsável por esse serviço, que faz uma grande diferença na apresentação da sua empresa.

É importante ressaltar que o site de turismo é fundamental e mostra o quão profissional é a empresa. Ele é a peça fundamental para a presença online, é a sua vitrine. Por isso os sites das agências devem estar atualizados, com fotos bem produzidas, atuais e conteúdos relevantes.

 

Utilização do E-mail Marketing

O e-mail marketing é também uma das estratégias utilizadas pelas empresas de marketing digital para alcançar seu público. Geralmente busca-se informar o cliente sobre promoções, serviços, dicas de viagem e vantagens, priorizando a informação ao invés de e-mails meramente comerciais. Com um bom planejamento realizado por uma agência digital, o resultado pode ser bastante positivo.